terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MENSAGEM DO DIA

O silêncio é profundo como a eternidade; a palavra é superficial como o tempo.
Thomas Carlyle

FALANDO FÁCIL SOBRE O NATAL...

Como começou...

... No início do cristianismo havia uma grande festa pagã dedicada ao sol, a quem se adorava como um deus. A celebração acontecia no dia 25 de dezembro. Os cristãos, vendo as celebrações pagãs, entenderam que o verdadeiro Sol era Jesus, aquele que ilumina com seu amor toda a humanidade, da qual o sol é uma imagem. Assim, passaram a celebrar todo dia 25 de dezembro, a festa do nascimento de Jesus.

CELEBRAR O NATAL É...

... Festejar Jesus com os demais irmãos e irmãs na fé. É reunir-se com a comunidade, com a família, com os amigos e amigas, para juntos homenagear Jesus, celebrando-o com alegria, acolhendo-o e deixando-o transformar a nossa vida.
Uma dica: Que tal aproximar-se daquela pessoa da família de quem você está distante? Ou aquele amigo ou amiga com quem você se desentendeu?


NATAL é festa de convivência!

INTERNACIONAL

Papa comemora aniversário no Vaticano


Cidade do Vaticano - O papa Francisco comemorou nesta terça-feira (16) seu aniversário de 77 anos realizando uma missa na Igreja de Santa Marta, no Vaticano com a participação de quatro moradores de rua que vivem no bairro vizinho. Francisco também convidou os moradores de rua, que lhe foram apresentados pelo monsenhor Konrad Krajewski, para participarem do café da manhã de seu aniversário.
Nesta manhã o Papa quis que estivessem presentes na missa o pessoal da própria Domus, de forma que a comemoração de seu aniversário acontecesse em um clima familiar.
O Evangelho da genealogia, rico de nomes dos antepassados de Jesus, deu a oportunidade ao Pontífice para recordar com carinho durante a homilia também o nome de alguns colaboradores presentes.
Junto com Francisco celebrara a missa o decano do Colégio Cardinalício, cardial Angelo Sodano, representando o próprio Colégio. Depois da missa, como já é de costume, o Papa saudou todos pessoalmente, O secretário de Estado vaticano, monsenhor Pietro Parolin, deu os parabéns a Francisco também em nome de seus colaboradores na Secretária de Estado.
Aos comprimentos se juntou o diretor da Casa Santa Marta, monsenhor Battista Ricca, que também é o padre do IOR, acompanharam as comemorações com um canto. Em seguida todos participaram do café da manha no refeitório da Domus.
Por sua vez, o Centro de Televisão Vaticano realizou um breve vídeo, "Parabéns Papa Francisco", como uma homenagem ao Pontífice "Que veio quase do fim do mundo".

Em 1 minuto e 45 segundos, aparecem algumas das imagens mais belas e marcantes dos primeiros nove meses de pontificado de Francisco, entre elas a fumaça branca, avisando que o novo Papa tinha sido eleito, a lavagem dos pés dos garotos presos em uma casa de recuperação, o abraço com o papa-emérito Bento XVI, a viagem à Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. 
Fonte: Exame.com

SANTO DO DIA

17 de dezembro
Olímpia nasceu no ano 361, na Capadócia. Pertencia a uma família muito ilustre e rica dessa localidade, mas ficou órfã logo cedo. Aos vinte anos de idade se casou com o governador de Constantinopla, ficando viúva alguns meses depois. Desejando ingressar para a vida religiosa afastou-se de todos os possíveis pretendentes.
Esta atitude irritou o imperador Teodósio, que mandou confiscar-lhe os bens. Ao invés de reclamar, Olímpia agradeceu porque não precisaria mais perder tempo com a administração das propriedades. Entretanto o imperador, ao saber da generosidade de Olímpia, acabou restituindo-lhe os bens. Ela pode então continuar suas obras de caridade com maior intensidade.
Mas seu sofrimento não acabou. Contraiu doenças dolorosas. Conta a tradição que Olímpia jamais pronunciou qualquer reclamação. Desse modo de tornou um modelo perfeito aos cristãos de seu tempo. Era tão competente que aos trinta anos de idade se tornou diaconisa da Igreja, dignidade só concedida às viúvas com mais de sessenta anos. Olímpia morreu no ano 408. 

Santa Olímpia, rogai por nós!