quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PAPA FRANCISCO

Papa pede que a riqueza esteja a serviço da humanidade

O papa Francisco mostrou nesta terça-feira sua preocupação com a situação econômica do mundo e seus efeitos sobre a vida das pessoas, e pediu, em carta ao Fórum de Davos, que "a riqueza esteja a serviço da humanidade, não para governá-la".
A mensagem foi enviada ao professor alemão Klaus Schwab, presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, que se reunirá a partir de amanhã e até o próximo dia 25 na cidade suíça de Davos para analisar a situação econômica e financeira global.
O pontífice espera que o fórum se traduza em "uma ocasião para refletir sobre as causas da crise econômica".
O papa censurou na carta que, apesar dos avanços em todos os campos durante os últimos anos, ainda siga havendo vários casos de exclusão social.
"Os sucessos conseguidos e que levaram à redução da pobreza de um grande número de pessoas frequentemente representaram também uma difusa exclusão social. De fato, a maior parte dos homens e das mulheres de nosso tempo vive ainda sob uma precariedade cotidiana, com consequências em algumas ocasiões dramáticas", ressaltou.
Neste sentido, criticou a distribuição global de recursos ao lembrar que ainda hoje milhões de pessoas morrem de fome, apesar de que a cada dia se desperdicem enormes quantidades de alimentos.
"Não se pode tolerar que milhões de pessoas morram a cada dia de fome, principalmente quando existem quantidades ingentes de comida que, frequentemente, são simplesmente desperdiçadas", comentou o papa.
Fonte: Exame.com

SANTO DO DIA

22 de janeiro

Vicente Pallotti nasceu em Roma, dia 21 de abril de 1795, numa família de classe média. Com sua mãe aprendeu a amar os irmãos mais pobres, crescendo generoso e bondoso. Enquanto nos estudos mostrava grande esforço e dedicação, nas orações mostrava devoção extremada ao Espírito Santo.
Às vezes sua generosidade preocupava, pois geralmente no inverno, voltava para casa sem os sapatos e o casaco. Em 1818, depois de muito custo, tornou-se sacerdote pela diocese de Roma, onde ocupou cargos importantes na hierarquia da Igreja. Muito culto obteve o doutorado em Filosofia e Teologia.
Vicente defendia que todo cristão leigo, através do sacramento do batismo, tem o legítimo direito assim como a obrigação de trabalhar pela pregação da fé católica. Fundou, em 1835, a Obra do Apostolado Católico, que envolvia e preparava os leigos para promoverem as suas associações evangelizadoras e de caridade.
Vicente Pallotti morreu em Roma, no dia 22 de janeiro 1850, aos cinqüenta e cinco anos de idade. Em 1963, as suas idéias e carisma espiritual foi plenamente reconhecido pelo papa João XXIII que proclamou Vicente Pallotti, Santo. 

São Vicente Pallotti, rogai por nós!