terça-feira, 25 de março de 2014

MENSAGEM DO DIA


Canta e vai! O teu caminho será um Cântico para Deus.
Santo Agostinho

FESTA DE ÁCIES

Toda a Igreja já sabe: próximo ao Dia da Anunciação de N. Sra  acontece  a Festa de ACIES, a principal solenidade dos grupos de Legião de Maria. Nesse encontro os legionários ativos e auxiliares consagram a Nossa Senhora, Rainha da Legião, a renovação do compromisso individual e coletivo como legionário de Maria.
Em nossa Paróquia não foi diferente. Mais de 200 legionários oriundas de Marcelino Vieira (Zona Urbana e Rural) e Tenente Ananias participaram neste domingo, dia 23 de março, às 19h, da Missa Solene que foi celebrada pelo Pe. Hipolito.
Um pequeno altar foi montado com a imagem de N. Senhora, flores, o terço e a catena. Mas o momento mais emocionante foi quando cada um pôde fazer a renovação do compromisso individual e coletivo como legionário de Maria.
Salve Maria!

HOMILIA DO PAPA

Salvação é dom para se receber com coração
humilde, diz Papa


O Senhor está em caminho conosco para amolecer o nosso coração, afirmou o Papa Francisco na Missa desta terça-feira, 25, na Casa Santa Marta. Na solenidade da Anunciação, o Santo Padre destacou que somente com um coração humilde como o de Maria se pode aproximar de Deus. A salvação, então, não se compra e não se vende: é um presente.
Para onde nos leva a soberba do coração? Papa Francisco desenvolveu a sua homilia concentrando-se em Adão e Eva que, cedendo à sedução de satanás, acreditaram ser como Deus. Aquele “orgulho suficiente” foi tanto que se afastaram do Paraíso. Mas Deus não os deixou caminhar sozinhos e faz a eles uma promessa de redenção.
“O Senhor acompanhou a humanidade neste longo caminho. Fez um povo. Estava com ele. E aquele caminho que começou com uma desobediência acabou com uma obediência”, disse o Papa referindo-se a Maria, que deu o seu ‘sim’ a Deus.
Francisco explicou que Deus caminha com o Seu povo com tanta ternura para amolecer o coração do homem, a fim de que este receba a promessa que Ele fez no Paraíso. Por um homem entrou o pecado no mundo; por outro homem veio a salvação. Este caminho tão longo, segundo o Papa, ajudou o homem a ter um coração mais humano, mais próximo a Deus, não tão orgulhoso, não tão suficiente. Hoje, a liturgia fala da obediência, da docilidade à Palavra de Deus.
“A salvação não se compra, não se vende; é um presente. É gratuita. Não podemos nos salvar por nós mesmos, a salvação é um presente, é totalmente gratuito (…) Para entrar em nós, esta salvação pede somente um coração humilde, um coração dócil, um coração obediente como o de Maria”.
O Santo Padre enfatizou o caminho de humildade, o que significa, simplesmente, dizer: “eu sou homem, eu sou mulher e o Senhor é Deus”, e seguir adiante na presença de Deus.
“Olhemos para o ícone de Eva e Adão, olhemos para o ícone de Maria e Jesus, olhemos o caminho da história com Deus que caminha com o Seu povo. E digamos: ‘Obrigado! Obrigado, Senhor, porque, hoje, Tu dizes a nós que nos deu a salvação’. Hoje, é um dia para dar graças ao Senhor”.



Fonte: Canção Nova

EM 2015, NA FILADÉLFIA

Vaticano apresenta Encontro Mundial das Famílias

A Sala de Imprensa da Santa Sé realizou, nesta terça-feira, 25, uma coletiva de imprensa sobre o Encontro Mundial das Famílias, que ocorrerá, na Filadélfia, Estados Unidos, nos dias 22 a 27 de setembro de 2015.
O presidente do Pontifício Conselho para as Famílias, Dom Vincenzo Paglia, apresentou o evento destacando que a escolha da cidade americana foi feita por Bento XVI e confirmada, no último mês, pelo Papa Francisco.
Segundo Dom Vincenzo, atualmente, a família está no centro das atenções da Igreja.  Ele recordou o próximo Sínodo Extraordinário, que ocorrerá, em outubro próximo, com o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
Dom Paglia recordou ainda a Carta do Papa Francisco às Famílias, no último dia 2 de fevereiro, pedindo orações pelos trabalhos do Sínodo que tratará de assuntos importantes sobre os problemas enfrentados nos dias atuais.
O Encontro Mundial espera que o número de participantes do Continente Americano cresça,  pela proximidade com o país sede, mas, principalmente, pela presença do primeiro Papa latino-americano no evento.
Por fim, o presidente fez um convite às famílias para que participem do encontro, que será uma oportunidade de aprofundar a “Teologia da Família”.
“No encontro, na Filadélfia, gostaríamos que a participação no  evento envolva um grande e ativo número de comunidades cristãs, bem como representantes das principais religiões do mundo, homens e mulheres humanistas que se preocupam com o destino de uma humanidade pacífica e solidária”, concluiu.
Para os interessados em participar, as informações estão no site oficial do Pontifício Conselho para as Famílias.



Fonte: Canção Nova

SANTO DO DIA

25 de Março 

Irêneo foi martirizado no século IV, sob a perseguição sangrenta e implacável do imperador Diocleciano. Era bispo de Sírmium, na Panônia. Atualmente Mitrovica, na Hungria. Não há muitos dados sobre sua vida, até ser condenado por ser cristão e levado à presença do governador da Hungria, Probo. Fora casado, mas ao assumir o sacerdócio se tornou celibatário, como era necessário naqueles tempos. 
Além destas informações, temos sobre ele o relato do processo e do seu julgamento. Probo, o próprio governador que o interrogou, não se conformava com o fato de o bispo não exprimir vontade alguma de salvar sua vida, sacrificando aos deuses pagãos, como dizia o decreto do imperador romano. Assim, fez de tudo para que ele mudasse de idéia. Depois que Irêneo se recusou ao sacrifício ordenado, foi amarrado a um cavalete e torturado. Como nem ao menos reclamasse, Probo mandou buscar todos os membros de sua família. Vieram mãe, esposa e filhos e todos passaram a chorar por ele, ao redor do instrumento de tortura, pedindo que ele abrisse mão de sua condição de cristão. Igualmente, de nada adiantou. Não renegou a fé em Cristo.
Irêneo foi levado então de volta ao cárcere, onde durante dias permaneceu sendo espancado continuamente. Mais uma vez levado à presença do governador, o bispo novamente se negou a obedecer às ordens do imperador. Probo mandou então que ele fosse jogado no rio. Só então o bispo Irêneo reclamou: não admitia que tivessem dó dele por ser cristão, já que não tiveram do Cristo. Exigia ser passado a fio de espada. Irado com a insolência do religioso, Probo mandou então que fosse decapitado. Era o dia 25 de março de 304.
A Igreja celebra a festa litúrgica de Irêneo de Sírmium, no dia de sua morte.

Santo Irêneo de Sírmium, rogai por nós!