quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DO DIA

Existe uma certeza: faremos o bem na medida em que vivemos a caridade.
Venerável Ir. Tecla Merlo

VATICANO

 Cardeais se reúnem com Papa para falar sobre a família

Cerca de 180 cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta, foram convidados pelo Papa Francisco para participar nesta quinta e na sexta-feira de uma assembleia extraordinária sobre a evolução e os desafios da família contemporânea, no Vaticano.
Este primeiro Consistório convocado pelo papa argentino será realizado na sala do Sínodo e vai ser iniciada com uma oração e uma saudação do decano dos cardeais, o italiano Angelo Sodano, ex-secretário de Estado de João Paulo II.
Após a oração inicial, o presidente emérito do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o cardeal alemão Walter Kasper, teólogo conhecido por suas posições progressistas em relação aos divorciados que se casam novamente, fará um discurso introdutório sobre o assunto a ser discutido.
Em novembro passado, Francisco lançou uma consulta mundial sobre a evolução da família moderna, por meio de um questionário enviado aos bispos de todo o mundo com temas tabus, como o casamento homossexual e o divórcio, em preparação para este encontro.
Com as respostas recebidas, o Vaticano elabora um documento que pretende refletir as várias visões dos cristãos e será amplamente debatido durante o sínodo, a assembleia dos bispos, a ser realizada em outubro de 2014, uma instância mais ampla e aberta.
A posição dentro da Igreja Católica daqueles que não cumprem suas "regras", como os que convivem sem se casar ou os divorciados que voltam a contrair o matrimônio, é um dos assuntos que preocupa a nova hierarquia da Igreja.
O tema será abordado nos próximos dias de forma "desordenada" e livre, segundo explicou o porta-voz do Papa, padre Federico Lombardi.
O Papa Francisco e o conselho de cardeais que o assessora, o chamado "G-8", discutiram durante esta semana a delicada situação do Banco do Vaticano, abalado nos últimos anos por escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro e por intrigas.
Um relatório com várias propostas sobre as estruturas financeiras e o futuro do Instituto para as Obras de Religião (IOR) foi entregue ao Papa pelos cardeais.
"Cabe ao Santo Padre seguir ou modificar essas propostas, mas o conselho cumpriu sua tarefa", declarou Lombardi durante uma coletiva de imprensa.
Segundo o porta-voz, o grupo deverá se reunir novamente entre os dias 28 e 30 de abril, depois da canonização de João Paulo II e João XIII, e entre os dias 1º e 4 de julho.
Em uma entrevista a um jornal francês, o cardeal hondurenho Oscar Rodríguez Maradiaga, coordenador do G-8, propôs a criação de um Ministério das Finanças no Vaticano, que seria responsável por regulamentar as diferentes estruturas econômicas.

Os primeiros cardeais de seu pontificado
Paralelamente ao Consistório, Francisco se prepara para entregar no sábado o barrete vermelho, o título de cardeal aos primeiros 19 novos cardeais de seu pontificado, dos quais 16 eleitores, ou seja, que podem escolher seu sucessor durante um conclave.
Francisco privilegiou a igreja da América Latina com a nomeação de seis cardeais oriundos de Brasil, Argentina, Chile, Haiti, Nicarágua e da ilha caribenha de Santa Lúcia.
Entre eles está o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.
Com estas designações, o Papa modifica o equilíbrio do Colégio Cardinalício, órgão mais importante da Igreja, para torná-lo menos eurocêntrico.


Fonte: Exame.com

INTERNACIONAL

CARDEIAS APRESENTAM PROPOSTAS DE MUDANÇAS AO PAPA


Terminou nesta quarta-feira, 19, no Vaticano, a terceira reunião do Conselho dos  Cardeais. O grupo,  escolhido pelo Papa Francisco em abril de 2013,  está estudando  um projeto de reforma da Cúria Romana. Entre as tarefas, está a revisão daConstituição Apostólica Pastor Bonus, que trata propriamente dos Dicastérios e normativas vaticanas.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em coletiva aos jornalistas,  informou que os Cardeais já redigiram um relatório com propostas de mudanças.
“O Conselho dos oito cardeais trabalhou intensamente e apresentou ao Santo Padre algumas propostas para os dois campos tratados: o conjunto da estrutura econômica e organizacional da Santa Sé, e o Instituto para as Obras de Religião (IOR)”, informou.
As duas comissões,  sobre a estrutura econômica e organizacional da Santa Sé e sobre o IOR, ouvidas pelos oito cardeais,  serão recebidas  também, ainda na tarde desta quarta-feira,  pelo Conselho dos Quinze cardeais que estuda os problemas econômicos e organizacionais da Santa Sé.
Padre  Lombardi falou também sobre os trabalhos do Consistório que terão início na manhã desta quinta-feira, 20, com a saudação do Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, e em seguida o pronunciamento do Papa Francisco.
O presidente emérito do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, fará uma palestra introdutória sobre o tema da família. Em seguida, serão realizados os pronunciamentos dos cardeais na tarde de quinta-feira e ao longo da sexta-feira, 21.
O “Conselho dos oito cardeais” se reunirá novamente, no Vaticano, nos dias 28 a 30 de abril e de 1° a 4 de julho.


Fonte: Canção Nova

HOMILIA

É PRECISO TER A VIDA DE  DISCÍPULO PARA CONHECER JESUS, DIZ O PAPA

Para conhecer Jesus é preciso segui-Lo, antes mesmo de estudá-Lo. Esse foi, em síntese, o foco da homilia do Papa Francisco nesta quinta-feira, 20, na Casa Santa Marta. O Santo Padre enfatizou que a resposta para a pergunta “quem é Cristo para mim” só pode ser dada vivendo como discípulos de Jesus.
Como exemplo, Francisco citou a figura de Pedro, que no Evangelho do dia aparece como corajoso, ao testemunhar “Tu és o Cristo” e ao mesmo tempo reprova Jesus quando Ele anuncia seu sofrimento e morte na Cruz.
O Papa lembrou que muitas vezes Jesus faz esta pergunta ao homem – “Para você, quem sou?” – e a resposta é sempre aquela que se aprende no catecismo. Segundo o Papa, é importante estudar e conhecer o catecismo, mas isso não é suficiente.
“Para conhecer Jesus, é necessário fazer o caminho que fez Pedro: seguiu adiante com Jesus, viu os milagres que Jesus fazia, viu o seu poder. Mas, a um certo ponto, Pedro renegou Jesus, traiu Jesus e aprendeu aquela difícil ciência – mais que ciência, sabedoria – das lágrimas, do pranto”.
Francisco explicou ainda que esta pergunta – “Quem sou eu para vós, para você” – só se entende no decorrer de um caminho, após um longo caminho de graça e pecado, um caminho de discípulo.
“A Pedro e a seus discípulos, Jesus não disse ‘Conhece-me! ’, mas disse ‘Siga-me’. E este seguir Jesus nos faz conhecer Jesus. Seguir Jesus com as nossas virtudes, também com os nossos pecados, mas seguir Jesus sempre. Não é um estudo de coisas que é necessário, mas é uma vida de discípulo”.
O Papa defendeu a necessidade de um encontro cotidiano com Deus, em meio a vitórias e fraquezas. Mas é um caminho que não se faz sozinho, e sim com a intervenção do Espírito Santo.
 Espírito Santo, que é um grande trabalhador. (…) Olhemos para Jesus, Pedro, os apóstolos e ouçamos no nosso coração esta pergunta: ‘Quem sou eu para você?’. E como discípulos, peçamos ao Pai que nos dê o conhecimento de Cristo no Espírito Santo, que nos explique este mistério”.


Fonte: Canção Nova

CATEQUESE DO PAPA

Papa convida fiéis a se aproximarem do sacramento da Confissão


Na catequese desta quarta-feira, 19, Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre os sacramentos, desta vez concentrando-se no da Penitência. 
Trata-se de um sacramento, segundo o Papa, que é um “autêntico tesouro, que às vezes se corre o risco de esquecer”. Francisco recordou que o perdão dos pecados não é fruto do esforço pessoal humano, mas é um dom do Espírito Santo que purifica o homem com a misericórdia e a graça do Pai. 
“A Confissão que se realiza de forma pessoal e privada não deve nos fazer esquecer seu caráter eclesial. Não basta pedir perdão ao Senhor interiormente; é necessário confessar com humildade os próprios pecados diante do sacerdote, que representa Deus e a Igreja”, pontuou Francisco. 
O Santo Padre convidou todos a se aproximarem do sacramento da Penitência e receber assim o abraço da infinita misericórdia de Deus, que está sempre disposto a acolher o ser humano.

Com informações de Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

SANTO DO DIA

20 de Fevereiro

O nome de Santo Eleutério significa "libertador". Assim Eleutério, ao viver inteiramente para Cristo conseguiu ser instrumento de libertação de erros e pecados para muitos. Viveu por volta do ano 470, em Tournai, região onde hoje está a Bélgica. 
Conta-nos a história que, quando menino, ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério respondeu o chamado vocacional e entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde à ordenação episcopal. Eleito como primeiro bispo de Tournai, Santo Eleutério foi um grande desbravador da fé que deu o seu sangue por amor ao rebanho. 
Santo Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, incentivar vocações, formar o clero, enfim, tudo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese. Grande pacificador, Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos.
Por isso, ao lidar com um povo de índole guerreira, teve que esforçar-se para levar a paz de Cristo para tantos corações. Promoveu uma sólida evangelização a fim de que o Evangelho fosse entendido como um estilo de vida para o povo. 
Zeloso, perseverante e homem de oração, combateu as heresias e batalhou para o resgate de muitos pagãos. Santo Eleutério doou a vida em favor do povo. Foi martirizado em 532. 

Santo Eleutério, rogai por nós!