quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DO DIA


A bondade nas palavras cria a confiança;
a bondade nos pensamentos cria a plenitude; a bondade nas doações cria o amor.
Lao-Tsé ou Tzéu

DOM DAMASCENO INFORMA

Papa canonizará beato Anchieta no início de abril

Papa canonizará beato Anchieta no início de abrilO Beato José de Anchieta, apóstolo do Brasil, será declarado Santo pelo Papa Francisco no início do próximo mês de abril. A informação foi dada nesta quinta-feira, 27, pelo arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno, durante entrevista nos estúdios da Rádio Vaticano.
“José de Anchieta deixou marcas profundas no início da colonização do Brasil, como também na sua evangelização. Eu creio que ele merece ser cultuado por toda a Igreja”, disse.
Dom Raymundo esteve com o Papa esses dias para falar sobre o beato José de Anchieta. Segundo ele, a canonização será feita de forma equipolente, ou seja, uma cerimônia mais simples, menos solene e que consiste na assinatura de um decreto pelo próprio Papa Francisco, em que ele declara santo o beato José de Anchieta.
Sobre o porquê de não ser realizada uma grande cerimônia na Praça São Pedro para a canonização do beato, Dom Damasceno explica que foi uma decisão do próprio Papa. “Ele quis uma cerimônia mais simples, discreta, mas tem o mesmo valor, evidentemente, que quando a canonização é feita de modo mais solene”.
A canonização será comemorada com uma Missa celebrada pelo Papa Francisco e com a presença de bispos e representantes do povo canadense e do Brasil. Isso porque, segundo Dom Damasceno, a canonização de padre José de Anchieta será feita junto com outros dois beatos canadenses importantes para a história da Igreja no Canadá.
“Depois, nós pretendemos também celebrar de uma forma mais solene, agradecendo a Deus pelo dom desse santo para nós no Brasil, na Assembleia dos Bispos, em Aparecida (SP), quando vamos realizar a próxima Assembleia geral no final de abril, começo de maio. Será uma celebração nacional, com a presença, portanto, de todo o episcopado e convidados especiais. Depois, cada Estado fará também a sua celebração solene e com grande participação do povo, sobretudo aqueles estados que têm muito a ver com a vida de Anchieta”.
O Cardeal também informou que se pretende fazer uma celebração mais restrita no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, mas ainda não há uma data estabelecida, porque depende da agenda do Papa. O Santo Padre já aceitou um convite para visitar o Colégio, que vai comemorar 80 anos em 3 de abril. Segundo Dom Damasceno, os jesuítas estão deixando a direção do colégio, que será assumida pela CNBB.


Fonte: Canção Nova

ESPECULAÇÕES

Bento XVI nega ter sido pressionado a renunciar

O papa emérito Bento XVI negou hoje as especulações de que ele foi pressionado a renunciar, afirmando que sua decisão foi uma escolha livre e somente dele.
As declarações do papa emérito foram divulgadas pelo jornal italiano La Stampa em meio a uma nova rodada de especulações sobre as razões que o levaram a deixar o comando da Igreja Católica, a primeira renúncia de um pontífice desde o século XV.
"Não há o mínimo de dúvida sobre a validade de minha renúncia ao ministério de Pedro. A única condição para a validade é a liberdade integral da minha decisão. As especulações sobre invalidez são simplesmente absurdas", escreveu Bento XVI em carta enviada ao correspondente do jornal La Stampa no Vaticano, Andrea Tornielli.
O pontífice emérito também defendeu sua decisão de continuar vestindo a batina branca de papa, dizendo que não tem outras roupas disponíveis. 

Fonte: Exame.com


CATÓLICOS

Bento XVI diz que concorda com as ideias de Francisco

O papa emérito Bento XVI chamou de "absurdas" as especulações que questionam a autenticidade de sua renúncia e reiterou que compartilha "opiniões" e "amizade" com seu sucessor, Francisco, em uma carta publicada nesta quarta-feira pelo jornal La Stampa.
Vários meios de comunicação publicaram análises que sugerem a existência de uma diarquia no Vaticano e questionam se Joseph Ratzinger se afastou completamente como havia prometido.
Os analistas tomam como base o comparecimento do papa emérito no sábado passado ao consistório de Francisco na basílica de São Pedro.
"Não há dúvida da validade de minha renúncia ao ministério petrino. A única condição para a validade é uma liberdade decisória plena. As especulações sobre a invalidade da renúncia são simplesmente absurdas", afirma o papa emérito, em resposta a perguntas formuladas por escrito pelo jornal.
Também apresenta explicações sobre a roupa branca que veste, igual ao papa Francisco.
"Manter o hábito branco e o nome de Bento é algo simplesmente prático. No momento da renúncia, não havia outros hábitos à disposição. Além disso, uso o hábito branco de uma forma claramente distinta a do papa. Nisto também se trata de especulações sem fundamento".
Bento XVI se refere ainda aos comentários feitos recentemente pelo suíço-alemão Hans Küng, um colega de universidade que virou o teólgo mais crítico a seu respeito.
"O professor Küng tem citado literalmente e corretamente as palavras da carta que lhe enviei", afirma.
No texto, o papa emérito escreveu: "Estou agradecido de poder estar vinculado por uma grande coincidência de opiniões e uma amizade de coração ao papa Francisco. Considero que meu único e último dever é apoiar o pontificado por meio da oração".


Fonte: Exame.com

RELIGIÃO

Bento XVI, um papa aposentado, mas ainda muito presente

Apesar de ter dito que gostaria de permanecer "escondido do mundo" após sua renúncia, o papa emérito Bento XVI nunca foi esquecido pelo Vaticano e nem por seu sucessor, o papa Francisco, e esteve bastante presente neste primeiro ano de convivência.
Após o abalo inicial que sua renúncia provocou, a grande pergunta que veio à tona em 28 de fevereiro, quando Bento XVI voou de helicóptero em direção a sua retirada em Castel Gandolfo, foi como seria a convivência entre dois papas no Vaticano.
Celestino V, que também renunciou em 1294, foi confinado no castelo de Fumone, situado nos arredores de Roma, por conta do temor de que alguém pudesse reconhecê-lo como pontífice.
Já Joseph Ratzinger, que recebeu o título de papa emérito, vive em uma tranquila residência nos jardins vaticanos, se transformou em uma grande referência para muitos e, inclusive, para seu sucessor.
"Me parecia absolutamente claro que não havia nenhum motivo para temor", disse o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, em relação às incertezas desta situação.
A prova disso foi a presença de Bento XVI na Praça São Pedro no último dia 22, quando 19 novos cardeais foram empossadas e quando, pela primeira vez na história, dois pontífices se encontraram e se abraçaram publicamente.
Bento XVI também quebrou o silêncio após um ano aposentado para garantir em carta enviada ao jornal "La Stampa" que "são absurdas as especulações" sobre as pressões e conspirações em torno de renúncia. Publicada ontem, o papa emérito também afirmou "que não existe diarquia alguma" na Igreja.
O papa emérito respondeu assim ao vaticanista do jornal "La Stampa", Andrea Tornielli, que tinha enviado algumas perguntas sobre as razões que teriam o levado a renunciar.
"A única condição da validade é a plena liberdade da decisão. As especulações sobre a invalidez da renúncia são simplesmente absurdas", escreveu o papa alemão.
A intenção do Vaticano de não ocultar Bento XVI foi tomada desde o início, como se demonstrou quando foi comunicado que o primeiro telefonema de Francisco depois de ser eleito foi para seu antecessor, que também retransmitiu com todos os detalhes o histórico primeiro encontro entre os dois em 23 de março em Castelgalndolfo, inclusive o abraço que trocaram e a imagem de como rezaram juntos.
E continuaram a ser divulgadas mais imagens, mais momentos e mais detalhes desta convivência "solidária" entre os papas, como definiu Lombardi.
"Ele (Bento XVI) agora vive no Vaticano e alguns me perguntam como é isso, dois papas no Vaticano", relatou Francisco aos jornalistas durante o voo de volta do Brasil, onde participou da Jornada Mundial da Juventude em julho.
"Encontrei uma frase para isto: é como ter o avô em casa, mas o avô sábio. Em uma família se o avô está em casa, é venerado, é amado, é escutado", explicou.
Em 5 de julho, os dois papas que convivem na Cidade do Vaticano voltaram a se abraçar publicamente na inauguração de uma estátua do arcanjo São Miguel nos jardins vaticanos.
O Vaticano também não hesitou em divulgar em seus órgãos de informação a homilia que Joseph Ratzinger pronunciou em 2 de setembro em uma missa na capela do governo (sede da administração) da Santa Sé com seus antigos alunos de teologia.
"Um foi à casa do outro e vice-versa. E existem as outras formas de contato, que podem ser o telefone ou as mensagens que trocam", relatou Lombardi sobre como tem se dado a relação entre os dois.
O papa Francisco visitou Bento XVI em dezembro em Mater Ecclesiae, e depois o papa emérito retribuiu a visita e almoçou com ele em Santa Marta, residência eleita pelo pontífice argentino.
A visita de Bento XVI ao seu irmão, George, internado no hospital romano Gemelli, também foi fotografada.
O porta-voz do vaticano garantiu que o papa emérito não "vive isolado" e tem atividades normais para um idoso, religioso". Ele reza, medita, lê e escreve, o que significa responder à correspondência que recebe, pois Ratzinger não deve publicar nenhum texto ou declaração que possa interferir no pontificado de Francisco.
O teólogo suíço Hans Küng, um dos maiores críticos de Ratzinger, revelou recentemente que o papa alemão escreveu para ele uma carinhosa carta em afirmava que sua "única e última tarefa era sustentar com orações o pontificado de Francisco", e que mantém uma amizade de coração com seu sucessor. 


Fonte: Exame.com

SANTO DO DIA

27 de fevereiro

Leandro, cujo nome significa força do Leão, nasceu em Cartagena, por volta de 540. Pertencia a uma família de santos: seus irmãos Isidoro, Fulgêncio e Florentina, o acompanham no santoral.
Leandro foi desde jovem um homem dotado de grandes qualidades. Tinha facilidade de falar em público e atraía atenção de todos pela sua simpatia. Tornou-se monge, destacando-se pela oração, estudo e meditação.
Eleito Bispo de Sevilha, criou uma escola, na qual se ensinavam não somente as ciências sagradas, mas também todas as artes conhecidas naquele tempo. Entre os alunos, encontravam-se Hermenegildo e Recaredo, filhos do rei visigodo Leovigildo. Ali começou o processo de conversão de Hermenegildo, que abandonou o arianismo.
Leandro precisou exilar-se por causa da conversão de Hermenegildo, pois o rei passou a persegui-lo. O jovem de Sevilha aproveitou para escrever livros contra o arianismo, provando que Jesus Cristo é Deus verdadeiro e que os hereges estavam equivocados. Quando melhorou a situação, Leandro voltou para Sevilha. Hermenegildo havia sido morto por ordem de seu pai.
Nos últimos anos de sua vida o rei visigodo aconselhou bem seu outro filho, Recaredo, que seria seu sucessor no trono. O novo rei, aconselhado por Leandro, convocou o Concílio III de Toledo, no qual rejeitou a heresia ariana e abraçou a fé católica.
Devemos a São Leandro não apenas a conversão do rei, mas também por ter contribuído para ressurgir a vida cristã por todos os confins da Península: fundaram-se mosteiros, estabeleceram-se paróquias pelos povoados e cidades, novos Concílios de Toledo deram sábias legislações em matérias religiosas e civis.
Diz-se que Leandro foi um verdadeiro estadista e um grande santo. A mesmo tempo em que desenvolvia esse trabalho como homem de Estado, nunca esquecia que, como bispo, seu ministério lhe exigia uma profunda vida religiosa e uma dedicação pastoral intensa a seu povo. Pregava sermões, escrevia tratados teológicos, dedicava longos momentos à oração e à penitência e jejum.
Quando idoso sofreu muitas enfermidades, sendo a gota a doença que mais o afligiu. Tudo porém suportava com paciência. Morreu em em Sevilha, por volta do ano seiscentos. 

Santo Leandro, rogai por nós!