quarta-feira, 26 de março de 2014

MENSAGEM DO DIA

A verdadeira felicidade está na própria casa: entre as alegrias puras da família e o carinho da pessoa amada é que somos felizes.
Lev Nikolaievitch

CATEQUESE

Padre deve servir a comunidade com amor, destaca Papa
Na catequese desta quarta-feira, 26, Papa Francisco refletiu sobre o sacramento da Ordem. Ele destacou três características do ministério de padres, bispos e diáconos: servir com amor, ser apaixonado pela Igreja e alimentar esse ministério com a oração, a Palavra de Deus e os sacramentos da Eucaristia e da Penitência.
Francisco explicou que a Ordem é o sacramento que habilita ao exercício do ministério, confiado por Jesus, de apascentar o seu rebanho, o que deve ser feito não com a força humana, mas com o poder do Espírito. “O sacerdote, o bispo, o diácono devem apascentar o rebanho do Senhor com amor. Se não o fazem com amor, não serve”.
Aqueles que são ordenados são colocados como líder da comunidade, disse o Papa. Porém, ele ressaltou que, para Jesus, isso significa colocar a própria autoridade a serviço, como Ele mesmo mostrou e ensinou aos seus discípulos.
“Um bispo que não está a serviço da comunidade não faz bem. Um sacerdote, um padre, que não está a serviço de sua comunidade não faz bem. Está errado”.
Além de se colocar a serviço, os que recebem o sacramento da Ordem precisam ter um amor apaixonado pela Igreja, conforme explicou o Santo Padre. A partir da força da Ordem, o ministro deve dedicar-se inteiramente à própria comunidade e a amar com todo o coração, como Cristo ama a Igreja.
Um último aspecto destacado por Francisco sobre a Ordem foi a necessidade de alimentar o ministério exercido a partir desse sacramento. Isso deve ser feito por meio de orações, da escuta da Palavra de Deus, celebrando cotidianamente a Eucaristia e também com o Sacramento da Penitência.
Segundo o Pontífice, quando isso não acontece, o bispo ou o padre acaba perdendo de vista o sentido autêntico do próprio serviço e a alegria que vem da comunhão com Jesus.  “… a longo prazo, perdem a união com Jesus e se tornam de uma mediocridade que não faz bem à Igreja”, disse o Papa, que acrescentou a necessidade de rezar pelo ministério de bispos e padres.
Concluindo suas reflexões, Francisco falou do que deve ser feito para se tornar sacerdote, destacando que esta é uma iniciativa que parte de Deus.
“A vontade de se tornar sacerdote, de servir os outros nas coisas que vêm de Deus. A vontade de estar por toda a vida a serviço para catequizar, batizar, perdoar, celebrar a Eucaristia, cuidar dos doentes…mas, toda a vida assim! Se alguém de vocês sentiu isso no coração, foi Jesus que colocou isso aí! Cuidem desse convite e rezem para que isto cresça e dê fruto em toda a Igreja”.


Fonte: Canção Nova

CURIOSIDADES SOBRE A QUARESMA

O que é a Campanha da Fraternidade?

O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.
A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.
Seus objetivos permanentes são: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Os temas escolhidos são sempre aspectos da realidade sócio-econômico-política do país, marcada pela injustiça, pela exclusão, por índices sempre mais altos de miséria. Os problemas que a Campanha visa ajudar a resolver, se encontram com a fraternidade ferida, e a fé, tem o compromisso de restabelecê-la. A partir do início dos encontros nacionais sobre a CF, em 1971, a escolha de seus temas vem tendo sempre mais ampla participação dos 16 Regionais da CNBB que recolhem sugestões das Dioceses e estas das paróquias e comunidades.

FORMAÇÃO

Por que jejuar?

Ao tratarmos da cura de gastrimia (gula), a primeira coisa que nos vem à mente, evidentemente, é o jejum. No entanto, sejamos sinceros, quem é que ainda leva a sério o jejum? Para a maior parte das pessoas, o jejum é uma prática antiquada, desnecessária, quando não, completamente absurda. Até entre os “bons católicos” a prática do jejum é vista com desconfiança. Afinal, somos pessoas equilibradas. Nada de radicalismos! Quando muito, ainda é possível encontrar quem se recorde do velho Catecismo: “O quarto mandamento [da Igreja]: jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja”. Mas quando é que a Santa Mãe Igreja no manda jejuar? A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou, em 1987, a Legislação Suplementar ao Código de Direito Canônico, que diz o seguinte: 
Quanto aos cânones 1251 e 1253: 
1. Toda sexta-feira do ano é dia de penitência, a não ser que coincida com solenidade do calendário litúrgico. Os fiéis, nesse dia, se abstenham de carne ou outro alimento, ou pratiquem alguma forma de penitência, principalmente obra de caridade ou exercício de piedade.
2. A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa, memória da Paixão e Morte de Cristo, são dias de jejum e abstinência. A abstinência pode ser substituída pelos próprios fiéis por outra prática de penitência, caridade ou piedade, particularmente pela participação nestes dias na Sagrada Liturgia. 
Bem, talvez, do jejum e da abstinência na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, a maior parte dos católicos se recorde. Porém, é provável que a maioria não faça a mínima ideia de que a abstinência de carne, às sextas-feiras, ainda existe!
“Mas isso é somente uma lei da Igreja!”, alguém poderia dizer. E, depois de constatar esta obviedade, desfiar um rosário de argumentos contra a prática do jejum: “Não está na hora de a Igreja deixar de lado essas tradições medievais? Por que incentivar o jejum? Não existe algo de mal neste masoquismo de querer se penitenciar? Isto não prejudica a saúde? Qual o sentido do jejum, se a pessoa não trabalha para transformar a sociedade?”. 
Santo Tomás de Aquino (1225-1274) ensina-nos a distinguir duas realidades diferentes no jejum: 
a) O mandamento da Igreja 
b) A lei natural 
Os dias em que eu devo jejuar e as formas de realizar este jejum são uma lei da Igreja (a). Mas o jejum não é uma invenção da Igreja. A necessidade de jejuar é uma lei que Deus imprimiu na natureza humana (b), ou seja, compete às autoridades da Igreja determinar alguns tempos e modos de jejuar, já que é dever dos pastores cuidar do bem das ovelhas. No entanto, mesmo se não houvesse uma legislação canônica, as pessoas teriam de jejuar, pois se trata de uma exigência da própria natureza do homem. Sim, é isto mesmo! Por estranho que possa soar aos seus ouvidos, a ascese e o jejum são imperativos da ética humana natural e não uma tradição de algumas religiões e culturas exóticas. O jejum e a abstinência são instrumentos necessários para que possamos chegar a ser, não heróis ou semideuses, mas simplesmente… humanos”!


Trecho retirado do livro: "Um olhar que cura"

EM ABRIL

Vaticano se prepara para receber imprensa durante canonização


O Vaticano intensificou os preparativos para receber a imprensa na canonização de João Paulo II e João XXIII, que ocorrerão no dia 27 de abril, primeiro domingo após a Páscoa. Para receber os profissionais de comunicação de todo o mundo, será montado, no átrio da Sala Paulo VI,  um Centro de Mídia, entre os dias 10 e 30 de abril.
Segundo informou o Vaticano,  estarão envolvidos na organização do Centro de Mídia,  a Sala de Imprensa da Santa Sé, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano (CTV) e as diversas direções e serviços do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.
O Centro de Mídia Vaticano será subdividido em três setores: imprensa escrita, televisão e rádio. O setor radiofônico será administrado pela Rádio Vaticano em colaboração com EBU áudio e será formado por locais de trabalho, estúdios radiofônicos e espaços para a transmissão de programas especiais, que estarão à disposição das emissoras que enviarem seus jornalistas ao Vaticano.
No setor radiofônico do ‘Vatican Media Center’, serão colocadas todas as emissoras radiofônicas que farão pedidos de assistência logística e/ou técnica. Os estúdios e infraestrutura do Palácio Pio XI serão reservados unicamente às exigências de transmissão da Rádio Vaticano.
O Centro de Mídia Vaticano deverá seguir os moldes do que foi organizado por ocasião do Conclave, em março de 2013, que recebeu mais de sete mil jornalistas de todo o mundo credenciados na Sala de Imprensa da Santa Sé para a cobertura do evento.


Fonte: Canção Nova

REFLEXÃO:

Ação Social

Nossa sociedade valoriza muito a aparência e a estética, e possui a marca do que chamamos de chaga profunda da violência. Mas nas pessoas pobres e simples encontramos a manifestação da grandeza e do amor de Deus. Muitos sofrimentos são causados por exploração desleal de umas pessoas sobre as outras. Sofrimentos como nova forma de viver a prática da escravidão, com moldes da nova cultura.
Em meio a tudo isto, há pessoas que agem como filhos da luz, renunciam as obras das trevas e praticam a bondade, a justiça e a verdade. Quem segue os princípios divinos é considerado autêntico e livre. Nada tem a esconder ou de que se envergonhar. É importante saber que há pessoas que investem na construção do bem e que, nem sempre, são valorizadas.
Nesta semana tive a oportunidade de visitar uma obra social na cidade de Uberaba, que presta um grande serviço para o bem da comunidade, pouco visualizada e que conta muito com a Providência Divina. Digo isto porque não é fácil sustentar uma obra social, de tamanha envergadura, com pouco recurso financeiro.
Há quase trinta anos que duas missionárias de origem italiana, Francesca (já falecida) e Amália, começaram um trabalho de ação social e missionário em Uberaba, formado hoje por seis creches em áreas periféricas da cidade que, no momento, atendem a 1.224 crianças, adolescentes e jovens, dentro de uma orientação com princípios cristãos.
Conhecendo esta realidade, senti o quanto de bem isto tem feito para a cidade, trazendo orientação sadia para um número muito grande de famílias. Até penso que deveria ter melhor apoio das autoridades e da sociedade em seu todo. São alunos que vão de quatro meses a dezesseis anos de idade, em geral de famílias carentes.
Obras assim são como luz do mundo, que brilham no meio de tantas trevas que desfiguram a beleza do ser humano. É como uma luz que vem de Deus iluminando aqueles que assumem cargos de responsabilidade social, levando adiante o plano divino de amor e justiça no mundo.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba (MG)

SANTO DO DIA

26 de Março

Ludgero nasceu no ano 742 em Zuilen, Friesland, atual Holanda, e foi um dos grandes evangelizadores do seu tempo. Era descendente de família nobre e, dedicado aos estudos religiosos desde pequeno. Ordenou-se sacerdote em 777, em Colônia, na Alemanha. Seu trabalho de apóstolo teve início em sua terra natal, pois começou a trabalhar justamente nas regiões pagãs da Holanda, Suécia, Dinamarca, ponto alto da missão de São Bonifácio, que teve como discípulos São Gregório e Alcuíno de York, dos quais foi seguidor também Ludgero.
Mais tarde, foi chamado pelo imperador Carlos Magno para evangelizar as terras que dominava. Entretanto, este empregava métodos de conversão junto aos povos conquistados, não condizentes com os princípios do cristianismo. Logo de início, por exemplo, obrigava os soldados vencidos a se converterem pela força, sob pena de serem condenados à morte se não se batizassem.
Como conseqüência dessa atitude autoritária estourou a revolta de Widukindo e Ludgero teve que fugir, seguindo para Roma. Depois foi para Montecassino, onde aprimorou seus estudos sobre o catolicismo e vestiu o hábito de monge, sem contudo emitir os votos. 
A revolta de Widukindo foi a muito custo dominada em 784 e o próprio Carlos Magno foi a Montecassino pedir que Ludgero retornasse para seu trabalho evangelizador, que então produziu muitos frutos. Pregou o evangelho na Saxônia e em Vestfália. Carlos Magno ofereceu-lhe o bispado de Treves, mas ele recusou. Ludgero emitiu os votos tomando o hábito definitivo de monge e fundou um mosteiro, ao redor do qual cresceu a cidade de Muester , cujo significado, literalmente, é mosteiro, e da qual foi eleito o primeiro bispo. 
Ludgero não parou mais, fundou várias igrejas e escolas, criou novas paróquias e as entregou aos sacerdotes que ele mesmo formara. Ainda encontrou tempo para retomar a evangelização na Frísia, realizando o seu sonho de contribuir para a conversão de sua pátria, a Holanda, e fundar outro mosteiro, este beneditino, em Werden, antes de morrer, que ocorreu no dia 26 de março de 809.
O corpo de Ludgero foi sepultado na capela do mosteiro de Werden. Os fiéis tornaram o local mais uma meta de peregrinação pedindo a sua intercessão para muitas graças e milagres, que passaram a ocorrer em abundância. O culto à São Ludgero, que ocorre neste dia é muito intenso especialmente na Holanda, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Itália, países cujo solo pisou durante seu ministério.

São Ludgero, rogai por nós!