quarta-feira, 16 de abril de 2014

MENSAGEM DO DIA

Como é doce estar diante do Crucifixo. Ficar simplesmente sob o olhar cheio de amor do Senhor! 

(papa Francisco, 12/04/2014)

VATICANO

Via Sacra no Vaticano fala sobre violência contra a mulher

Nesta Sexta-feira Santa, 18, no Coliseu, a Via Sacra presidida pelo Papa Francisco irá refletir sobre a crise econômica e as suas graves consequências, sobre as histórias dos imigrantes e sobre os males que ceifam a vida de muitos jovens.
Os textos das meditações, escritas pelo Arcebispo de Campobasso-Boiano, Dom Giancarlo Bregantini, está disponível no site do Vaticano.
Nas 14 estações da Via Sacra, as reflexões abordam as chagas do mundo atual como o drama dos imigrantes, as feridas das mulheres que são vítimas de violência, a dor daquelas mães que perderam os seus filhos em guerras, no abismo das drogas ou do álcool.
Porém, o arcebispo também ressalta a certeza da esperança, na qual, dentro da prova, a oração intensa a Deus torna mais leve a cruz de cada um. E assim, de Cristo se aprende a aceitar as fragilidades e não desanimar por qualquer falha.
No madeiro da cruz de Cristo estão os pecados do homem, Jesus leva-os consigo ao Calvário, para ensinar que a vida deve ser vivida não na injustiça, mas criando “pontes de solidariedade”, “vencer o medo do isolamento, recuperando a estimativa pela política” e procurando soluções comuns para os problemas sociais, ressalta o conteúdo central das meditações.


Por Canção Nova, com Rádio Vaticano


VOCAÇÃO SACERDOTAL

Sacerdócio não é profissão, diz Papa a seminaristas

Os seminaristas não estão se preparando para uma profissão, para se tornarem funcionários de uma empresa ou de um organismo burocrático. Essas foram palavras do Papa Francisco à comunidade do Pontifício Colégio Leonino de Anagni, recebida nesta segunda-feira, 14, no Vaticano.
Os seminaristas foram a pé para a audiência com o Pontífice, percorrendo 72 km. “Vocês são corajosos!”, disse-lhes o Papa. “Esta peregrinação é um símbolo muito belo de seu caminho de formação, a ser percorrido com entusiasmo e perseverança no amor de Cristo e na comunhão fraterna”.
O Pontífice recordou a missão de todo seminário, que é propor aos candidatos ao sacerdócio uma experiência capaz de transformar seus projetos vocacionais em fecunda realidade apostólica.
“Vocês, queridos seminaristas, não estão se preparando para uma profissão, para se tornarem funcionários de uma empresa ou de um organismo burocrático. E existem muitos assim, e isso não faz bem à Igreja. Estejam atentos a não cair nisso! Vocês estão se tornando pastores à imagem de Jesus Bom Pastor”.
Tornar-se “bons pastores” à imagem de Jesus é algo muito grande, e nós somos muito pequenos, disse o Papa. “Sim, é verdade, é muito grande, mas não é obra nossa! É obra do Espírito Santo com a nossa colaboração. Trata-se de oferecer, humildemente, a si mesmo como barro a plasmar, para que o artesão, que é Deus, trabalhe com água e fogo, com a Palavra e o Espírito”.
O Papa explicou que quem não estiver disposto a seguir este caminho precisa ter a coragem de buscar outras vias, uma vez que há vários modos de dar testemunho cristão. “Muitos caminhos nos levam, inclusive, à santidade. No seguimento ministerial de Jesus Cristo, não há lugar para a mediocridade, a qual nos conduz sempre a usar o santo povo de Deus em benefício próprio”.
Ele destacou ainda que o seminário não é refúgio para limitações, carências psicológicas e nem falta de coragem. “Se fosse isso, o seminário seria uma hipoteca para a Igreja”.
O Pontifício Colégio Leonino de Anagni foi criado pelo Papa Leão XIII em 1897. Atualmente, recebe os seminaristas da região sul do Lácio e das dioceses suburbicárias, sob a direção do clero diocesano.

Fonte: Canção Nova



SANTO DO DIA


16 de Abril
"Maria é tão bela que, quando a vejo, gostaria de morrer para vê-la novamente", era a resposta da vidente de Lourdes a quantos a confortavam durante a longa enfermidade que por nove anos lhe causou sofrimentos indizíveis. A Virgem a tinha preparado para esta prova: "Não te prometo fazer-te feliz neste mundo, mas no outro". O privilérgio de ter sido escolhida pela Virgem, aos 14 anos, para confirmar a verdade dogmática da Imaculada Conceição, proclamada por Pio IX em 1854, valeu-lhe bem pouca glória humana.
Concluído o ciclo das visões na gruta de Massabielle, iniciadas em 11 de fevereiro de 1858, Bernardete permaneceu o resto da vida na sombra. Foi acolhida no Instituto das Irmãs da Caridade de Nevers, onde passou seis anos, sempre na casa de Lourdes, para ser depois admitida ao noviciado de Nevers. E enquanto junto da milagrosa fonte ocorriam os primeiros prodígios e de toda a parte acorriam multidão de devotos, ela só pedia para permanecer escondida e esquecida de todos.
Na profissão religiosa tinha assumido o nome de irmã Bernarda e durante 15 anos de vida conventual suportou em silêncio sofrimentos físicos e morais, como a indiferença das próprias irmãs, de acordo com o desígnio providencial que priva as almas escolhidas da compreensão e frequentemente também do respeito das almas medíocres. Em comunidade exerceu as funções de enfermeira e de sacristã, até que o agravamento de seu mal a obrigou a permanecer no leito durante todos os nove anos que precederam sua santa morte. Foi canonizada em 8 de dezembro de 1933.

Santa Bernadete Soubirous, rogai por nós!