quarta-feira, 16 de outubro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"Todo o homem sábio ama a esposa que escolheu".
Homero

16 DE OUTUBRO

Há 35 anos era eleito o primeiro papa polonês da história da Igreja

No dia 16 de outubro de 1978 era eleito o primeiro Papa polonês da história. Escolhido pelo colégio cardinalício, o jovem cardeal Karol Jozef Wojtyla, optou pelo nome de João Paulo II, em homenagem ao seu predecessor, João Paulo I, falecido após 33 dias de Pontificado.
As primeiras palavras após o anúncio oficial do “Habemus Papam”, surpreenderam pela simpatia e simplicidade. Um Papa vindo de um “país distante”, como ele mesmo afirmou, marcaria a história da Igreja, com 26 anos de Pontificado. 
"Não sei se posso explicar-me bem na vossa... na nossa língua italiana. Se errar, vós me corrigereis. E assim me apresento a vós todos, para confessar a nossa fé comum, a nossa esperança, a nossa confiança na Mãe de Cristo e da Igreja, e também para começar de novo a percorrer um caminho da história e da Igreja, com a ajuda de Deus e coro a ajuda dos homens”, declarou do alto da sacada da Basílica Vaticana. 
O penitenciario-mor emérito da Santa Sé, Cardeal Manuel Monteiro de Castro, considera João Paulo II, como a “personalidade mais relevante” do século XXI. “Ele levou a palavra de Deus, palavra de fraternidade, de amor, de tranquilidade, de serenidade e bem-estar a todos os continentes”, destaca.
O cardeal português teve oportunidade de receber o Papa polonês em sua primeira visita ao México, e acompanhou-o ainda nas viagens às Caraíbas, a San Salvador, Espanha e Portugal. Ele destaca a forte personalidade do Papa e sua “ação  vigorosa  na Igreja e também no mundo político e diplomático”.
Entre os principais documentos escritos por João Paulo II, destacam-se as 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas. Ele realizou 104 viagens internacionais. Foi o criador das Jornadas Mundiais da Juventude, que reúne milhões de jovens pelo mundo.
O Papa polonês faleceu no dia 2 de abril de 2005. Foi beatificado por Bento XVI, seu sucessor, no dia 1 de maio de 2011 e será canonizado em 27 de abril de 2014, por decisão do Papa Francisco.
A Igreja  celebra a memória litúrgica de João Paulo II em 22 de outubro, data que assinala o dia do início de seu Pontificado. No calendário de santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela “extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”.

Fonte: Canção Nova

PORTAL DE NOTÍCIAS

Cardeal Tarcísio Bertone despede-se da secretaria de Estado do Vaticano

Papa Francisco participou nesta terça-feira, 15, da cerimônia de despedida do Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone. O novo Secretário nomeado pelo Santo Padre em agosto, Dom Pietro Parolin, tomará posse em algumas semanas devido a uma pequena cirurgia à qual deverá se submeter.
Em carta dirigida ao Cardeal Bertone, o Papa expressou sua gratidão pela solicitude do cardeal ao longo de sete anos de trabalho no cargo. “Sete anos de trabalho intenso, vividos com grande generosidade e espírito de serviço. Também eu pude valer-me ainda, até hoje, da sua colaboração”.
Um aspecto particular destacado pelo Papa foi a fidelidade do até então secretário de Estado ao espírito de Dom Bosco, o espírito salesiano que ele soube conservar e testemunhar.
Dom Bertone, que é o carmelengo (cardeal mais velho) do colégio cardinalício, encerrou suas responsabilidades como Secretário de Estado com a peregrinação a Fátima, no aniversário da última aparição e no 60º da dedicação da Basílica do Santo Rosário. Ele disse que vê hoje com o Papa Francisco não tanto uma revolução, mas uma continuidade com o Papa Emérito Bento XVI, mesmo com as diversidades entre ambos.
“A escuta, a ternura, a misericórdia, a confiança são realidades maravilhosas que experimentei pessoalmente com o senhor, Santo Padre, na multiplicidade dos diálogos, nos gestos, nas surpresas dos telefonemas, nas tarefas que atribuiu a mim. Obrigado, Papa Francisco, pela sua benevolência!”, disse o cardeal.
Saudação ao novo Secretário
Na ocasião, o Papa também dirigiu sua saudação, mesmo na sua ausência, a Dom Parolin, que em breve tomará posse do cargo na Secretaria de Estado. Francisco disse que a Secretaria de Estado é bem familiar para o bispo.
“Ele conhece muito bem a família da Secretaria de Estado, trabalhou lá por muitos anos, com paixão e competência e com aquela capacidade de diálogo e de trato humano que são suas características. Em certo modo, é como um ‘voltar à casa’”.
Já no final de suas palavras durante a cerimônia, o Santo Padre agradeceu a todos os presentes pelo trabalho que prestam cotidianamente, trabalho que ele considera precioso para o seu ministério.

Fonte: Canção Nova Notícias

SANTO DO DIA

16 de Outubro

Margarida Maria nasceu em 22 de julho de 1647, na modesta família Alacoque. Teve uma infância e uma juventude conturbadas. Enfrentou uma grave doença que a manteve acamada por longo período. Como nada na medicina curava o seu mal, Margarida, então, prometeu a Nossa Senhora, entregar todos os seus dias a serviço de Deus, caso recuperasse a saúde. Para sua própria surpresa, logo retornou à sua vida normal. 
Assim, aos vinte e quatro anos de idade, entrou para a Ordem da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Viveu tempos de iluminação e sofrimento, dialogando com o próprio Cristo, que lhe falava sobre o amor e devoção à Eucaristia e ao Sagrado Coração. As visões e mensagens de Margarida Maria apontavam para o Deus do amor e da salvação. 
Margarida sofreu a crítica dos religiosos de sua época, que não aceitavam suas experiências místicas. Coube ao padre jesuíta Cláudio de La Colombière esclarecer a veracidade das intenções de Margarida. Aos poucos o culto ao Sagrado Coração de Jesus começou a ser difundido também entre os fiéis. E foi assim que, depois de algum tempo, esta mensagem estava espalhada por todo o mundo católico. 
Margarida Maria faleceu com apenas quarenta e três anos de idade. 

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!