quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MENSAGEM DO DIA

 "A pureza da consciência é uma fonte espantosa de elevação do espírito".
Norman Vicent Peale

PAPA FRANCISCO

Francisco destacou que a inveja abre as portas para as coisas más e divide a comunidade

Que os cristãos fechem a porta para ciúmes, invejas e fofocas que dividem e destroem suas comunidades. Esta foi a exortação do Papa Francisco aos fiéis nesta quinta-feira, 23, em Missa celebrada na Casa Santa Marta no sexto dia de oração pela unidade dos cristãos.
A reflexão do Papa partiu da Primeira Leitura do dia, que fala da vitória dos israelitas sobre os filisteus graças à coragem do jovem Davi. Francisco destacou nesta passagem o ciúme do rei Saul, que por inveja decidiu matar Davi. “Assim faz o ciúme nos nossos corações. É uma inquietude má, que não tolera que um irmão ou uma irmã tenha algo que eu não tenho”.
O Papa refletiu então sobre os efeitos desse sentimento de ciúme e inveja. Ele lembrou que foi justamente pela porta da inveja que o diabo entrou no mundo, como diz a Bíblia. “O ciúme e a inveja abrem as portas para todas as coisas más. Também divide a comunidade. Uma comunidade cristã, quando sofre – alguns de seus membros – de inveja, de ciúme, acaba dividida: um contra o outro. É um veneno forte isto”.
E no coração de uma pessoa atingida pelo ciúme e pela inveja há dois fatores claros, segundo o Papa: a amargura e a fofoca. “Porque este não tolera que aquele tenha algo, a solução é humilhar o outro, para que eu seja maior. E o instrumento são as fofocas. Procure e verás que atrás de uma fofoca há o ciúme e a inveja, que dividem a comunidade, destroem a comunidade. São as armas do diabo”.
Concluindo a homilia, Francisco rezou pelas comunidades cristãs, pedindo que esta semente do ciúme não seja semeada e a inveja não tome conta do coração.
Fonte: Rádio Vaticano

INTERNACIONAL

Papa manifesta apoio a manifestação antiaborto nos EUA

O papa Francisco usou sua conta no Twitter para dar apoio à manifestação anual nos Estados Unidos contra o aborto, a Marcha pela Vida, que deve atrair dezenas de milhares de ativistas a Washington nesta quarta-feira.
"Eu me uno à Marcha pela Vida em Washington com minhas orações. Que Deus possa nos ajudar a respeitar toda vida, especialmente a mais vulnerável", disse ele em mensagem no Twitter que foi rapidamente replicada milhares de vezes.
O pontífice nascido na Argentina tem 11,5 milhões de seguidores em sua conta no Twitter em várias línguas, @pontifex.
A manifestação de Washington é um dos eventos-chave do movimento pró-vida nos Estados Unidos, onde o aborto é uma da questões mais polarizadoras na política.
No começo do mês, Francisco qualificou o aborto de "horroroso", usando termos dos mais fortes sobre o assunto desde sua eleição para o papado, em março.
Francisco alarmou alguns conservadores em setembro com comentários em uma entrevista a uma revista dos jesuítas, nos quais sugeria que a Igreja deveria se livrar da "obsessão" com certos temas divisionistas, como aborto, contracepção e homossexualidade.

Fonte: Exame.com

SANTO DO DIA

23 de janeiro

Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. Estudou com Santo Isidoro em Sevilha e depois, com o consentimento dos pais, tornou-se monge. 
Com a morte dos pais herdou uma grande fortuna, que empregou na assistência aos pobres. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.
Foi eleito biso de Toledo, função que desempenhou com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo. Nessa época escreveu uma obra famosa, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. 
O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667. 

Santo Ildefonso, rogai por nós!