quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"Nenhum caminho de flores conduz à glória".
Jean de La Fontaine

EIS-ME AQUI SENHOR!

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.

Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado”.

Isaías 6:1-10

OUTUBRO: MÊS DAS MISSÕES

Juventude e missão: "ser missionário sem deixar de ser jovem!"

Constantemente somos interrogados sobre o papel do jovem na ação e missão da Igreja e, com isso, nos vemos diante de uma questão muito interessante e pertinente a cada um de nós: os jovens também são responsáveis pela atividade missionária da Igreja deixada por Jesus, isto é, eles também são responsáveis em “pregarem o evangelho a toda a humanidade” (Cf. Mc 16, 15) E ser jovem na Igreja não consiste em outra coisa a não ser isso, ser presença do Evangelho no meio em que vivemos, seja na escola, na faculdade, no trabalho, com os amigos e, principalmente, em nossa família.
Somos convocados também a sermos missionários. Mas, antes de tudo, como é possível ser jovem e missionário? Eis uma resposta bem clara e objetiva: sendo como devemos ser, sendo autênticos, amando verdadeiramente e sem reservas, vivendo coerentemente a proposta do Evangelho e, acima de tudo, traduzindo em gestos e ações aquilo tudo que ouvimos da Palavra de Deus. Em resumo, ser um jovem missionário é ser um jovem autêntico, transparente e coerente. Ser Missionário é também demonstrar que temos os pés e a cabeça na realidade, o coração e os ouvidos na Palavra de Deus.
A juventude está em “todo canto”, mas hoje se encontra mais facilmente jovens que estão “on-line”, na internet, nas redes sociais, como por exemplo, blogs, Messenger, Orkut, Twitter, Facebook, Skype, entre outros e, com isso, podemos correr o grande risco de não querer mais o contato pessoa a pessoa e preferirmos ficar acomodados à comunicação distante. Porém não podemos nos esquecer que esses são segundo o Papa Bento XVI, os novos areópagos da evangelização, isto é, as novas praças e “locais” onde a Igreja deve dar sua devida atenção. O Santo Padre também nos diz em sua reflexão para o 45º dia mundial das comunicações – 05 de junho de 2011 – que “Sobretudo os jovens estão a viver esta mudança da comunicação, com todas as ansiedades, as contradições e a criatividade própria de quantos se abrem com entusiasmo e curiosidade às novas experiências da vida.” Portanto, somos chamados a ser presença do Cristo em meio às mudanças do mundo moderno, especialmente no que se refere às comunicações.
Portanto, a partir disso tudo, qual é o estímulo que estamos dando aos jovens, de modo geral, para que façam parte, de fato, da Missão e Evangelização da Igreja? Será que estamos dando um claro e coerente testemunho de vida que possa atrair outros jovens para a Igreja? Essas e outras perguntas podem estar em nossa cabeça, porém devemos fazer valer a pena, fazer que a Missão aconteça realmente, missão esta que exige de nós um verdadeiro despojamento e desapego das coisas que nos prendem e nos impedem de sermos melhores; Missão requer Ressurreição, revisão de vida, aprimoramento dos dons e, sobretudo, abandono daquilo que nos afasta de Deus e dos nossos irmãos.

Que sejamos bons jovens missionários, abertos à Graça de Deus e a ação do Seu Espírito e que, auxiliados pela Virgem Maria possamos ser sinais da presença e do amor de Deus a todos aqueles que vierem a nós. Que a paz de Deus reine no coração de todos. Recebam meu carinho e meu abraço fraterno. Sejamos, de fato, jovens empenhados na construção de um Reino de Paz, Justiça e Fraternidade, Discípulos Missionários do Mestre Jesus, sentinelas da Verdade e da Liberdade, portadores da Boa Nova do Evangelho e de um “Novo Amanhã”.

NOTÍCIAS

Papa diz que trabalho do catequista deve "partir de Cristo"

O Papa Francisco reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 27, com os catequistas que participam do Congresso Internacional de Catequese, no Vaticano. A audiência com o Santo Padre ocorreu na Sala Paulo VI, com a presença de mais de 1600 pessoas que se dedicam a ensinar a fé católica às crianças, aos jovens e adultos.

No discurso proferido aos participantes, o Francisco agradeceu aos agentes da pastoral catequética pelo "serviço prestado à Igreja e na Igreja". O Santo Padre também afirmou que a catequese é um pilar para a educação cristã e considerou a necessidade de bons catequistas para o "belo" trabalho de "educar na fé".

Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

SANTO DO DIA

02 de setembro

O anjo da guarda nos ampara e nos defende dos perigos na nossa vida terrena. No salmo 90 nós podemos ler: "Porque aos seus anjos Ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra". 
Em um dos seus textos, São Francisco de Sales esclarece que a tarefa dos anjos é levar as nossas orações à bondade misericordiosa do Altíssimo e de nos informar se elas foram atendidas. Assim sendo, as graças que recebemos nos são dadas por Deus, que é o princípio e o fim de nossa vida, e os mensageiros destas graças são os anjos. 
A devoção dos Anjos é muito antiga, ganhando maior vigor na Idade Média. Foi nesta época que surgiu a idéia de representá-los com asas. Interessante notar que quando somos crianças somos convidados a rezar pelos anjos da guarda, costume que fica esquecido entre os adultos. Mas é bom notar que a presença dos anjos de Deus acompanham também a vida dos homens e mulheres na vida adulta. 
Esta celebração especialmente dedicada aos Anjos da Guarda começou na Espanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos. O dia 02 de outubro foi fixado em 1670, pelo Papa Clemente X. 

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!