sábado, 25 de janeiro de 2014

MENSAGEM DO DIA

'Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta
todo o seu poder'.


2Cor 12,9

MENSAGEM DO DIA

'Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta
todo o seu poder'.


2Cor 12,9

PAPA FRANCISCO

Papa Francisco convida fiéis a construírem pontes de diálogo


Na missa desta sexta-feira (24), o Papa Francisco dedicou sua homilia para falar da necessidade de escuta e reconciliação. Ele reconheceu que não é fácil construir diálogo com os outros, especialmente quando há algum rancor; mas, segundo ele, o cristão precisa seguir o caminho da humildade ensinado por Jesus.
A homilia de hoje deu continuidade às reflexões do Papa ontem, quando ele falava dos fatores que dividem e destroem as comunidades cristãs. No centro da liturgia estiveram, novamente, o Rei Saul e Davi. Apesar de ter a oportunidade de matar Saul, Davi escolheu o caminho do diálogo para estabelecer a paz entre eles.
"Para dialogar é necessário ter humildade, sem gritar. É necessário também pensar que a outra pessoa tem algo a mais que eu, e Davi pensava assim. Para dialogar é preciso fazer aquilo que pedimos, hoje, na oração, no início da missa: 'fazer tudo a todos'".
Francisco reconheceu que é difícil construir pontes de diálogo com o outro, mas, pior do que isso, é deixar o coração ser tomado pelo rancor. Essa atitude, segundo ele, leva o homem a isolar-se no amargo ressentimento. O cristão, em vez disso, deve seguir o exemplo de Davi, que superou o ódio com um ato de humildade.
Mas o Papa lembrou que é preciso também agir rápido quando há algum problema, procurando logo o diálogo e a aproximação. Isso porque o tempo faz o muro do ressentimento crescer, e, quando isso acontece, a reconciliação se torna mais difícil.
"Tenho medo desses muros que crescem, a cada dia, e favorecem os ressentimentos. Também o ódio. Pensemos no jovem Davi: poderia vingar-se, perfeitamente; poderia mandar o rei embora, mas escolheu o caminho do diálogo, com humildade e doçura. Hoje, podemos pedir a São Francisco de Sales, doutor da doçura, que dê a todos nós a graça de fazer pontes com os outros, nunca muros".


Fonte: Portal Ecclesia

SANTO DO DIA

25 de Janeiro

Conversão de São Paulo
A pessoa de Paulo é tão importante para a Igreja, por causa de seu apostolado, que celebramos o dia de sua conversão. Para nós brasileiros, esta data também marca a fundação da maior cidade do país, em 1554.
Saulo, nome do apóstolo antes da conversão, nasceu na cidade de Tarso. Esta cidade era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um centro cultural da antiguidade. Seu pai era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim. Por causa da fidelidade ao imperador, a família de Saulo tinha recebido a cidadania romana.
Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel. Seus pais sonhavam que o filho seria um famoso Rabi.
Saulo era um perseguidor dos cristãos. Tinha raiva dos seguidores de Cristo. Mas Deus tinha reservado para ele um outro caminho. A Escritura nos conta que Saulo foi surpreendido por Jesus, que em forma de luz, fez o jovem fariseu mudar completamente de vida. De perseguidor, Saulo tornou-se o maior propagador da fé. Era agora chamado de Paulo.

O jovem foi batizado por Ananias, um cristão de Damasco. Desta cidade saiu a pregar a palavra de Deus, como lhe ordenara Jesus, tornando-se Seu grande apóstolo. Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente, foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma.