sábado, 21 de dezembro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"Não há nada que mais estreite dois corações do que haverem chorado juntos".
Jean-Jacques Rousseau

FALANDO FÁCIL SOBRE O NATAL...

... O PRESÉPIO E O COMÉRCIO


Faminto por produzir, por consumir e por lucrar, o mundo transforma tudo em comércio, inclusive a religião. O natal não escapou dessa fome selvagem por dinheiro. Hoje vemos Jesus e o Natal como garotos-propaganda, e nos acostumamos tanto ao que vemos e ouvimos que acabamos por esvaziar a nossa fé no Cristo. Não que o comércio seja um mal; antes, ele é necessário para a troca de bens e serviços. O problema está em que, para vender mais, negocia-se com o divino como se ele fosse uma coisa comerciável. Os cristãos são chamados a olhar para além da propaganda, o que só é possível com os olhos da fé. Não há mal em fazer do tempo do Natal também um tempo de confraternização à mesa, mas é grande o prejuízo quando entramos no mundo do consumo e abandonamos a prática da fé.

CELEBRAR O NATAL É...

Ensinar aos seus filhos o valor da vida. É dizer a eles que Jesus ama todas as crianças, e quer que todas sejam felizes. É convidá-las a amar as crianças como Jesus as ama, inclusive repartindo com ela os próprios bens.
Uma dica: que tal auxiliar os seus filhos a comprar um presente para uma criança que não pode comprá-lo? E ir junto com eles para entregá-lo?


NATAL é festa de partilha!

INTERNACIONAL

Papa diz que não é preciso alardear a fé

O papa Francisco sublinhou na manhã de ontem, 20, durante missa na Casa Santa Marta, no Vaticano, a importância do silêncio. "Só o silêncio guarda o mistério do caminho que o homem percorre até Deus", afirmou o Pontífice.
Papa Francisco afirmou que Deus deu aos homens a graça de amar em silêncio e que, desta forma, o amor a Ele deve ser mantido longe de qualquer propaganda, não precisa ser anunciado. "Esta nuvem em nós, em nossas vidas é chamada silêncio", disse o Papa.
"O silêncio é realmente a nuvem que cobre o mistério da nossa relação com o Senhor, de nossa santidade e dos nossos pecados. Quando não há silêncio em nossa vida, o mistério está perdido, ele vai embora", explicou.
O Pontífice também aproveitou para enviar uma mensagem a seus seguidores no Twitter. "Procuremos viver o Natal de maneira coerente com o Evangelho, acolhendo Jesus ao centro de nossas vidas".


Fonte: Exame.com

REFLEXÃO:

Natal é tempo da proximidade de Deus


Neste tempo de Natal, todos são chamados a refletir acerca da proximidade de Deus, de acordo com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Ele presidiu uma missa na manhã de ontem, 20, para os colaboradores do Edifício João Paulo II. Depois da celebração, houve uma confraternização de Natal.
O arcebispo disse ainda que somos chamados a refletir a partir das escrituras acerca da proximidade de Deus. Ele explicou que nossos trabalhos podem levar nosso relacionamento com Deus a parecer distante. “Ele é um Deus próximo que quis morar no meio de nós a ponto de o Deus invisível tornar-se visível em Jesus”, ressaltou durante a homilia.
É preciso estar preparado para a segunda vinda do Senhor, vivendo uma proximidade com Deus e também com os irmãos e irmãs. “Perdemos a oportunidade de estar com o Senhor e ver com os olhos da fé os acontecimentos; que Deus está perto de nós a cada tempo e que nós somos chamados a proclamar às pessoas que estão desanimadas essa proximidade do Senhor”, completou.
As preocupações com as preparações das festas, dos presentes podem roubar o verdadeiro sentido do Natal. Por isso, de acordo com Dom Orani, é necessário estar atento aos acontecimentos marcantes da história da salvação, às promessas do Senhor e à grande novidade que Ele nos traz.

Dom Orani João Tempesta

SANTO DO DIA

21 de dezembro
Pedro Canísio nasceu na Holanda em 1521. Desde menino manifestou sua vocação religiosa, sendo um amante da catequese. Ao contrário dos demais garotos preferia os livros de oração às brincadeiras. Mais tarde ele iria escrever um catecismo, traduzindo em mais de quinze línguas.
Sua família queria que Pedro conseguisse um bom casamento, mas o jovem recusou-se, fazendo voto de castidade. Em 1543, ingressou na recém fundada Companhia de Jesus. Três anos depois, ordenado padre jesuíta, recebeu a incumbência de voltar para sua terra natal e fundar uma nova casa para a Ordem.
Destacou-se como um ardoroso defensor da fé católica e questionador das posturas protestantes. Foi nesse período que sua luta incansável trouxe mais frutos e onde também escreveu a maior parte de suas obras literárias.
Admirado pelos pontífices e governantes do seu tempo, respeitado como primeiro jesuíta de nacionalidade alemã, Pedro Canísio morreu em 21 de dezembro de 1597, em Friburgo, atual Suíça. 

                São Pedro Canísio, rogai por nós!