quarta-feira, 27 de novembro de 2013

FRANCISCO PROPÕE UMA REFORMA GERAL NA IGREJA - ATÉ NO PAPADO

         O papa Francisco propôs nesta terça-feira uma reforma em todos os níveis da Igreja católica, em sua primeira exortação apostólica, a "Evangelii Gaudium" (A alegria do Evangelho), na qual anuncia que está disposto, inclusive, a mudar o papel do papado.
A noção de incentivar a tomada de decisões colegiais e dar prioridade principalmente aos pobres também faz parte do primeiro documento do novo pontificado.
Francisco escreveu as 142 páginas da versão em espanhol do texto, que também alerta contra a violência gerada pela pobreza e implora pela liberdade religiosa para os cristãos no Oriente Médio.
"Corresponde a mim, como bispo de Roma, estar aberto às sugestões que se orientem para um exercício de meu ministério, que o torne mais fiel ao sentido que Jesus Cristo quis dar a ele, e às necessidades atuais da evangelização", escreveu o Papa.
A "conversão do papado", como chamou, se origina de "uma saudável descentralização" da Igreja e uma maior responsabilidade dos laicos, segundo Francisco.
O Papa defende a colegialidade e convida religiosos e sacerdotes a não temer "romper com os esquemas", a "serem audazes e criativos" e a evitar transmitir "uma multidão de doutrinas que tentam se impor pela força de insistência".
O pontífice propõe basicamente passar de um modelo de Igreja burocrática e doutrinária para uma Igreja missionária, alegre, aberta aos laicos e aos jovens.
O documento, no qual Francisco traça um mapa do caminho do pontificado do primeiro chefe de Igreja latino-americano, o Papa quer uma instituição que dê prioridade aos pobres e denuncie o sistema econômico vigente no mundo.
"Até que não se revertam a exclusão e a iniquidade dentro de uma sociedade e entre os distintos povos, será impossível erradicar a violência", afirma o documento.

Fonte: Exame.com

SANTO DO DIA

27 de novembro

Nasceu na primeira década do século oitavo e foi batizado com o nome católico de Virgílio. Sentiu-se atraindo pela vida monástica e tornou-se monge na Irlanda. Mas em 743 deixou a ilha para evangelizar o continente e não voltou para sua terra natal. 
Residiu no reino dos francos na época do imperador Pepino, o breve. Mas logo foi cogitado para morar em Salisburgo, no território austríaco. Nesta diocese foi escolhido para ser bispo. 
Mas por causa de divergências políticas e doutrinais com Bonifácio, o grande evangelizador da Alemanha, que não aceitou o processo de escolha de Virgílio para o episcopado, o monge iralndês precisou esperar a morte de Bonifácio para poder ocupar a cadeira em Salisburgo. Não era a pessoa de Vírgilio que desagradava Bonifácio, mas o fato da escolha dele ter sido pelos poderes políticos. 
Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura, dominava como poucos as ciências matemáticas. Abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus. Revolucionou a diocese de Salisburgo com o seu testemunho e converteu esse rebanho para a Redenção de Cristo. 
Morreu e foi sepultado na abadia de Salisburgo, em 27 de novembro de 784, na Áustria, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data a de sua tradicional festa. 

São Virgílio, rogai por nós!