sábado, 8 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DO DIA


O santo Evangelho transforma a nossa vida. Tenhamos mais confiança no Evangelho. É palavra de Deus.
Venerável Ir. Tecla Merlo

RELIGIÃO

Dom Orani é nomeado membro para o Pontifício Conselho para os Leigos

O Pontifício Conselho para os Leigos tem dois novos membros brasileiros: o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz, e o arcebispo do Rio de Janeiro, recém-designado cardeal Orani João Tempesta. A nomeação foi feita nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, pelo Papa Francisco.
Também foram nomeados membros outros cardeais, entre os quais o arcebispo de Viena (Áustria), Christoph Schoborn, o de Milão (Itália), Angelo Scola, o de Nairóbi (Quênia), John Njue, o de Munique (Alemanha), Reinhard Marx, de Manila (Filipinas), Luis Antonio Tagle, entre outros.
O Papa Francisco nomeou ainda alguns consultores do Pontifício Conselho para os Leigos, entre os quais o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa; e o frei Hans Stapel, O.F.M., fundador e presidente da Associação Internacional de Fiéis Família da Esperança.

Com informações do Portal Um.

Da redação do Portal Ecclesia.

JMJ 2016

Papa anuncia que João Paulo II será o santo padroeiro da JMJ


O papa Francisco anunciou nesta quinta-feira que João Paulo II, que será canonizado no dia 27 de abril, será o santo padroeiro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), da qual foi o idealizador.
Foi o que anunciou em sua mensagem para a próxima JMJ, que a Igreja Católica celebra em 13 de abril, e que foi anunciada hoje pelo Vaticano.
"A canonização de João Paulo II no segundo domingo de Páscoa é, nesse sentido, um acontecimento que cheia nosso coração de alegria. Ele será o grande patrono das JMJ, das quais foi o iniciador e promotor", escreve o papa argentino.
Francisco acrescenta que o papa polonês "continuará sendo para todos vocês um pai e um amigo".
A mensagem também lembra que neste ano se completa o trigésimo aniversário da entrega da cruz do Jubileu da Redenção aos jovens, "o ato simbólico com o qual João Paulo II começou a grande peregrinação juvenil que, desde então, continua através dos cinco continentes".

Fonte: Exame.com

PAPA FRANCISCO

Papa Francisco estimulou não excluir divorciados da Igreja


O papa Francisco estimulou nesta sexta-feira a Igreja a "não excluir" os cristãos separados ou divorciados, e sim lhes dar apoio para que, assim, "não se sintam excluídos da misericórdia de Deus".
Em discurso voltado a bispos poloneses que visitam hoje o Vaticano, Francisco pediu aos pastores da Igreja "se questionarem e se perguntarem" sobre como podem ajudar os católicos que terminaram seu casamento.
O papa argentino defendeu a família como "célula fundamental" da sociedade, já que é o lugar onde "se aprende a conviver em diversidade e a pertencer aos outros, de onde os pais transmitem a fé a seus filhos".
Francisco analisou a evolução do casamento e afirmou que "hoje é considerado uma forma de gratificação afetiva que pode ser feita de qualquer maneira e ser alterado segundo a sensibilidade de cada um".
Para Francisco, "infelizmente essa visão também afeta a mentalidade dos cristãos, dando-lhes a possibilidade de recorrer ao divórcio ou à separação de fato".
O papa estimulou os religiosos "a se questionarem como forma de ajudar os que vivem nessa situação, para que não se sintam excluídos da misericórdia de Deus".
Os divorciados devem sentir "a preocupação da Igreja por sua salvação" e essa deve suster-lhes para que não abandonem a fé e eduquem seus filhos "na plenitude da experiência cristã".
Por outro lado, Francisco acredita que é preciso "melhorar a preparação" dos casais jovens que dão o passo em direção ao casamento.
"Que possam descobrir sempre mais a beleza dessa união que, bem fundada sobre o amor e a responsabilidade, está capacitada para superar as provas, as dificuldades, o egoísmo com o perdão recíproco", explicou.
A comunidade eclesiástica deve ser, portanto, "lugar de escuta, de diálogo, de conforto e apoio para os esposos, em seu caminho conjugal e em sua missão educativa", manifestou.
Justamente a família será o tema central do próximo Sínodo dos Bispos que acontecerá de 5 a 19 de outubro deste ano. 

Fonte: Exame.com

JOÃO PAULO II

"João Paulo II já estava no coração dos jovens do mundo inteiro", afirma oficial do Pontifício Conselho para os Leigos


A Santa Sé divulgou nesta quinta-feira a Mensagem do Papa Francisco para XXIX Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada em nível diocesano no Domingo de Ramos, 13 de abril.
O título concentra-se sobre o tema: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5,3).
Trata-se da primeira Mensagem que o Papa Francisco dirige aos jovens, inserindo-se na tradição iniciada pelo Beato João Paulo II e prosseguida por Bento XVI por ocasião de cada Jornada Mundial da Juventude. Após a “extraordinária” JMJ vivida no Rio de Janeiro em julho de 2013, o Papa retoma o seu diálogo com os jovens do mundo e apresenta-lhes os temas das três próximas edições do evento, para iniciar o itinerário de preparação espiritual que nos próximos três anos conduzirá à celebração internacional em Cracóvia, no mês de julho de 2016.
Os temas das três próximas Jornadas Mundiais da Juventude, extraídos das Bem-aventuranças evangélicas, mostram como o Santo Padre considere esta passagem do Evangelho de Mateus um ponto de referência central para a vida dos cristãos, chamados a dela fazer um concreto programa de vida.
Na Mensagem, o Santo Padre recorda aos jovens que o próprio Jesus mostrou o caminho a seguir, encarnando as Bem-aventuranças em toda a sua vida: viver as Bem-aventuranças hoje é para os jovens um verdadeiro e próprio desafio a seguir Jesus indo contra a corrente e testemunhando a sua novidade revolucionária. E porque não é possível ser cristãos e ter uma ideia “pequena” da vida, o Papa exorta os jovens a rejeitar toda oferta de felicidade “a baixo preço”, a encontrar a “coragem da felicidade” autêntica que só Deus pode dar.
O Papa Francisco explica então aos jovens o que significa ser pobres em espírito, entrando no coração do tema da próxima Jornada Mundial da Juventude. O próprio Jesus escolheu uma via de despojamento e de pobreza e o Papa dirige aos jovens o forte convite a imitá-lo, indicando-lhes o exemplo de São Francisco de Assis. Os jovens cristãos são portanto chamados à conversão, a abraçar um estilo de vida evangélico marcado pela sobriedade, pela busca do essencial e pela sobriedade concreta em relação aos pobres. Os pobres, explica de fato o Papa, por um lado são “a carne sofredora” de Cristo que todos somos interpelados a tocar pessoalmente, mas por outro lado podem tornar-se verdadeiros mestres de vida, tendo muitas vezes tanto a oferecer do ponto de vista humano e espiritual.
Depois disto, o Papa ressalta a ligação profunda entre o tema da JMJ do Rio – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) – e a Bem-aventurança dos pobres em espírito. De fato, explica o Papa Francisco, “a pobreza evangélica é condição essencial para que o Reino de Deus se estenda”: muitas vezes brota dos corações mais simples a alegria autêntica que é o próprio motor da evangelização.
O Santo Padre recorda enfim o trigésimo aniversário da entrega aos jovens da Cruz do Jubileu da Redenção, que se realizará no próximo 22 de abril. “Foi precisamente a partir daquele ato simbólico de João Paulo II que principiou a grande peregrinação juvenil que, desde então, continua a atravessar os cinco continentes”. E o Papa Francisco anuncia aos jovens que após a sua canonização, “acontecimento que enche o nosso coração de alegria”, João Paulo II “será o grande patrono das Jornadas Mundiais da Juventude, de que foi o iniciador e impulsionador”.
Com informações de Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia.

SANTO DO DIA

08 de fevereiro

Bakhita nasceu no Sudão, África, em 1869. Seu nome significa "afortunada". Esta flor africana conheceu as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão, sendo vendida e comprada várias vezes.
Na capital do Sudão, Bakhita foi finalmente comprada por um cônsul italiano, que depois a levou consigo para a Itália. Neste país tornou-se babá da filha de um casal italiano. Devido a necessidade de mudanças, a jovem negra foi direcionada para um mosteiro da Congregação de Santa Madalena de Canossa. Era 1890 e ela tinha vinte e um anos quando foi batizada, recebendo o nome de Josefina.
Bakhita resolveu tornar-se uma irmã canossiana. Por mais de cinqüenta anos, esta humilde Filha da Caridade, se dedicou às diversas ocupações na congregação, sendo chamada por todos de "Irmã Morena". Ela foi cozinheira, responsável do guarda-roupa, bordadeira, sacristã e porteira. As irmãs a estimavam pela generosidade, bondade e pelo seu profundo desejo de tornar Jesus conhecido.
A sua humildade, a sua simplicidade e o seu constante sorriso, conquistaram o coração de toda população. Com a idade, chegou a doença longa e dolorosa. Na agonia reviveu os terríveis anos de escravidão. Irmã Josefina Bakhita faleceu no dia 8 de fevereiro de 1947. 

Santa Josefina Bakhita, rogai por nós!