quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"O mais importante não é o que fazemos, 
mas o espírito que nos move a fazê-lo".
André Bazin

SANTO E HOMEM

Encontra-se a venda na Secretaria Paroquial o Livro: SANTO E HOMEM, O Papa João Paulo II.Trata-se de um relato de aspectos pessoais inéditos do Papa João Paulo II: a amizade com o Autor, a paixão pelo esporte e pela natureza e, finalmente, a relação entre o atentado ao Papa, em 13 de maio de 1981 e a revelação do Terceiro Segredo de Fátima.


Adquira já o seu!

PORTAL DE NOTÍCIAS

A Igreja Católica nas Filipinas está mobilizando diversas iniciativas para auxiliar as vítimas do Tufão que na última sexta-feira, 8, atingiu o país. Várias campanhas foram lançadas por instituições religiosas, associações e fiéis.
Por meio da “Caritas Ásia”, o auxílio aos desabrigados começou imediatamente após a passagem do tufão apelidado de “Haiyan-Yolanda”. De acordo com o coordenador regional da instituição, Eleazar Gomez, a destruição no momento é incalculável, e a estimativa é de que mais de 900 mil pessoas estejam desabrigadas.
“Será necessário um plano de reabilitação e reconstrução em larga escala para que a população volte à vida normal. Estamos próximos das pessoas afetadas pelo luto e apelamos por uma mobilização internacional de governos, ONGs e ajuda privada ", declara Gomez
O Pontifício Instituto para as Missões Exteriores (PIME) deu inicio nesta terça-feira, 12, a uma campanha de doações. A sede da instituição está recebendo todo o tipo de doações para repassar às vítimas.
"Agora precisamos de ajuda imediata: alimentos, remédios, roupas. Mas haverá muito o que fazer, mesmo depois, para a reconstrução das áreas devastadas”, pede o superior regional do PIME, Padre Gianni Re. Os recursos arrecadados serão administrados no local pelos missionários do PIME presentes nas Filipinas desde 1968.
A Diocese de Palo, que inclui a cidade de Tacloban, está entre as regiões mais afetadas. Somente nesta localidade, mais de 150 mil pessoas perderam suas casas. O Santuário de Santo Nino é o ponto de referência para recolher as doações, as 15 paróquias de Tacloban serão os locais de distribuição aos necessitados.
As medidas possibilitarão que o auxílio chegue de modo mais rápido e direto à população. A Arquidiocese de Cebu foi destinada a receber os desabrigados, assim como as paróquias da Olha de Palawan.
A tempestade tropical, com ventos de até 300 km/h, já é considerada a pior na história do país. Autoridades locais estimam que mais de dez mil pessoas tenham morrido, porém as buscas por sobreviventes ainda não terminaram. 

Fonte: Canção Nova

INTERNACIONAL


"Infelizmente, as vítimas são muitas e enormes os danos”, disse o papa Francisco após a oração mariana do Angelus.
O papa recordou a tragédia ocorrida nas Filipinas na última sexta-feira, 8, quando milhares de pessoas foram atingidas pelo tufão Haiyan-Yolanda.
O papa solicitou aos fieis que estavam na Praça de São Pedro um minuto de silêncio. Em seguida, todos rezaram uma Ave Maria. “Rezemos por esses nossos irmãos e irmãs e façamos chegar a eles a nossa ajuda concreta”, pediu Francisco.
Telegrama
Francisco já havia manifestado seu pesar pelas vítimas, por meio de um telegrama, ao presidente das Filipinas, Benigno Aquino III.

Na mensagem, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, dom Pietro Parolin, o papa afirma estar “profundamente triste com a destruição e perda de vidas causadas pelo super tufão” e manifesta solidariedade a todos os atingidos pelo furacão.
Fonte: Canção Nova

SANTO DO DIA

13 de outubro

Diogo nasceu em Alcalá do Porto, em Sevilha, por volta do ano de 1400. Filho de pais muito pobres e simples, viveu como monge eremita, em penitência e oração. Alimentava-se somente com os produtos da pequena horta que cultivava e se vestia com as roupas velhas que o povo lhe dava. Possuidor de dons místicos e inteligência infusa, sua piedade e bondade eram tão reconhecidas que logo ganhou fama de santidade. Depois de alguns anos isolado, resolveu fazer-se franciscano.
Em 1441, o Diogo foi enviado como missionário às Ilhas Canárias. Seu trabalho dedicado valeu-lhe o cargo de superior da ordem. Mas sua atuação não era bem vista pelos colonizadores, pois Diogo defendia os indígenas locais, colocados na condição de escravos pelos dominadores. Assim, tornaram sua atuação muito difícil. Com tantas pressões ele teve que voltar para a Espanha, em 1449.
Na Europa o zeloso irmão não ficou parado. Mudou-se para Roma e lá trabalhou como ninguém na assistência aos doentes. Era respeitado e venerado, mas precisou voltar para a Espanha, onde retomou seus trabalhos como porteiro e cozinheiro.
Morreu em 12 de novembro de 1463 com fama de santidade. 

São Diogo de Alcalá, rogai por nós!