quinta-feira, 14 de novembro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"Há muitos jovens vazios, porque há poucos adultos transbordando"
José Fernandes de Oliveira

JORNADA

Papa escolhe misericórdia como tema da JMJ em Cracóvia

Cidade do Vaticano - A misericórdia, palavra-chave do pontificado de Francisco, foi escolhida como tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) católica prevista para julho de 2016 em Cracóvia, anunciou o Vaticano nesta quinta-feira.
A JMJ é realizada anualmente, mas apenas uma vez a cada dois ou três anos elas têm a participação do Papa, como aconteceu em julho deste ano, no Rio de Janeiro.
"Francisco escolheu três temas para as próximas três edições das jornadas mundiais, que marcam as etapas de preparação espiritual, que, no espaço de três anos, vão levar à celebração internacional prevista para Cracóvia (Polônia), em julho de 2016", explica um comunicado da Santa Sé.
O Vaticano informou que a pobreza espiritual, outro tema caro ao Papa argentino, será o tema da edição de 2014. Jovens católicos serão convocados a meditar sobre a bondade de Jesus, em seu "Sermão da Montanha" narrado pelo evangelista Mateus: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque o reino dos céus é deles".
Em 2015, eles meditarão sobre a pureza do coração: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus".
Finalmente em 2016, em Cracóvia, o tema de reflexão será: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia".
O Vaticano lembrou que o Papa havia pedido no Rio de Janeiro que a juventude "lesse as bem-aventuranças para que fossem colocadas em prática na vida".

O tema da "misericórdia" - a possibilidade de o homem se reconciliar consigo mesmo, com os outros e com Deus, pedindo perdão - é o cerne da mensagem do Papa Francisco desde sua eleição, em março.
Fonte: Exame. com

PARABÉNS AO NOSSO PADRE

Hoje, dia 14 de novembro, celebramos o aniversário natalício do Padre Hipolito, Administrador Paroquial da Paróquia de Santo Antônio – Marcelino Vieira/RN. Todos nós nos alegramos pela vida preciosa do nosso Padre, pois o próprio Deus o sonhou, o criou para ser inteiro D’Ele.
É um exemplo de uma pessoa que luta para agradar Jesus em tudo, levando  esse amor misericordioso. Peçamos a Santo Antonio que seja sempre o abrigo do Padre Hipolito, e que nossa Senhora, nossa Mãe fiel, sempre passe a frente de sua vida e missão, pois antes que nascesse Deus já reservava seu caminho. Sabia que poderia contar com sua colaboração.

E hoje somos nós que agradecemos a Deus por Ele ter colocado no mundo uma pessoa como o senhor. Que Deus derrame sobre ti  muitas graças e bênçãos, saúde, paz para que continue conosco nesta missão.
Agradecemos por fazer parte da nossa "história”.
Parabéns!! Felicidades.

Um forte abraços de todos os Paroquianos e de toda comunidade Vieirense. Conte com nossas orações.

PORTAL DE NOTÍCIAS

Estátua de Jesus Cristo permanece intacta após passagem do tufão Haiyan

Em meio aos destroços um fotografo registrou uma estatua de Jesus Cristo que permanece de pé na cidade de Tanawan após supertufão Haiyan atingir Filipinas na última sexta-feira,8. Cerca de 4,5 milhoes de pessoas de 36 províncias do país foram afetados pelo tufão, das quais 330 mil estão em abrigos.
No último domingo, 10, o Papa Francisco mandou uma mensagem em solidariedade através do secretário de Estado, dom Pietro Parolin, na qual o Santo Padre se diz "profundamente triste com a destruição e perda de vidas causadas pelo supertufão".
"O número que eu tenho neste momento é de cerca de 2 mil, mas pode ser ainda maior" declarou neste terça-feira,12, o presidente das Filipinas, Benigno Aquino, em entrevista à rede americana CNN.
Em entrevista a BBC Brasil a vice-chefe da delegação do Comitê da Cruz Vermelha Internacional nas Filipinas, a brasileira Graziella Leite Piccolo, afirmou que a situação no país é avassaladora.
Segundo ela, falta de luz, problemas na rede telefônica agravam ainda mais a situação, bem como, o fato dos geradores elétricos das tendas hospitalares emergenciais que estão deixando de funcionar com a falta de combustível.
Ainda de acordo com a reportagem da BCC Brasil com base em relatos de sobreviventes as ruas estão com corpos em decomposição e há pressa em enterrar os mortos em valas comuns. Faltam água, comida e alimentos.
Brasileiros que vivem nas Filipinas mobilizam-se para levantar doações para os sobreviventes do tufão Haiyan. Na internet diversas campanhas ganham força através das redes sociais.
Em entrevista ao grupo ACI o coordenador regional da Cáritas Ásia, Eleazar Gómez, declarou nesta quarta-feira, 13, que "será necessário um plano de reabilitação e de reconstrução de grande porte para restituir uma vida normal à população". Segundo o coordenador, que é filipino, a Igreja Católica está comprometida na ajuda aos necessitados nas regiões atingidas. (JS/Com Agências)
Foto: Folha de São Paulo

Da redação do Portal Ecclesia.

SANTO DO DIA

14 de novembro

A Igreja venera pelo menos dois santos com o nome de Serapirão. Um deles foi monge dos primeiros séculos e viveu vida de solidão no encontro com Deus. O segundo, aquele do qual vamos conversar, era filho de nobres ingleses e viveu no século XII.
Serapião ainda jovem seguiu o pai na carreria militar, auxiliando nas esquadras do lendário rei Ricardo Coração de Leão. Durante um naufrágio próximo de Veneza o jovem foi aprisionado pelo duque da Áustria. Entretanto o duque gostou da inteligência e da vida crsitã exemplar do jovem e o conservou na corte como acessor.
Após a morte dos pais, Serapião resolveu ficar na Áustria e passou a combater junto aos exércitos cristãos contra os muçulmanos. Conheceu assim o exército do rei Afonso III da Espanha e ingressou nas fileiras do combate. Como militar lutou em várias cruzadas.
Em 1220, morando na Espanha, conheceu Pedro Nolasco, santo fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Estes se dedicavam em defesa da fé, buscando libertar os cristãos cativos entre os muçulmanos. Serapião ingressou na Ordem e recebeu o hábito mercedário em 1222.
Numa campanha de libertação acabou preso. Como não tinha dinheiro para pagar liberdade nem renegou a fé, Serapião acabou sendo assassinado. Colocado numa cruz teve todas as juntas dos seus ossos quebradas. Tudo aconteceu no dia 14 de novembro de 1240. 

São Serapião, rogai por nós!