quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

MENSAGEM DO DIA


Para Deus todos os nossos bons desejos são como se fossem uma oração.
Elisabeth Barret Browning

FALANDO FÁCIL SOBRE O NATAL...

QUANDO COMEÇOU...

 Oficialmente o Natal começou a ser celebrado pouco depois  do ano 300. Até então a Igreja centralizava todas as suas celebrações na festa da Páscoa, que é de fato o ponto alto de nossa ação litúrgica. Aos poucos os primeiros cristãos foram dando atenção também ao restante da vida de Jesus, mantendo contudo o foco em seus ensinamentos, em sua paixão, morte e ressurreição. A celebração do Natal ganhou mais importância à medida em que a Igreja ia entendendo, através dos Concílios, o significado da encarnação de Jesus.


CELEBRAR O NATAL É...


...Fazer do próprio coração um novo presépio. É oferecer o lugar central para Jesus, Maria e José, retirando dele tudo o que impeça a Sagrada Família a fazer morada em nós. É destinar a Jesus o lugar mais importante, reservando-o só para Ele, para sempre.
Uma dica: que tal encontrar um tempo, afastar-se do barulho, e convidar Jesus a abrigar-se em seu coração?


NATAL é festa de acolhida!

INTERNACIONAL

Papa diz que Natal é a festa da esperança

O papa Francisco afirmou hoje, na última audiência pública das quartas-feiras do ano, que o Natal é uma festa da esperança e o cristão que não serve aos demais, sobretudo os que mais necessitam, na realidade não é cristão, mas um pagão.
O pontífice afirmou que o Natal é uma "festa de confiança e esperança", na qual é preciso "reconhecer no rosto de nosso semelhante, sobretudo nos mais fracos e marginalizados, a imagem do filho de Deus feito homem".
Antes de fazer sua catequese o papa realizou o habitual percurso entre os fiéis pela Praça de São Pedro a bordo de seu jipe e bebeu mate oferecido por um dos presentes.
"No Natal, Deus se manifesta não como alguém que está no alto e domina o universo, mas se agacha, abaixa até a Terra, humilde e pobre. Para sermos iguais a ele não temos que nos colocar acima dos demais, mas nos agachar, nos colocar a serviço, nos fazermos pequenos com os pequenos e pobres com os pobres", disse Francisco.
"É uma coisa feia quando se vê um cristão que não quer se agachar, que não quer servir. Um cristão que se pavoneia é feio. Este não é cristão, é pagão. O cristão serve e se agacha", acrescentou.
"O Natal é uma festa de confiança e esperança, que supera a incerteza e o pessimismo. E a razão de nossa esperança é esta: que Deus está conosco e Deus ainda confia em nós", disse.
Ao final da cerimônia, o papa saudou a delegação de seu time de coração, o San Lorenzo, que viajou para o Vaticano para oferecer a Francisco o troféu do Torneio Apertura, que o clube acaba de conquistar.

Fonte: Exame.com

SANTO DO DIA

18 de dezembro
Nobre de coração e de linhagem, Vunibaldo nasceu em 701. Era filho de Ricardo, rei da Inglaterra e irmão de Vilibaldo e Valburga, todos também santificados pela igreja.
Em 720 partiu com o pai e o irmão em peregrinação para a Terra Santa, passando antes por Roma. Mas seu pai adoeceu durante a viagem e morreu na cidade italiana de Luca. Os dois irmãos ficaram juntos em Roma, por dois anos e depois seguiram rumos diferentes.
Em 738, Vunibaldo foi ordenado sacerdote e foi auxiliar a evangelização da Alemanha, ao lado do tio Bonifácio. Por algum tempo ficou acompanhando o tio na sua obra apostólica. Porém cada vez mais ansiava pela vida monástica e pela contemplação na solidão. Juntou seus bens e construiu um mosteiro.

Logo foi nomeado abade, dedicando-se ao apostolado para reforçar a fé da população que vivia mergulhada em situações de pecado. Passou a vida em constante oração. Quando já não conseguia mais caminhar até a igreja, pediu para colocarem um pequeno altar em sua cela. Pouco tempo depois morreu, em 18 de dezembro de 761. 
São Vunibaldo, rogai por nós!