segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"Crer em Deus significa também crer no mundo, na vida, na beleza e na felicidade".
Michèle Aumont

REFLEXÃO DIÁRIA

Servir primeiro a Deus!

"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou
odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro"(Cf. Lc. 16,13).
O nosso testemunho individual e comunitário deve mostrar ao mundo que as riquezas materiais, o ajuntar dinheiro, a avareza, não podem ser o valor último a orientar toda a vida humana. Ao contrário, quem coloca o dinheiro como o centro de sua vida, "com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz"(cf. Lc 16,8). Por isso muitas vezes observamos que as pessoas que não tem fé se dão melhor em seus negócios, porque não recolhem impostos, porque são desonestos, porque não tem a honestidade como regra de vida. Por isso o próprio profeta Amós nos adverte, com a sua palavra bem atual, parecendo que esta primeira leitura da liturgia foi escrita para os dias de hoje: "E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos e adulterar balanças, dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?” (cf. Am 8,5-6).
As pessoas, que de alguma maneira ou forma, detêm a responsabilidade pelo bem comum das pessoas, devem exercitar o seu ofício com sensibilidade aos ensinamentos de Cristo, indo ao encontro dos mais humildes, sofredores e necessitados. Não nos deixemos levar pela tentação da riqueza, do poder, da opressão. Porque não é só o dinheiro que oprime. O poder despótico oprime mais do que aqueles que compram, com dinheiro ou com respostas financeiras, as pessoas: "E eu vos digo: usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?” (Cf. Lc 16,9-12).
Quem coloca o dinheiro como centro da sua vida, quem coloca o poder para oprimir os demais, como obsessão, é chamado a abrir o seu coração à graça divina e reconhecer que somente em Deus encontramos a verdadeira segurança. Tenho observado a obsessão de algumas pessoas, dentro da Igreja, na contra mão da misericórdia ensinada pelo Papa Francisco, a destruir as pessoas que lhe fazem sombras ou que lhe incomodam na sua insignificância. Da mesma maneira que estas pessoas usam de dinheiro para comprar posições, amizades e para perseguir, se esquecem que da mesma maneira que feri o outro com ferro será ferido da mesma maneira: "Quem com ferro feri com ferro será ferido!".
Ouçamos pois, a advertência de que o dinheiro e o poder não combinam com Jesus, para que saibamos cada vez mais nos desapegar dos bens materiais e, como disse meu irmão Dom Hugo Maria, bispo emérito de Almenara: "desapegar da "mitrinha", da "mentalidade principesca" e da obsessão em perseguir o outro", para testemunhar, como nos ensina Jesus e o Papa Francisco a MISERICÓRDIA, a FRATERNIDADE, a JUSTIÇA, a PAZ e a FÉ.
Quem não serve a Deus nos irmãos e quem não acolhe o irmão, deixando o seu passado de lado, olhando para frente, não pode ser cristão, não pode comungar e não pode atualizar os mistérios sagrados. Sejamos ministros da misericórdia e do serviço generoso!

Dom Eurico dos Santos Veloso


Colunista do Portal Ecclesia.

ROMARIA DA JUVENTUDE

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró realizou mais uma Romaria da Juventude que chega a sua 17ª edição. Um grande número de Jovens provenientes de várias cidades do Alto Oeste compareceu ao evento. A Romaria acontece no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, em Patu/RN. A manhã começou com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (Centro), presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e em seguida foi realizada a grande caminhada até o Santuário. A animação ficou por conta das bandas: PJ Samba, Ministério Magnificat e Swing Louvor, além de apresentações culturais e Adoração ao Santíssimo Sacramento.









PORTAL DE NOTÍCIAS

JMJ 2016 na Cracóvia será de 25 de julho a 1º de agosto

         
           A próxima Jornada Mundial da Juventude já tem data marcada. O maior evento da juventude mundial, a ser realizado em Cracóvia, na Polônia, será de 25 de julho a 1º de agosto de 2016.
O anúncio foi feito, segundo o jornal L’Oservatore Romano, pelo cardeal arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz. A informação foi divulgada através de um comunicado do Gabinete Católico de Peregrinações. 

.: Reveja todas as notícias sobre a JMJ Rio2013
O local da próxima JMJ já havia sido anunciado pelo Papa Francisco na Missa de envio da JMJ Rio2013, realizada de 23 a 28 de julho deste ano. Poucos dias após o anúncio, a arquidiocese de Cracóvia criou um site oficial para o evento -www.krakow2016.com, com conteúdo disponível em seis idiomas: inglês, polonês, alemão, espanhol, francês e italiano.
Embora faltem mais de 2 anos para o evento, os preparativos já começaram. Em setembro, representantes das dioceses da Polônia reuniram-se em Varsóvia para dar início ao calendário da JMJ 2016. Na época, falou-se da criação de uma comissão mista e da definição de setores específicos da organização.  

A Polônia já sediou a JMJ em sua quinta edição, realizada em 1991, em Czestochowa. Após 25 anos, o evento retorna para a terra natal do fundador da Jornada, o beato João Paulo II, que será canonizado em 27 de abril de 2014. 
Fonte: Canção Nova

SANTO DO DIA

04 de novembro

Carlos nasceu no castelo da família, próximo de Milão, a 02 de outubro de 1538. O pai era o conde Gilberto Borromeu e a mãe era Margarida de Médicis, a mesma casa da nobreza de grande influência na sociedade e na Igreja. Carlos era o segundo filho do casal, e aos doze anos a família o entregou para servir à Deus, como era hábito na época.
Levou a sério os estudos diplomando-se em Direito Canônico, aos vinte e um anos de idade. Aos vinte e quatro anos já era sacerdote e Bispo de Milão. Usando sua formação jurídica, Carlos liderou uma reforma na organização administrativa da Igreja.
Conquistou a colaboração de instituições, das escolas, dos jesuítas, dos capuchinhos e de muitos outros. Foi um dos maiores fundadores que a Igreja possuiu. Criou seminários e vários institutos de utilidade pública para dar atendimento e abrigo aos pobres e doentes, o que lhe proporcionou o título de "pai dos pobres".
Chegou o ano 1576 e com ele a peste. Milão foi duramente assolada. Carlos Borromeu visitava os contaminados, levando-lhes o sacramento e consolo, num trabalho incansável que lhe consumiu as energias. Tanto esforço humano acabou consumindo sua saúde.
Morreu anos depois se dizendo feliz por ter seguido os ensinamentos de Cristo e poder se encontrar com ele de coração puro. Tinha apenas quarenta e seis anos de idade. 

São Carlos Borromeu, rogai por nós!