quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MENSAGEM DO DIA


Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros chegaram.
Alexandre Graham Bell

PAPA FRANCISCO

"Não tem sentido amar a Cristo e não amar a Igreja" afirma Papa Francisca em Santa Marta


Na manhã desta quinta-feira (30) o Papa Francisco celebrou a Liturgia do dia na Casa Santa Marta, no Vaticano, e levou os participantes a refletir sobre seu sentimento de pertença e amor à Igreja." É inconcebível um cristão sem Igreja”, destacou o Pontífice.
Referindo-se ao Rei Davi, apresentado pela leitura do dia, Francisco afirmou que ele "tinha um forte sentimento de pertença ao povo de Deus, e nós devemos nos questionar sobre o nosso sentimento de pertença à Igreja, o nosso sentir com a Igreja e na Igreja" indicando o rei de Israel como um modelo de amor à Igreja, povo de Deus.
Francisco indicou quatro pilares da pertença ecclesial: a humildade, a fidelidade e a oração, destacou o Papa a respeito do "sensus ecclesiae".
"Uma pessoa que não é humilde não pode sentir com a Igreja: sente só que quer e gosta. Não tem a humildade de Davi, que se perguntou ‘Quem sou eu, Senhor? O que é a minha casa?" e se referiu a História da Igreja, afirmando que ela "começou antes de nós e continuará depois de nós. Somos uma pequena parte de um grande povo que caminha pela estrada do Senhor”, para o Papa para pertencer a Igreja a humildade é condição.
Sobre o segundo aspecto Francisco ressaltou que a fidelidade tem relação com a obediência."Fidelidade à Igreja; fidelidade ao seu ensinamento; fidelidade ao Credo; custodiar a doutrina. Nós recebemos a mensagem do Evangelho como um dom e devemos transmiti-la como um dom, e não como uma coisa nossa. Nesta transmissão, temos que ser fiéis”.
O terceiro pilar destacado pelo Papa em sua homilia é "um serviço particular":" Rezar pela Igreja". Francisco interrogou os ouvintes "como vai nossa oração pela Igreja? rezamos pela Igreja?" e concluiu seu ensino pedindo que " o Senhor nos ajude a prosseguir neste caminho para aprofundar a nossa pertença à Igreja e o nosso ‘sentir’ com a Igreja”. (JS)

Com informações de Agências


Da redação do Portal Ecclesia.

SANTO DO DIA

30 de janeiro

Jacinta era uma nobre da família Marescotti, da alta aristocracia romana. Sua família tinha fortes vínculos com a vida cristã e esta herança ela recebeu de seus pais.
Jacinta foi batizada com o nome de Clarice. Recebeu uma educação refinada. Ainda menina, foi entregue pelos pais a religiosas franciscanas, mas ela não demonstrava desejo de ser religiosa.
Muito bonita, culta e independente, Jacinta levava uma vida cheia de luxo e vaidades. Sonhava com um matrimônio e não com a vida religiosa. Sua primeira decepção foi quando sua irmã mais nova se casou com um marquês, que ela pretendia conquistar.
Jacinta assumiu uma atitude mais altiva e insolente, freqüentando todas as diversões que a sociedade oferecia.
Jacinta, mesmo dentro do convento, vivia de vaidade. Não respeitou o voto de pobreza, vivendo num quarto decorado com luxo e usando roupas de seda. Mas Deus havia reservado o momento certo para a conversão definitiva de Jacinta.
A notícia do assassinato de seu pai e em seguida, uma grave doença, levaram Jacinta a mudar de vida. sinceramente se arrependeu, pedindo perdão a toda a comunidade. A partir daí tornou-se exemplo heróico de mortificação e pobreza.
Faleceu em 30 de janeiro de 1640. 

Santa Jacinta de Marescotti, rogai por nós!