sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"Só é útil o conhecimento que nos faz melhores".
Sócrates

A IGREJA NO MUNDO

Em Rede Social, sacerdote americano sugere nomeação de mulheres como cardeais

O padre jesuíta James Keenan, professor de Teologia Moral no Boston College, em postagem na sua página pessoal no Facebook, defendeu ao candidatura de mulheres ao cardinalato da Igreja.
Na lista de Keenan as mulheres que segundo ele poderiam está entre os cardeais católicos estão a professora de ecumenismo no Trinity College de Dublin, Linda Hogan, a professora de teologia no Instituto Católico da África Ocidental, irma Teresa Okure, da Nigéria, e a diretora adjunta do Serviço Jesuíta aos Refugiados da Austrália, Maryanne Loughry. De acordo com o jesuíta, elas representa um perfil adequado para a função.
Keenan sugeriu que seus seguidores acrescentassem nomes à lista de mulheres de seus próprios países que poderiam ser boas "cardinalesas". "Não deveríamos usar as redes sociais para colocar alguns nomes lá (Roma)".Em Março após a eleição do Papa Francisco, James Keenan havia declarado o desejo ''Que o Papa Francisco expanda o papel das mulheres'' na Igreja.(JS)

 Da redação do Portal Ecclesia.

PORTAL DE NOTÍCIAS

Na íntegra entrevista de Francisco: "Deus não é católico", afirmação que o Papa nunca fez.



Nas últimas semanas Portais de grandes agências nacionais e internacionais veicularam matérias a respeito da entrevista concedida pelo Papa Francisco a Eugenio Scalfari, do jornal italiano La Reppublica. No Brasil, a suposta afirma de Francisco de que "Deus não é católico" declarado ao jornalista ateu teve destaque nos principais sites de notícias protestantes.
O padre Thomas Rosica, assistente da Sala de Imprensa da Santa Sé, no dia 07 de outubro assinalou uma série de erros na recente entrevista com o Papa Francisco publicada pelo jornal italiano La Repubblica

A seguir na íntegra a entrevista do Papa Francisco a Scalfari em que em nenhum momento faz a suposta afirmação. A tradução foi publicada no Brasil pelo Instituto Humanitas Unisinoshttp://www.portalecclesia.com/2013/10/na-integra-entrevista-de-francisco-deus.html

SANTO DO DIA

18 de outubro

Lucas nasceu na Antioquia. Era médico, pintor e possuidor de uma vasta cultura. Foi convertido e batizado por São Paulo. No ano 43 já viajava ao lado do apóstolo Paulo, sendo considerado seu filho espiritual. Assim, através de seus escritos, Lucas tornou-se o relator do nascimento de Jesus e o principal biógrafo da Virgem. 
Lucas é um dos quatro evangelistas. O seu evangelho é reconhecido como o do amor e da misericórdia. Além do Evangelho, escreveu os Atos dos Apóstolos, onde registrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva. 
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Parece que Lucas recebeu de Maria muitas informações sobre a infância de Jesus. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego. 
Quando das prisões de São Paulo, Lucas acompanhou o mestre, tanto no cárcere como nas audiências. A tradição cristã nos diz que depois do martírio de São Paulo, Lucas continuou a pregação. Ele teria seguido pela Itália, Gália, Dalmácia e Macedônia. 

São Lucas, rogai por nós!