segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DO DIA


Cristo te ama, te chama, te ouve: ele sempre será a tua alegria.
João Paulo II

NACIONAL

Dom Odilo fala da canonização de Anchieta em reunião com Papa


O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, está no Vaticano e será recebido pelo Papa Francisco neste sábado, 15. Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Odilo adiantou que a canonização do Beato José de Anchieta estará na pauta do encontro.
“É verdade, eu pedi para encontrar o Papa para ter ocasião de uma palavra pessoal com o Papa. Vamos falar de temas como a vida da Arquidiocese de São Paulo e da alegria da expectativa da canonização do Padre Anchieta, quero me referir também à beatificação de Madre Assunta Marchetti, em 25 de outubro, e outras questões sobre a vida da Igreja.
Dom Odilo ficará em Roma até 1º de março. Ele participará do Consistório em que o Papa Francisco criará 19 novos cardeais para a Igreja, entre os quais o Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, no dia 22 de fevereiro.
Dom Odilo comentou que era um desejo do Papa Francisco fazer a canonização do Beato José de Anchieta e que isto poderá acontecer em breve. “Não temos ainda a confirmação, mas sabemos que as coisas estão caminhando para a canonização em breve. Isto será para nós, em São Paulo e no Brasil, um estímulo grande neste momento de Nova Evangelização, de conversão missionária da Igreja, em saída, como tem dito Papa Francisco”.
O missionário Anchieta esteve nas origens da evangelização do Brasil e especialmente em São Paulo. “A cidade nasceu em torno da missão dos jesuítas onde hoje está a Catedral da Sé, onde padre Anchieta e padre Nóbrega estiveram desde o começo. Nós em São Paulo temos tudo a ver com Padre Anchieta. Consideramos ele como aquele que iniciou a vida da Igreja em São Paulo. A canonização de padre Anchieta será motivo para que hoje façamos novamente a ação missionária voltada para as situações atuais daquela que não é mais a aldeia indígena originária, mas uma enorme metrópole”.
O missionário jesuíta, que chegou ao Brasil aos 19 anos, em 1553, era natural de Tenerife, nas Ilhas Canárias. Anchieta foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em Roma, em 22 de junho de 1980.


Fonte: Canção Nova

PAPA FRANCISCO

Missa em Santa Marta: Papa convida fiéis a terem a paciência de Deus

A paciência do povo de Deus que suporta com fé as provações cotidianas da vida é o que faz a Igreja seguir adiante. Foi o que afirmou o Papa Francisco na homilia desta segunda-feira, 17, na Casa Santa Marta.
Francisco esclareceu que paciência não é resignação. Segundo ele, a paciência, o ato de suportas as provações, faz a vida amadurecer. Dessa forma, uma pessoa impaciente é uma pessoa que não cresce, permanece nos caprichos de criança, não sabe lidar com a vida como ela é.
O capricho, bem como a onipotência, são tentações daqueles que não têm paciência, explicou o Papa. Como exemplo, ele citou os fariseus, que pediam a Jesus um sinal do céu. “Confundem o modo de agir de Deus com o modo de agir de um feiticeiro. E Deus não age como um feiticeiro, Deus tem o seu modo de seguir adiante. A paciência de Deus”.
Citando a Carta aos Hebreus, Francisco recordou que o povo de Deus sofreu muito, foi perseguido, mas teve a alegria de acolher de longe as promessas de Deus. “Esta é a paciência que nós devemos ter nas provações: a paciência de uma pessoa adulta, a paciência de Deus”.
O Pontífice concluiu a homilia louvando o povo, aquelas pessoas que sofrem, mas não perdem o sorrido da fé. Segundo ele, são essas pessoas, nas paróquias, nas instituições, que levam a Igreja adiante, com sua santidade de todos os dias.
“Que o Senhor dê a todos nós a paciência, a paciência alegre, a paciência do trabalho, da paz, nos dê a paciência de Deus, aquela que Ele tem, e nos dê a paciência do nosso povo fiel, que é tão exemplar”.

Com informações de Canção Nova Noticias

Da redação do Portal Ecclesia.

IGREJA EM DIA

Reforma do Cristo Redentor recebe bênção

O arcebispo do Rio, D. Orani Tempesta, esteve no Cristo Redentor na manhã desta sexta-feira, 14, para dar uma bênção aos operários que trabalham na reforma da estátua.
O Cristo foi atingido por raios durante uma tempestade no dia 16 de janeiro. Um dedo da mão direita sofreu avarias, assim como uma placa de mármore com informações turísticas.
A reforma, iniciada no dia 25 de janeiro, deverá levar quatro meses, e vai ampliar a área coberta por para-raios. Os operários são alpinistas e fazem rapel para atingir as áreas a serem trabalhadas. A visitação ao monumento não será interrompida. As obras estão sendo financiadas pela Pirelli, ao custo de R$ 1,9 milhão.
Em pedra-sabão, o Cristo foi inaugurado em 1931 no Mirante do Corcovado, ponto de observação da cidade desde o século 19. A estátua é uma das sete maravilhas do mundo. O Cristo tem uma proteção especial contra raios na cabeça do monumento e a descarga atingiu superficialmente somente a pedra-sabão da parte da mão que fica virada de frente para a Lagoa.
A restauração é feita com incentivos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em março do ano passado, um raio tinha atingido também a mão direita do Cristo Redentor. Como a visita ao monumento aumenta nesta época do ano, assim como as chuvas de verão, os funcionários são treinados para orientar os turistas a descer em caso de fechamento do tempo, com ameaça de chuva forte.


Fonte: Exame.com

INTERNACIONAL

Conselho Pontifício de Francisco reuni-se no Vaticano

De 17 a 19 de fevereiro acontece no Vaticano mais uma reunião do Conselho Pontifício instituído pelo Papa Francisco. Sob a coordenação do cardeal Oscar Maradiaga o "C8", grupo formado por oito cardeais de diferentes nacionalidade e que tem aconselhado o Pontífice no governo da Igreja, deve deter-se mais uma vez em assuntos relacionados a propostas de reforma da Cúria Romana.
Novas propostas serão avaliadas pelo grupo de cardeais, dentre elas, redimencionar ou fundir alguns organismos da Santa Sé. Diversos conselhos pontifícios poderiam ser fundidos numa nova Congregação destinada aos leigos. 
O Pontifícios Conselho para a Nova Evangelização e a Congregação para Evangelização dos Povos poderiam também passar por mudanças, avaliam especialistas. Certamente tais reformas na Cúria teriam como consequência a redistribuição dos poderes dos respectivos responsáveis dos organismos.
Outra propostas corresponde as finanças da Santa Sé, cuja a intenção pretende criar um órgão, tal como um "Ministério das Finanças", que unifique as instituições econômicas e financeiras da Cúria. Os relatórios de trabalho da comissão que acompanha o IOR, Banco do Vaticano, deverá ser analisado pelos conselheiros do Papa.
Com a proximidade do Consistório convocado pelo Santo Padre entre os dias 20 e 22 de fevereiro, o "C8" também se ocupará de avaliar propostas e temas  para o Sínodo de 2014-2015 sobre a família avaliando o retorno da consulta encaminhada as dioceses de todo o mundo.(JS)

Da redação do Portal Ecclesia.

ANGELUS

“Fofocas podem matar. Nada de fofocas”, pede Papa no Angelus


No Angelus deste domingo, 16, Papa Francisco comentou a atitude de Jesus em relação à lei judaica, destacando o significado do pleno cumprimento da Lei e da justiça superior. O Santo Padre enfatizou a necessidade de todos se reunirem em torno do mandamento maior de Deus: o mandamento do amor.
As reflexões partiram do Evangelho do dia, em que se esclarece o objetivo de Jesus: levar à plenitude os mandamentos que Deus havia dado a Moisés, o que requer uma justiça superior.
Como exemplo, ele lembrou o que Jesus disse sobre o quinto mandamento, “Não matarás”. Jesus recorda que também as palavras podem matar, disse o Papa.
“As fofocas podem matar. É tão bruto fofocar. No final, enche o coração de amargura e envenena também nós (…) Portanto, não só não se deve atentar contra a vida do próximo, mas também não lançar sobre ele o veneno da ira. Jesus propõe a quem O segue a perfeição do amor: um amor cuja única medida é não ter medida, ir além de todos os cálculos”, disse o Papa.
Francisco explicou que, a partir disso, é possível entender que Jesus não dá importância simplesmente à observância disciplinar e à conduta externa, mas é preciso ir à raiz da lei, com foco na intenção e no coração do homem. Este é o lugar do qual se originam as ações boas ou más.
“Para ter comportamentos bons e honestos não bastam as normas jurídicas, mas são necessárias motivações profundas, expressão de uma sabedoria oculta, a Sabedoria de Deus, que pode ser acolhida graças ao Espírito Santo”.
Concluindo as reflexões, o Santo Padre lembrou que, à luz destes ensinamentos de Jesus, cada preceito revela seu pleno significado como exigência de amor.  Assim, todos devem se reunir no maior mandamento: amar a Deus com todo o coração e o próximo como a si mesmo.

Com informações de Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

SANTO DO DIA

17 de fevereiro


Os sete fundadores da Ordem dos Servitas
No século treze (XIII) a Itália vivia um período de terríveis desentendimentos internos. Na cidade de Florença, sete jovens, unidos em fraterna amizade, eram companheiros em uma associação mariana e reuniam-se para fazer versos e canções para Maria.
Os jovens amigos Alexandre Falconieri, Monaldi, Manetto, Bonaiuto, Amidei, Ugocioni e Sosteni, num desses encontros ao redor da imagem de Maria, tiveram uma experiência de profunda mística. Conta a história que no dia 15 de agosto de 1233 a cabeça da imagem se mexeu e tornou-se triste, como querendo expressar sua dor diante das lutas internas da cidade de Florença. 
Extasiados com esta experiência, os jovens abandonaram suas famílias, distribuíram seus bens aos pobres, revestiram-se com hábito penitencial e retiraram-se para um casebre fora dos muros de Florença, no Monte Senário. 
Logo a comunidade local começou a chamá-los de "Servos de Maria", pois desde o início eles dedicaram-se ao serviço da caridade e da contemplação dos mistérios de Deus, tendo Maria como a referência de todo este apostolado. 
Muitos quiseram participar da vida deles e devagar o grupo inicial foi aumentando. Surgiu a Ordem dos Servos de Maria, cujos membros são chamados de Servitas. Os servitas espalharam-se pela Itália e toda Europa, sempre abençoados pela proteção da Mãe de Deus, de quem sempre foram defensores. 

Estes Sete Santos foram canonizados no dia 12 de janeiro de 1888 por Leão XIII, e o vínculo de sincera fraternidade que os uniu na vida, continua a uni-los na morte. Suas cinzas estão guardadas juntas no Santuário do Monte Senário, numa única urna. São chamados na liturgia de "ministros da unidade e da paz".