quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti".
Thomas Browne

REFLEXÃO:

Uma historinha sobre gastar a vida: A libélula


Num lugar muito bonito, onde havia árvores, flores e um lindo lago, surgiu um casulo. E quando ele se rompeu, de dentro saiu voando uma linda libélula. E ela ficou tão encantada com o lugar, que voou por cada pedacinho. Brincou nas flores, nas árvores, no lago, nas nuvens…
E quando ela já tinha conhecido tudo, no alto de uma colina, avistou uma casa - a casa do homem. E a libélula havia de conhecer a casa do homem. E foi voando pra lá. E então, a libélula entrou por uma janela, justo a janela da cozinha. E nesse dia, uma grande festa era preparada. Um homem com um chapéu branco grande dava ordens para os criados. Mas a libélula não se preocupou com isso: brincou entre os cristais, se viu na bandeja de prata, explorou cada pedacinho daquele novo mundo.
Quando de repente, ela viu sobre a mesa uma tigela cheia de nuvens! E a libélula não resistiu, poisela tinha adorado brincar nas nuvens, então mergulhou! Mas quando ela mergulhou: “Ahhhhhhhh!” Aquilo não eram nuvens, e ela foi ficando toda grudada, e quanto mais ela se mexia tentando escapar, mais ela afundava! E a libélula então começou a rezar, fazia promessas e dizia que se conseguisse sair dali, dedicaria o resto de seus dias a ajudar os insetos voadores. E ela rezava e pedia! Até que o chefe da cozinha começou a ouvir um barulhinho, e ele não sabia que era a libélula rezando. Quando olhou na tigela de claras em neve. “Arghhhh, um inseto!” E ele pegou a libélula e a atirou pela janela.
A libélula, então, se arrastou para um pedacinho de grama, e sob o sol começou a se limpar. E quando ela se viu liberta, ahhhhh ela estava tão cansada que se virou pra Deus e disse: “Eu prometi dedicar o resto de minha vida a ajudar os outros insetos voadores, mas agora eu estou tão cansada, que prometo cumprir minha promessa a partir de amanhã!”

E a libélula adormeceu… Mas o que ela não sabia, e você também não sabe, é que as libélulas vivem apenas um dia. E naquele pedacinho de grama, a libélula adormeceu, e não mais acordou...

PORTAL DE NOTÍCIAS

Revista italiana afirma que Papa Francisco foi espionado pela NSA

Depois as notícias de que os Estados Unidos estariam espionando paizes aliados como Brasil, França e Alemanha, a mais nova revelação apresenta o Estado do Vaticano.
Segundo a reportagem da revista "Panorama" que irá as bancas nesta quinta-feira, 31, o Vaticano também foi espionado pela Agência de Segurança Nacional (NSA). As converas monitoradas pela NSA incluiam a residência de cardeal argentino, Jorge Mario Bergoglio, em momentos anteriores ao Conclave que o elegeu Papa em março deste ano, dentre outros organismos de Roma.
As ligações do Vaticano estavam entre as 46 milhões de conversas monitoradas na Itália no período de 10 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013. Na reportagem são citados documentos oriundos do ex-técnico da CIA Edward Snowden onde possivelmente teria continuado por ocasião das reuniões dos cardeais e no Conclave.
O porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, declarou que a Santa Sé não tem informações sobre o caso e que não há nenhuma preocupação com relação ao assunto. De acordo com o "Panorama", as chamadas do Vaticano eram monitoradas e receberam classificação de quarta categoria, relacionada à "intenções de liderança", "ameaças ao sistema financeiro", "política externa" e "direitos humanos".
A reportagem recorda que o então cardeal arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, já havia sido mensionado em documentos de Julian Assange, fundador do WikiLeaks. Há a suspeita de que as conversas tenham sido monitoradas sobre a escolha do novo presidente do Banco do Vaticano, Ernst Von Freyberg. (JS/Com Agências)


Da redação do Portal Ecclesia.

ENTRE OS MAIS PODEROSOS DO MUNDO

Papa Francisco no ranking de 2013 da Forbes


Nesta quarta-feira (30), a revista "Forbes" divulgou a lista dos líderes mundiais considerados os "mais poderosos do mundo em 2013". O Papa Francisco apareceu na quarta posição no ranking da revista americana.
Eleito em março deste ano para suceder Bento XVI, que em 2012 apareceu em 5º na lista, o Pontífice argentino é considerado a grande novidade da edição, uma posição a frente de seu predecessor.
Francisco ainda supera a chanceler alemã, Angela Merkel (59 anos), em 5° lugar, e da presidente brasileira, Dilma Rousseff, que aparece em 20° lugar na lista de pessoas mais poderosas do mundo em 2013, caindo duas posições em relação ao ano passado.
Segundo a "Forbes", a eleição de Francisco "infundiu uma nova energia à maior religião do mundo, com 1,2 bilhão de adeptos em todo o planeta", bem como, sendo o "primeiro jesuíta e latino-americano pastor de Cristo prega a compaixão pelos pobres e um papel maior para as mulheres".
A simpatia de Francisco parece conquistar também ambientes fora do universo religioso, sobretudo, sua atenção aos pobres e despretigiados, o interesse na reforma da Cúria Romana e a capacidade de mobilização em torno do bem comum.
Um exemplo disso foi a convocação para 07 de setembro passado de um dia de oração e jejum pela paz na Síria reunindo fiéis no mundo inteiro em unidade com o Papa pela intenção. (JS)

Da redação do Portal Ecclesia.

SANTO DO DIA

31 DE OUTUBRO

Afonso Rodrigues nasceu na Espanha, em 25 de julho de 1532. Pertencia à uma família pobre e profundamente cristã. Após viver uma sucessão de fatalidades pessoais, Afonso encontrou seu caminho na fé. A primeira provação foi a morte do pai. Diante da ausência paterna, Afonso assumiu os negócios da família.
Com 23 anos Afonso casou-se e o seu matrimônio gerou dois filhos. Mas aí veio a segunda provação: sua esposa adoeceu gravemente e faleceu. Em seguida seus filhos também faleceram. A perda da família fez Afonso decuidar-se dos negócios.
Afonso entrou então numa profunda crise espiritual. Retirado na própria casa, rezou e meditou muito e resolveu dedicar sua vida completamente à serviço de Deus servindo os semelhantes. Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571 e um noviciado de sucesso, foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas na ilha de Maiorca.
No colégio exerceu somente a simples e humilde de porteiro, por quarenta e seis anos. Se materialmente não ocupava posição de destaque, espiritualmente era dos mais engrandecidos entre os irmãos. Recebera dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura. 

Santo Afonso Rodrigues, rogai por nós!