segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

REFLEXÃO:

Padre reflete sobre o papel de Maria e José na celebração do Natal

Os católicos estão às vésperas da celebração do mistério da encarnação de Cristo, Filho de Deus feito homem para trazer a salvação. Em preparação para a festa do Natal, celebrada nesta quarta-feira, 25, os fiéis encontram em Maria e José um exemplo de aceitação do projeto de Deus e de espera pela vinda do Senhor.
O padre Rodrigo Fernando Alves, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, da diocese de Lorena (SP), define o casal Maria e José com uma “propaganda vocacional”, fazendo os fiéis terem ciência de que são vocacionados ao plano de Deus.
O sacerdote recorda que Maria é figura de destaque em todo o ano litúrgico, devido à sua receptividade e disposição para as obras de Deus. No Advento, ela vem apresentada como participação livre e disposta da humanidade no projeto divino de salvação.

Quanto a José, padre Rodrigo fala que ele reconheceu a prioridade do projeto coletivo em relação ao individual. “Ainda que  tivesse suas metas futuras com Maria, vai se resignando ao grande plano de Deus que é muito melhor que o seu individual”.

Jéssica Marçal


Da Redação Canção Nova

A PALAVRA DO PAPA

Papa convida fiéis a contemplarem exemplo de Maria e José

"Caminhemos com Maria e José rumo a Belém". Esse foi o convite do Papa Francisco no Angelus deste domingo, 22, com os fiéis na Praça São Pedro. Ele falou do exemplo de coragem dado por Maria e da fé de São José, que renunciou aos projetos pessoais em prol daquele que Deus lhe reservava.
Francisco lembrou que, ao saber da gravidez de Maria, José decidiu abandoná-la em segredo. Uma decisão difícil, tendo em vista o amor que ele tinha por ela. Porém, disse Francisco, vendo a fé de José, Deus abre um novo caminho, de amor e felicidade. E José decide dar o seu sim a Deus e cumprir Sua vontade.
"Aceitando-se segundo o projeto do Senhor, José encontra plenamente a si mesmo, além de si. Esta sua liberdade de renunciar àquilo que é seu, à posse de sua própria existência e esta sua plena disponibilidade interior à vontade de Deus nos interpelam e nos mostram o caminho". Diante das reflexões, o Papa convidou todos a celebrarem o Natal contemplando o exemplo de Maria e José. 

Fonte: Canção Nova

SANTO DO DIA

23 de dezembro
João Câncio era polonês, nasceu em 23 de junho 1390, no povoado de Kenty. Conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até à morte. Também foi sacerdote zeloso e fiel aos ensinamentos de Cristo.
Mas a grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus".
Mesmo depois de ordenar-se sacerdote continuou a cultivar a ciência. Homem de profunda vida interior jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade. Foi um homem humilde e totalmente disponível ao serviço dos irmãos.
Distinguiu-se sobretudo por sua caridade e humildade. Tinha um cuidado especial para com os pobres, enfermos e órfãos, oferecendo tudo o que possuía e atestando ser esta uma das armas mais preciosas dos cristãos.

Faleceu às vésperas do Natal, em 24 de dezembro 1473. 
São João Câncio, rogai por nós!