quinta-feira, 13 de março de 2014

MENSAGEM DO DIA

Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
Madre Teresa de Calcutá

CURIOSIDADES SOBRE A QUARESMA

Qual o significado destes 40 dias?


Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

1 ANO DE PONTIFICADO

“Rezai por mim”, pede Francisco ao completar um ano de pontificado

Nesta quinta-feira, 13, completa-se um ano de pontificado do Papa Francisco. Via twitter, ele deixou uma mensagem aos fiéis: “Rezai por mim”.
Na conta @Pontifex, em nove línguas, os seguidores do Papa somam cerca de 12 milhões e 370 mil. São 5.082.200 em espanhol, 3.773.500 em inglês, 1.575.100 em italiano, 975.600 em português, 248.600 em francês,  224.800 em latim, 195.600 em polonês, 177.500 em alemão e 116.000 em árabe.
O Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa em 13 de março de 2013. O 266º Sucessor de Pedro é o primeiro pontífice latino-americano, o primeiro não europeu em mais de 1200 anos e o primeiro a escolher “Francisco” como nome de pontificado. Ele sucedeu Bento XVI, que renunciou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.

Fonte: Canção Nova


QUARESMA

Quaresma: pregador do Papa irá falar sobre os Padres da Igreja


“Sobre os ombros dos gigantes. A grande variedade de nossa fé contempladas com os padres da Igreja Latina”, é o tema escolhido neste ano pelo pregador do Papa, Frei Raniero Cantalamessa, para as meditações de Quaresma no Vaticano.
Durante cinco sextas-feiras, a partir desta semana, o pregador da Casa Pontifícia irá dedicar as tradicionais pregações do tempo quaresmal à reflexão das obras dos padres da Igreja.
O Papa Francisco e os membros da Cúria Romana não estarão presentes na primeira pregação, devido ao Retiro que realizam em Ariccia durante essa semana.
Na próxima sexta-feira, 21, a meditação acontecerá na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, em presença do Papa e seus colaboradores.
Segundo o pregador do Papa, as meditações serão feitas a partir das obras de Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Leão Magno e São Gregório Magno.
Frei Raniero comenta que será um momento para rever todas as grandes verdades da fé. “Os padres latinos, devido as diversas heresias que tiveram que enfrentar, desenvolveram bem o relacionamento entre a lei e a Graça, sobre a justificação, sobre a Igreja, os Sacramentos e outros”, afirma Cantalamessa.
De acordo com o pregador, meditar sobre a vida destes grandes nomes da Igreja, não significa olhar somente para a Doutrina, mas ver a mensagem profética deixada por eles.
“Olhar para frente com esperança, não só para vida eterna, mas também com esperança terrena: a de que a crise vai passar e as diversas crises no mundo, porque Deus é fiel e Ele governa o mundo”, conclui Frei Raniero Cantalamessa.


Com Informações de Canção Nova Notícias

SANTO DO DIA

13 de Março

Eufrásia, cujo nome em grego significa alegria, nasceu no ano 380, na Ásia Menor e cresceu durante o reinado do imperador Teodósio, de quem seus pais eram parentes. Portanto, foi educada para viver na corte, rodeada pelos prazeres e luxos. Mas, nunca se sentiu atraída por nada disso, mesmo porque, seus pais também viviam na humildade, apesar da fortuna que possuíam. 
Depois que ela nasceu, filha única, o casal decidiu fazer voto de castidade. Desejavam viver como irmãos, para melhor se dedicarem a Deus. Quanto à jovem, desde pequena fazia jejuns e orações que chegavam a durar alguns dias. Com a morte de seu pai, a sua mãe que começou a ser cortejada, resolveu se retirar para o Egito. Lá, com sua fortuna, também intensificou a caridade da família, levando com freqüência Eufrásia em suas visitas aos conventos e hospitais que ajudava a manter.
Numa dessas visitas a um convento, quando Eufrásia tinha apenas sete anos, ela pediu para não voltar para casa. Queria ficar definitivamente alí. Os registros mostram que, apesar da pouca idade, acompanhava as religiosas em todos os seus afazeres com disciplina e pontualidade, que chegavam a impressionar por sua maturidade. O tempo passou, sua mãe faleceu e Eufrásia continuava no convento.
Vendo-a assim órfã, o imperador, seu parente, procurou por ela e lhe ofereceu a proposta que recebera de um senador, que a desejava desposar. O que, além de lhe dar estabilidade social aumentaria consideravelmente sua já enorme fortuna. Contudo Eufrásia recusou, confirmando que desejava continuar na condição de virgem e seguir a vida religiosa. Aliás, não só recusou como pediu ao governante para distribuir todos seus bens entre os pobres.
Os registros narram inúmeras graças e fatos prodigiosos ocorridos através de Eufrásia. Consta que curou um menino à beira da morte com o sinal da cruz.
Certo dia sua superiora teve uma visão, onde era avisada da morte de Eufrásia e sua futura proclamação como santa. A jovem nada sentia, mas mesmo assim fez questão de receber os sacramentos e como previsto, no dia seguinte, foi acometida de uma febre fortíssima e ela morreu. Era o ano 412 e Eufrásia foi sepultada no convento que tanto amava. 
O culto à Santa Eufrásia é muito difundido no Oriente e Ocidente, pela singeleza de sua vida e pelas graças que até hoje ocorrem por sua intercessão. Sua festa litúrgica acontece no dia 13 de março, data provável de sua morte.

                Santa Eufrásia, rogai por nós!