quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

INTERNACIONAL

Francisco atrai quatro vezes mais multidões do que Bento XVI

Mais de 2 milhões de pessoas foram às audiências abertas do papa Francisco na Praça São Pedro desde sua eleição em março, um número quatro vezes maior do que o papa Bento XVI atraiu em todo o ano de 2012.
O Vaticano informou nesta quarta-feira ter vendido 1.548.500 ingressos para as 30 audiências gerais de quarta-feira para o público em geral que o pontífice realizou desde sua eleição em 13 de março, quando se tornou o primeiro papa não europeu em 1.300 anos.
Mas o Vaticano acrescentou que o número real é "muito maior" porque não são necessários ingressos para ficar na parte detrás da praça e nas ruas do entorno, onde se aglomera um grande número de pessoas. Essa área, que abriga pelo menos 20.000 pessoas, costuma ficar lotada durante as audiências de Francisco.
A Santa Sé não divulgou cifras comparativas nesta quarta-feira, mas dados apresentados em 4 de janeiro mostravam a emissão de 447.000 ingressos para 43 audiências gerais realizada pelo papa Bento 16 em todo o ano de 2012.

O papa Francisco, que na semana passada foi escolhido pela revista Time como a Personalidade do Ano, tem atraído muita gente para o Vaticano por causa de seu estilo aberto, simples e amistoso. Bento 16 era mais reservado e bem menos espontâneo.

Fonte: Exame.com

PORTAL DE NOTÍCIAS

Beato José de Anchieta será canonizado, afirma Dom Damasceno

O Jesuíta, Beato José de Anchieta, logo receberá a honra dos altares. Foi o que informou na manhã de ontem, 18, o Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, durante coletiva de imprensa no Santuário Nacional. 
O comunicado da Santa Sé sobre a canonização do beato veio por meio de um telefonema do próprio Papa Francisco a Dom Damasceno.  A notícia em favor do defensor dos indígenas, catequista, considerado apóstolo do Brasil, foi recebida com alegria pelo Cardeal. 
“José de Anchieta deixou marcar profundas no início da colonização do Brasil, como também na sua evangelização. Eu creio que ele merece ser cultuado por toda a Igreja”, disse.
A data da canonização que ainda será definida pela Santa Sé.
Dentre as novidades apresentadas por Dom Raymundo Damasceno, está a realização de uma edição extraordinária do Sínodo dos Bispos para o próximo ano, em Roma, e que falará sobre a família. A Assembleia ordinária acontecerá em 2015. Além disso, apresentou o tema e o lema da próxima Campanha da Fraternidade, que abordará o tráfico humano.
O bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli, relembrou também os momentos mais marcantes da arquidiocese: a Festa de Frei Galvão, Romaria Nacional da Juventude, dia dedicado à Padroeira do Brasil e o crescimento de público no Santuário. Segundo ele, mais de 11 milhões de fiéis estiveram na Basílica este ano, além da ilustre presença do Papa Francisco em julho durante a Jornada Mundial da Juventude. 
“Eu gosto de uma frase que ele usou aqui [em Aparecida]: ‘não deixem que roubem a esperança do nosso coração’, e nós estamos sedentos de esperança. Então, tudo isso significa esperança: nunca desanimar , nunca desistir...”, ressaltou o bispo. 
Ainda durante a coletiva, Dom Damasceno destacou ainda dois documentos elaborados pelo Papa neste ano: a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, com o apelo para a missão evangelizadora da igreja, e a mensagem de Francisco para o dia 1º de janeiro de 2014, em que o Pontífice faz referência à Fraternidade como um caminho para a paz.
Por fim, o cardeal expressou sua mensagem aos fiéis para este Natal. “Somos chamados a viver essa mensagem profunda do Natal, acolher bem o outro, ver no outro um outro eu. Esta é a minha mensagem de um Feliz e Santo Natal para todos e também um Ano Novo muito abençoado, sobre a proteção de Nossa Senhora Aparecida”, disse.

Fonte: Canção Nova

SANTO DO DIA

19 de dezembro

O Papa Urbano V assumiu o cargo em 1362, período turbulento para a vida da Igreja, quando a sé apostólica estava instalada na França. Era de origem francesa, formado em ciências jurídicas e monge beneditino.
Por causa de seu apostolado frutífero, Urbano foi eleito para ocupar a cadeira de Pedro após a morte de Inocêncio IV. Seu pontificado durou somente oito anos, mas caracterizou-se pela sábia administração, pelo esforço de renovar os costumes e pela nobreza de intenções.
Sua grande preocupação era a instrução religiosa do povo católico. Fundou novos centros de estudos e ajudava pessoalmente estudantes mais pobres. No plano missionário, enviou numerosos grupos de religiosos às regiões européias ainda necessitadas de evangelizadores, como a Bulgária e a Romênia.
O grande sonho do Papa Urbano V, porém, era levar de volta a sede da Igreja para Roma. Conseguiu isso, em outubro de 1367, sendo recebido com entusiasmada aclamação popular. Foi o primeiro a se estabelecer no palácio ao lado da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Alguns anos depois Urbano V foi novamente obrigado a deixar Roma, e voltar para Avignon, onde faleceu em 19 de dezembro de 1370. 

Santo Urbano V, rogai por nós!