sexta-feira, 16 de maio de 2014

MENSAGEM DO DIA

Maria é contemplativa dos mistérios de Deus no mundo, na história e na vida diária de cada um e de todos. 
Papa Francisco, EG 288

PEREGRINAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO

Ontem a Imagem Peregrina de Santa Antônio, juntamente com os peregrinos, esteve na cidade de Natal/RN para a celebração da Santa Missa com os Filhos Ausentes. Hoje a Imagem estará visitando os filhos ausentes de Mossoró/RN. A celebração da Santa Missa será na Capela de Santa Terezinha às 19hs. Após a Santa Missa, teremos um momento de confraternização com todos os Filhos Ausentes.

Participe deste momento de fé e reencontro!!!

#TaMUJUNTO

MISSA COM FRANCISCO

Em homilia, Papa afirma que não existe cristão sem Igreja


Na homilia desta quinta-feira, 15, na Casa Santa Marta, Papa Francisco voltou a reiterar que não existe um cristão sem Igreja, um cristão que caminhe sozinho. Ele explicou que isso não pode acontecer, porque o próprio Jesus se inseriu no caminho do seu povo.
Partindo da Primeira Leitura do dia, o Santo Padre explicou que os apóstolos, quando anunciavam Jesus, não começavam falando d’Ele, mas da história do povo, pois não se entende o Senhor sem essa história, uma vez que Ele constitui o seu fim. Dessa forma, não se pode entender um cristão fora do povo de Deus; um cristão sem Igreja é algo puramente imaginário, não é real, disse o Papa.
“Jesus Cristo não caiu do céu como um herói que vem nos salvar. Ele tem história, porque quis caminhar conosco. Assim, não se pode entender um cristão sem história, sem povo, sem Igreja; é uma coisa de laboratório, algo artificial, uma coisa que não pode dar vida”.
Francisco destacou ainda a memória do cristão, que é a recordação de tudo o que o povo de Deus já fez, o caminho que percorreu, a memória da Sua Igreja. Mas além dessa dimensão do passado, há aquela do futuro, que faz do cristão uma pessoa de esperança, que caminha rumo à promessa definitiva. “Esperança na promessa. Que não é expectativa, não, não! É outra coisa; é esperança. Justamente isso, aquela que não desilude”.
“E se o cristão é uma pessoa de memória, ao olhar para o passado; e de esperança, ao olhar para o futuro, no presente ele segue o caminho de Deus e renova a aliança com Ele”, explicou Francisco. O Santo Padre concluiu a homilia convidando os fiéis a refletir sobre essa identidade cristã, que é uma pertença ao povo de Deus, à Igreja.
“Entramos na Igreja com o batismo; ali somos cristãos. E, por isso, devemos ter o hábito de pedir a graça da memória do caminho que o povo de Deus fez, também a memória pessoal: o que Deus fez conosco, na nossa vida, como nos fez caminhar. Temos de pedir a graça da esperança, que não é otimismo. E pedir também a graça de renovar, todos os dias, nossa aliança com o Senhor, que nos chamou. Que Deus nos dê essas três graças tão necessárias para a identidade cristã”.


Fonte: Canção Nova

VISITA À TERRA SANTA

Papa irá ao Muro das Lamentações em Israel


Durante sua visita à Terra Santa, programada para acontecer entre os dias 24 e 26 de maio, o papa Francisco vai fazer uma oração silenciosa e colocar uma mensagem entre as pedras do Muro de Lamentações de Jerusalém, um dos lugares mais sagrados para o judaísmo.
A revelação foi feita pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, durante o briefing sobre a passagem do Pontífice por Jordânia, Palestina e Israel.
Dessa forma, Francisco seguirá o exemplo dos seus antecessores João Paulo II e Bento XVI, que também visitaram o local.
Na viagem, o Papa será acompanhado por dois amigos argentinos, o rabino Abraham Skorka e o líder islâmico Omar Abboud.
"É uma maneira concreta de falar do diálogo inter-religioso. Eles se conhecem há muito tempo, não será preciso fazer grandes discursos", afirmou Lombardi.
O porta-voz também não se mostrou preocupado com os recentes atos de vandalismo anticristãos que tem sido promovidos por judeus contrários à visita do Pontífice e disse acreditar que a viagem vai ocorrer em um clima sereno.
"O Papa quer que nos seus deslocamentos não sejam utilizados nem o papamóvel e nem carros blindados", acrescentou.
Além disso, ao longo dos três dias, Francisco vai se encontrar quatro vezes com o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I.
Também haverá uma missa ecumênica em frente ao Santo Sepulcro, local em Jerusalém onde Jesus Cristo teria morrido e ressuscitado.
"Nunca houve uma oração pública ecumênica no lugar central da fé cristã", destacou Lombardi.



Fonte: Exame.com

FESTIVIDADES

Imagem de Fátima visita Santuário de Aparecida neste sábado


Os Santuários de Fátima, em Portugal, e de Aparecida se uniram para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba e os 100 anos das aparições da Virgem aos três pastorinhos em Fátima. A comemoração recebeu o nome de “2017: Aparecida e Fátima, Centenários de Bênçãos”.
Como parte da  programação, neste final de semana, 17 e 18, acontece a visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário Nacional. Em 2015, será a vez da imagem de Nossa Senhora Aparecida ir até o Santuário em Portugal.
A imagem, réplica da que está na Capelinha das Aparições em Portugal, chega ao Brasil nesta sexta-feira, 16, trazida pelo Bispo de Leiria, Dom António Marto, e pelo reitor do Santuário de Fátima, e será entregue ao cardeal de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, no sábado.
A recepção oficial será as 17h30 na Praça Nossa Senhora Aparecida, antes disso, a imagem de Fátima passará pela cidade em um cortejo no carro do Corpo de Bombeiros. O cortejo terá início na Igreja de São Benedito e subirá, na contramão, a Rua Monte Carmelo até a praça, segundo informações do Santuário Nacional.
No dia 29 de março de 2012, uma comitiva da cidade de Leiria, Fátima, esteve em Aparecida para dar início a organização dos eventos. Eles visitaram o Santuário Nacional e o Seminário Bom Jesus.
Confira a programação no Santuário Nacional:
Dia 17 de maio
17h30: Recepção da Imagem em frente da Matriz Basílica
18h: Reza do Terço
19h: Procissão luminosa pela Passarela da Fé levando a Imagem até o Santuário
20h: Eucaristia: Acolhida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de Dom Raymundo Damasceno, Cardeal Arcebispo de Aparecida, e presença de Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
22h: Reza do Terço acolhendo a Imagem de Nossa Senhora de Fátima
Dia 18 de maio
07h30: Eucaristia: Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de
Dom António Marto e presença de Dom Raymundo Damasceno.
08h30: Traslado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao monumento a ela dedicado



Fonte: Canção Nova

ABERTURA DE PROCESSO

Santa Sé autoriza processo de beatificação de Dom Luciano Mendes


A Arquidiocese de Mariana (MG) divulgou nesta terça-feira, 13, que a Congregação para a Causa dos Santos autorizou a abertura do processo de beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida. A solicitação para o início do processo foi feita pelo arcebispo local, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que poderá agora instituir o Tribunal que levará adiante o processo.
Segundo o dicastério do Vaticano, por parte da Santa Sé, “não há nada que impeça” o início da causa de beatificação e canonização do bispo, falecido em  27 de agosto de 2006.
Dom Luciano Mendes foi arcebispo de Mariana de 1988 a 2006, quando faleceu aos 75 anos. O arcebispo, da Companhia de Jesus, foi Secretário-geral (de 1979 a 1986) e Presidente (de 1987 a 1994) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por dois mandatos consecutivos.
Em nota, publicada em 2006 sobre Dom Luciano, a Presidência da CNBB destacou entre as marcas que deixou na instituição o dinamismo, a inteligência privilegiada, a dedicação incansável e o testemunho de amor à Igreja.
Carioca, Dom Luciano nasceu em 5 de outubro de 1930. Doutor em Filosofia, foi membro do Conselho Permanente da CNBB de 1987 até o ano de sua morte. Também atuou na Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e presidente da Comissão Episcopal do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome.
Durante quase duas décadas à frente da arquidiocese de Mariana (MG), o bispo deu forte impulso pastoral àquela Igreja particular, onde a organizou em cinco Regiões Pastorais. Deu atenção à formação permanente do clero, à realização de assembleias pastorais e à reestruturação de conselhos arquidiocesanos. Também organizou pastorais, religiosos, processos formativos do Seminário Arquidiocesano e obras sociais, além do investimento na capacitação e participação dos leigos e na preservação das Igrejas históricas.



Fonte: Canção Nova

SANTO DO DIA

16 de Maio

João nasceu em 1330, em Nepomuk, na Boêmia, atual República Checa. Apesar de os pais serem pobres e ter idade avançada, João conseguiu formar-se doutor em teologia e direito canônico na universidade de Praga, uma das mais modernas e avançadas da época, fundada pelo rei Carlos IV. Mas desde muito cedo João sabia que sua verdadeira vocação era o sacerdócio, a pregação.
Quando, finalmente, recebeu a unção sacerdotal, pôde colocar em prática o seu talento de orador sacro, e o fez de forma tão brilhante que foi convidado a ser capelão e confessor na corte, onde teve muito trabalho, pois o rei Venceslau IV era uma pessoa difícil e de mau-caráter. Mas a rainha e imperatriz Joana da Baviera era muito pia, bondosa e caridosa, e o tomou para diretor espiritual e confessor particular.
Não se sabe exatamente como foi seu martírio e como tudo ocorreu, mas o rei Venceslau, que desejava controlar a Igreja, não estava satisfeito com a possível chegada de um novo bispo, enviado por Roma a pedido da rainha.
A tradição lembra, porém, que o rei teria exigido que João violasse o segredo da confissão da rainha, coisa a que ele se negou e, por isso, foi torturado e morto. Depois, às escondidas, seu corpo foi jogado nas águas do rio Moldávia, em 16 de maio de 1383.
No dia seguinte, a população percebeu um cadáver boiando no rio, circundado por uma luz misteriosa com cinco estrelas. Ao recolhê-lo, reconheceram que se tratava do capelão João. A cidade toda, então, ficou sabendo o que acontecera com ele e reconheceu no rei Venceslau o autor daquela crueldade. Assim, em procissão, o corpo foi levado e enterrado na igreja da Santa Cruz, onde permanece até hoje.
Em 1729, ele foi canonizado. Hoje são João Nepomuceno é celebrado como o mártir da confissão e venerado por todos os habitantes da cidade de Praga.

São João Nepomuceno, rogai por nós!