segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BOA TARDE!



A pessoa que envelhece vai tomando, 
gradativamente, consciência
do que é eterno.
Romano Guardini

NOTÍCIAS

Papa escolhe o tema da fraternidade para o Dia Mundial da Paz de 2014

"Fraternidade, fundamento e caminho para a paz", este é o tema do 47º Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2014, o primeiro do Papa Francisco.
De acordo com um comunicado do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, o Pontífice escolheu a fraternidade como tema já que "desde o início do seu ministério como bispo de Roma, destacou a importância de superar a 'cultura do descartável' e de promover a 'cultura do encontro', para caminhar rumo à realização de um mundo mais justo e pacífico".
Diante dos inúmeros dramas que atingem a família humana, como pobreza, conflitos, criminalidade organizada e fundamentalismos, a fraternidade é fundamento e caminho para a paz.
Esses mesmos dramas e a cultura do bem-estar fazem perder o sentido da responsabilidade e da relação fraterna. Os outros, ao invés de nossos 'semelhantes', aparecem como antagonistas ou inimigos e muitas vezes como objetos. Não raramente, os pobres e os necessitados são considerados como um 'fardo', que impede o desenvolvimento. Ou seja, não são mais vistos como irmãos, chamados a compartilhar os dons da criação, os bens do progresso e da cultura.
Como afirmou em várias ocasiões o Santo Padre, é a fraternidade que pode vencer o difundir-se da globalização da indiferença e enraizar-se em todos os aspectos da vida, inclusive na economia, nas finanças, na pesquisa científica e na política.

Fonte: Rádio Vaticano

MENSAGEM DO DIA

"DÍZIMO: Garantia da bênção de Deus". 
(Ml 3,8-10)

SEJA UM(A) DIZIMISTA!



O dízimo é uma atividade ECLESIAL e BÍBLICA que visa despertar no cristão a sua conscientização de cooperação na condução RELIGIOSA da comunidade, onde expressamos a FÉ, o LOUVOR e o AGRADECIMENTO a Deus por tudo o que Ele nos dá, uma vez que pelo Batismo nos tornarmos filhos de Deus e membros de sua Igreja e, portanto, co-responsáveis por ela. É importante ressaltar que o dízimo contempla três dimensões a saber:
1 - Dimensão Religiosa: o dízimo deve suprir com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas ao culto e aos seus ministros. Gastos com o templo - construção e manutenção, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, entre outros. Enfim, é a utilização do dinheiro arrecadado na promoção de tudo o que diz respeito ao encontro do homem com Deus.
2 - Dimensão Social: Parte do dízimo deverá a ajudar os mais pobres da comunidade e também os de outras, especialmente através dos trabalhos sociais da comunidade. Ou seja, dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais. As nossas pastorais sociais cuidam da promoção do ser humano e neste seu trabalho de misericórdia e compaixão resgatam a dignidade dos irmãos assistidos. Assim sendo, os que por alguma razão não podem prover seu sustento, são responsabilidade da comunidade.
3 - Dimensão missionária: o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas dentro e fora do território da paróquia. Nesse mesmo compromisso de fidelidade a Deus, somos convocados a proclamar o Evangelho a todos os povos. Dessa forma, essa dimensão concretiza-se, quando, por meio do meu dízimo mensal:
• contribuo para que seja desenvolvido um trabalho pastoral eficiente;
• contribuo para que seja criada uma catequese eficaz;
• contribuo na formação de catequistas, animadores de comunidades;
• contribuo na formação de missionários para evangelizar;
• contribuo na preparação e envio de missionários.
O dízimo deve ser levado ao altar com alegria, devemos ser dizimistas porque desejamos esta união com Deus que é Todo BONDADE e MISERICÓRDIA.
Enfim, esta é a ESPIRITUALIDADE CATÓLICA DO DÍZIMO.
Procure a Pastoral do Dízimo ou a Secretaria Paroquial para que você possa se tornar um dizimista!

MÊS DA BÍBLIA: CURIOSIDADES

Concorra a nossa promoção do Mês da Bíblia e responda a nossa próxima pergunta:

Identifique no Livro de 2 Coríntios uma citação que relate a devolução do dízimo.

Mande a sua resposta com o seu nome para a nossa conta: paroquiastoantoniomv@gmail.com e concorra a uma Bíblia. Participe!

NOTÍCIAS

Papa Francisco poderia canonizar Pio XII, declara fonte vaticana

O Papa Francisco estaria considerando proclamar santo o Papa Pio XII, o grande Pontífice que sentou as bases do Concílio Vaticano II e que salvou a 800 mil judeus da morte. O Santo Padre tomaria esta decisão de modo similar como fez com o Papa João XXIII, a quem vai canonizar sem a mediação de um milagre como normalmente se requer nos procedimentos da Igreja.
Uma fonte autorizada da Congregação para as Causas dos Santos no Vaticano, que pediu permanecer no anonimato, disse em 25 de julho que "assim como o Papa Francisco decidiu a canonização de João XXIII, assim também está considerando fazer o mesmo com Pio XII".
Em 19 de dezembro de 2009 o então Papa Bento XVI aprovou o decreto das virtudes heroicas do Papa Pacelli, quer dizer o documento que demonstra que uma pessoa viveu a fé, a esperança e a caridade (o amor) em grau heroico. De acordo ao procedimento regular, agora é necessário um milagre para sua beatificação.
Mas se o Papa Francisco decide seguir adiante sem um milagre, poderia "inclusive canonizá-lo (a Pio XII) com a fórmula de scientia certa (certeza de conhecimento) e, portanto, inclusive passando por cima da beatificação", indicou a fonte.
"Somente o Papa pode fazer isso e o fará se assim o desejar".

O Papa Francisco está muito interessado em Pio XII porque "considera-o um grande, da mesma forma que João XXIII, embora seja por distintas razões", explicou a fonte.
Fonte: Portal Ecclesia

SANTO DO DIA

23 de setembro

Francisco nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Aos dezesseis anos, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, onde vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de Frei Pio. 
Depois da ordenação sacerdotal, em 1910, no Convento de Benevento, Padre Pio, como era chamado, ficou doente, tendo que voltar a conviver com sua família para tratar sua enfermidade, e lá permaneceu até o ano de 1916. Quando voltou, nesse ano, foi mandado para o Convento de São João Rotondo, lugar onde viveu até sua morte. 
No dia 20 de setembro de 1918, recebe os estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo em sus mãos, pés e no costado esquerdo, convertendo-se no primeiro sacerdote estigmatizado. 
Padre Pio passou toda sua vida contribuindo para a redenção do homem, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a Eucaristia. Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da Santa Missa. 
Era solicitado no confessionário, na sacristia, no convento, e em todos os lugares onde pudesse estar, todos iam buscar seu conforto, e o ombro amigo, que ele nunca lhes negava seu apoio e amizade. A todos tratou com justiça, lealdade e grande respeito. 
Durante muitos anos, experimentou os sofrimentos da alma, em razão de sua enfermidade e ao longo de vários anos, suportou com serenidade as dores das suas chagas. Padre Pio faleceu no dia 23 de setembro de 1968, aos oitenta e um anos de idade. 

Santo Pio de Pietrelcina, rogai por nós!