sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"O mundo tornou-se perigoso, porque as pessoas aprenderam a dominar a natureza antes de dominar a si mesmas".
Mahatma Gandhi

REFLEXÃO:

CAMINHANDO COM JESUS


Caminhos percorremos, por ensinamentos passamos - mesmo sem perceber - mas a certeza que temos ao final do caminho é que independente de qual tropeço tenha doído mais, o importante foi saber que caminhamos com Jesus e que Sua Misericórdia é Infinita.

PADROEIRA DO BRASIL

Nossa Senhora Aparecida, mãe de Cristo, nossa mãe e padroeira do Brasil

Maria não é tudo isso senão porque uma íntima união com o “Paráclito”, o Santo Espírito de Deus a eleva, segundo os desígnios do próprio Deus, nosso Pai e Criador. Maria foi escolhida no mais íntimo do Coração de Deus, porque após isto traria em seu próprio ventre o Salvador da Humanidade, o Emanuel – Deus Conosco.
É Maria, a humilde mulher do serviço, que aceita os desígnios de Deus não como um “projeto qualquer”, mas sim como uma grande Missão de Amor e de carinho pela humanidade. Nela, vemos retomar o princípio da Reconstituição de toda a felicidade perdida no paraíso, Maria é o princípio da Nova Humanidade, é a porta de entrada para a concretização do plano de Deus para a humanidade. Como “nova Eva”, a “Ave Cheia de Graça” profetizou inspirada pelo Espírito Santo de Deus o que vemos se concretizar todos os dias: “Doravante, as gerações hão de chamar-me de Bendita” (Lc 1, 48).
Essa afirmação de Maria se faz presente todos os dias na “boca e no coração de nosso povo”, principalmente os mais pobres e necessitados, massacrados por uma sociedade onde imperam aqueles que mais têm; ou seja, quanto mais se tem, mais se manda! Porém esta não é a proposta do Evangelho, muito menos de Maria, Nela vemos a legítima defensora do povo pobre e excluído: “Derruba do trono os poderosos e eleva os humildes” (Lc 1, 52).
Ela nos deixa a certeza de seu carinho e amor pelo povo através de suas mais diversas “aparições”. Na cidade de Aparecida podemos contemplar de perto o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, aquela que se revela ao seu povo na cor negra, dentro de um período no qual predominava a escravidão desenfreada dos negros no Brasil; a “Virgem de pele morena” veio para ser sinal de contradição em meio a tudo o que estava acontecendo em nosso país. Ela quis se aproximar daqueles que mais necessitavam dela naquele momento e, de fato, o conseguiu. Nossa Senhora Aparecida é refúgio, porto seguro e rocha firme enfim, é Mãe Carinhosa que está sempre disposta a acolher a todos quantos recorrerem a ela. 
Queriam “tirar” o título de Nossa Senhora Aparecida de “Padroeira do Brasil”, isso é algo que acaba por ser inaceitável para o povo Brasileiro; Maria é Mãe, Padroeira porque o povo necessita dessa mãe que o acolha e nada, muito menos alguém vai conseguir tirar de nosso povo aquilo que de mais lindo ele preserva: A Fé em Deus e a Confiança em Nossa querida “Mãezinha Aparecida”.
O Amor de Maria é um amor sem reservas, que nos acolhe, nos dá carinho e o colo de uma Mãe que verdadeiramente nos ama e quer bem.
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e Nossa Mãe, Rogai Por Nós!
Luiz Fernando Miguel

Colunista do Portal Ecclesia 

SANTO DO DIA

11 de Outubro

Ângelo Giuseppe Roncalli, nasceu aos 25 de novembro de 1881, na Itália. Era o quarto filho de uma família de camponeses pobres. O ambiente religioso da família e a fervorosa atividade paroquial foram a sua primeira escola de vida cristã. 
Aos quinze anos de idade, foi admitido na Ordem franciscana, professando as regras no ano seguinte. Recebeu a Ordenação sacerdotal em 1904 em Roma e, no ano seguinte, foi nomeado secretário do novo Bispo de Bérgamo. Além disto, foi assistente da Ação Católica Feminina, colaborador no diário católico de Bérgamo e pregador muito solicitado pela sua eloqüência elegante, profunda e eficaz. 
Em 1921 teve início a segunda parte da sua vida, dedicada ao serviço da Santa Igreja. Ali exerceu a presidência nacional do Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé. O Papa Pio XI o elevou à dignidade episcopal. No mesmo foi nomeado delegado apostólico na Turquia e Grécia. Quando irrompeu a Segunda Guerra Mundial, ele estava na Grécia, onde procurou dar notícias sobre os prisioneiros de guerra. 
Consagrado Cardeal, em 1953, foi designado patriarca de Veneza. No Conclave de 1958 foi eleito Papa, tomando o nome de João XXIII, aos setenta e sete anos de idade. O seu pontificado, durou menos de cinco anos, e se tornou muito apreciado, sobretudo, porque lançou as Encíclicas "Pacem in terris" e "Mater et magistra". 
João XXIII convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II em 11 de outubro de 1962. Este Papa exalava odor de santidade, sendo assim reconhecido pelo seu rebanho que o chamava apenas de "Papa Bom". Morreu no dia 03 de junho de 1963 em Roma. 

Bem-aventurado Papa João XXIII, rogai por nós!