terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DO DIA


Deus te dá o talento; o trabalho transforma o talento em gênio.
Anna Pavlova

1 ANO DE PONTIFICADO

Encíclica de Francisco tem a marca da transição do papado


Lumen fidei – a luz da fé. Esse é o primeiro documento do Papa Francisco, uma encíclica que busca recuperar o caráter de luz específica da fé, capaz de iluminar a existência humana.
Uma particularidade do documento é sua autoria. Embora publicada no pontificado de Francisco, a encíclica começou a ser escrita por Bento XVI, hoje Papa emérito. Eis, então, uma novidade para a Igreja: um documento escrito por dois Papas.
Assessor da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Antônio Luiz Catelan Ferreira, comenta que o texto que já estava sendo preparado por Bento XVI, por isso, quando ele renunciou, gerou-se até uma expectativa de qual seria o destino do documento: se seria publicado como uma obra pessoal ou como uma reflexão. Foi, então, que Francisco, com delicadeza, resolveu assumir o texto e o publicou.
Segundo o padre, é possível perceber alguns elementos quando se lê a encíclica. Um deles, é a linguagem típica de Bento XVI; a marca de Francisco está clara mais na introdução e na conclusão.
            “Eu diria que tem a marca da transição, porque é um documento elaborado por dois Papas, assumido por um. (…) É um texto que, seguramente, mais para o futuro, vai despertar a atenção de muitos estudiosos, vai se descobrir a riqueza maior desse documento”.
Essa duplicidade na escrita reveste o documento de um grande valor histórico, segundo padre Catelan, até mesmo por testemunhar um momento específico da história da Igreja: a transição após a renúncia. Também agrega valor o fato de que Francisco tenha decidido dar continuidade a um projeto pessoal de seu predecessor. De acordo com o sacerdote, isso mostra que a Igreja não é feita de rupturas.
“A Igreja é um organismo vivo, e a sucessão de Papas certamente muda um pouco o estilo, as ênfases, o tom de abordar certos assuntos, mas não é uma nova Igreja. (…) Não tem a Igreja de João Paulo, a Igreja de Bento, a Igreja de Francisco como, às vezes, a gente ouve, sobretudo na mídia, com um menor grau de informação teológica. A Igreja é uma só e o Papa que está à frente é um servidor, é o primeiro dos servidores”.
Padre Catelan explica ainda que, justamente por essas peculiaridades, as características do Papa Francisco não se refletem nesse primeiro documento de forma tão personalizada como acontece em outros textos, como discursos e homilias. “Ele nem teve tempo para imprimir mais o seu caráter ao documento. E acho até que ele quis respeitar o texto feito por Bento do modo como estava”.
A temática da fé é uma das preocupações da Igreja e é abordada de forma diversa pelos Papas. O sacerdote acrescentou ainda que ao convocar a assembleia extraordinária do sínodo sobre a família, o Papa Francisco deu continuidade à grande problemática da transmissão da fé. Isso porque o ambiente familiar é fundamental para a vivência e  a transmissão da fé.


Fonte: Canção Nova

HOMILIA DO PAPA

Escutar a Palavra de Deus para resistir à tentação, diz Papa

Resistir à sedução das tentações é possível somente quando se escuta a Palavra de Jesus. Esta foi a reflexão do Papa Francisco na homilia realizada nesta terça-feira, 18, na Casa Santa Marta. Apesar das fraquezas humanas, o Santo Padre lembrou que Cristo sempre dá confiança e abre um horizonte mais amplo que os limites do homem.
Francisco destacou que a tentação manifesta-se como uma atração inofensiva e acaba por transformar-se em uma gaiola. Ele reafirmou o que diz São Tiago na Primeira leitura do dia: a verdade é que Deus nunca tenta o homem, cada um é tentado por suas próprias paixões, por suas fraquezas internas.
E são três as características da tentação, segundo o Pontífice: a tentação cresce, contamina e se justifica. No ato de crescer e contagiar, a tentação fecha o homem em um ambiente de onde não se pode sair com facilidade. Ao cair em tentação, o homem não escuta a Palavra de Deus.
“A tentação nos fecha, tira a nossa capacidade de previsão, fecha todo horizonte e assim leva-nos ao pecado. Quando estamos em tentação, somente a Palavra de Deus, a Palavra de Jesus nos salva. Ouvir aquela Palavra que nos abre o horizonte… Ele sempre está disposto a ensinar-nos como sair da tentação. E Jesus é grande não só porque nos faz sair da tentação, mas nos dá mais confiança”.
Esta confiança, segundo afirmou o Papa, é uma grande força quando se está em tentação, é uma certeza de que Deus sempre espera pelo homem, abre horizontes. Em vez disso, acrescentou Francisco, o diabo fecha horizontes com a tentação. Para não deixar-se aprisionar, é preciso, segundo o Papa, escutar a Palavra de Jesus.
“Esta Palavra nos salvará de cair em pecado no momento da tentação”.


Fonte: Canção Nova

ENCONTRO

Papa Francisco receberá Dilma Roussef na sexta-feira

O papa Francisco receberá em audiência privada na próxima sexta-feira a presidente Dilma Rousseff, que visitará o Vaticano por causa do consistório público no qual o atual arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, será nomeado cardeal
Segundo confirmou hoje o porta-voz de imprensa da Santa Sé, Federico Lombardi, o papa argentino receberá a presidente assim que terminar a cerimônia do consistório.
Esta será a segunda ocasião na qual Francisco receberá Dilma no Vaticano.
A governante já manteve uma audiência privada com o pontífice em 20 de março do ano passado, um dia após sua cerimônia de início de pontificado.
Francisco e a presidente se encontraram também durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro em julho do ano passado. 
Fonte: Exame.com

SANTO DO DIA

18 de fevereiro

São Simeão foi bispo de Jerusalém. Filho de Cleófas, São Simeão era primo de Jesus. Ele foi um dos primeiros apóstolos, tendo inclusive recebido o Espírito Santo no dia de Pentecostes. 
Depois do assassinato de São Tiago, o menor, pelos judeus, os apóstolos e discípulos se reuniram para escolher seu sucessor na sede de Jerusalém. O escolhido foi Simeão. No ano 66 começou na Palestina a guerra civil em conseqüência da oposição dos judeus aos romanos e parece que os cristãos de Jerusalém receberam do céu o aviso de que a cidade seria destruída e que deviam sair dela sem demora, refugiando-se com o santo na cidade de Péla. 
Depois da tomada e destruição de Jerusalém, os cristãos voltaram e se estabeleceram nas ruínas. Simeão voltou e recomeçou com os fiéis a reconstrução das casas. Houve muitas conversões, pois o acontecimento fez muita gente refletir sobre a mensagem evangélica. Numerosos judeus converteram-se ao cristianismo devido aos milagres feitos pelos santos. Os imperadores Vespasiano e Domiciano mandaram matar todos os membros descendentes de Davi, mas Simeão conseguiu escapar. 
Contudo, durante a perseguição do Imperador Trajano, foi denunciado às autoridades, torturado, crucificado e morto. Simeão, com 120 anos de idade, recebeu ordem de prisão e intimação de prestar homenagem aos deuses. O santo negou-se corajosamente a trair aquele que era seu Mestre e Senhor. No meio da cruel flagelação, Simeão louvou e bendisse o nome de Deus e o de Jesus Cristo. Do alto da cruz, ainda confessou o nome do divino Mestre, rezou pelos inimigos e entregou o espírito nas mãos de Deus. 
Morreu com 120 anos, depois de ter governado durante 43 anos a Igreja. Sua simplicidade e a fidelidade uniu os cristãos em torno do Evangelho de Jesus. 

São Simeão, rogai por nós!