quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DÍZIMO É ABRIR O CORAÇÃO AO SENHOR


Lembramos uma bela palavra do Papa João Paulo II, na sua primeira carta dirigida a toda a humanidade, bem no começo do seu ministério: "ABRI AS PORTAS AO SALVADOR". São palavras sempre atuais.
Precisamos abrir as portas do coração para acolher Jesus, que quer entrar e estar em nós, que quer nos transformar com a força da sua palavra e a ação do Espírito Santo.
Dízimo não é questão de dinheiro: medir quanto devemos dar, perguntar qual a finalidade do dinheiro arrecadado pela Igreja. Dízimo é questão de conversão, é mudança de coração, é deixar-se penetrar pelo espírito de Deus, para podermos entender o que é ser cristão, o que significa ser Igreja e qual o meu compromisso com a comunidade a que pertenço, qual a minha vocação e a minha missão dentro da Igreja.
Abrir a porta do coração para Jesus Cristo significa entender a ordem do Senhor, quando diz: "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado, por acréscimo". (...)
O meu dízimo é colocar minha vida, meus talentos, meu tempo e meus bens a serviço de Deus em primeiro lugar. Dentro desta visão evangélica, seremos capazes de compreender a dimensão religiosa, social e missionária da Igreja, e do nosso dízimo também. 
Seja um dizimista na sua Paróquia!

Marilene Rossi - MEAC - Dias d´Á vila - BA

NOTÍCIAS

Dilma Rousseff aprova lei que promove aborto no Brasil, 4 dias depois da visita do Papa



Em 1º de agosto, quatro dias depois do final da visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro (Brasil) por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, a presidente deste país, Dilma Rousseff, aprovou e converteu em lei o projeto PLC 3/2013, que abre as portas à distribuição de um fármaco abortivo em todo o sistema sanitário do país.
Depois de ser publicada a lei no dia 2 de agosto, no Diário Oficial da União, os centros médicos do Brasil estarão obrigados a administrar a pílula abortiva do dia seguinte às mulheres que tenham sofrido uma violência sexual, até 72 horas depois do crime sem necessidade de que se comprove o fato.
A chefa da secretaria especial de políticas para as mulheres do governo brasileiro, a promotora da legalização do aborto Eleonora Menicucci, defendeu a decisão de Dilma Rousseff, assegurando que esta assinou a lei em sinal de "respeito pelo Congresso e pelas mulheres".
Em declarações à imprensa brasileira no dia 2 de agosto, Menicucci assegurou que esta norma terá um "impacto positivo na prevenção do aborto nas mulheres vítimas de violência sexual", ao mesmo tempo que admitiu que a norma contempla a abortiva "anticoncepção de emergência".
"Este projeto ajuda a garantir o cumprimento e diminuir o dano causado às vítimas de violência sexual. Devemos ter a solidariedade, a humanidade, o respeito às mulheres e crianças que sofrem a violência sexual", disse a ativista abortista que hoje trabalha no governo do Brasil.
O ministro da secretaria da presidência, Gilberto Carvalho, indicou que com esta nova lei se está legalizando "um apoio humanitário".
No final de julho, mais de 20 organizações defensoras do direito à vida na América Latina enviaram um pronunciamento, pedindo ao povo brasileiro que "não se deixem enganar e façam todo o possível para que o PLC 03/2013 não seja aprovado".
"Estudamos o projeto de lei e reconhecemos a mesma estratégia que se quer aplicar em todos nossos países para o uso maciço e sem prescrição de uma droga abortiva" advertiram as associações defensoras da vida, assegurando que o primeiro passo para que esta estratégia abortista funcione "é que as mulheres possam declarar que sofreram violência sexual e só com sua palavra estejam autorizadas a solicitar um aborto".
Entre os assinantes deste manifesto se encontram HazteOír, com mais de 400 mil sócios na américa de língua espanhola, e a Rede Família do México.
Em declarações, o porta-voz deste coletivo e diretor do escritório para a América Latina do Population Research Institute, Carlos Polo, assinalou que a lei que aprovou ontem a presidente do Brasil é "é a norma com a que sonha todo abortista latino-americano porque permitiria a qualquer mulher obter um aborto com pílulas dizendo somente que a sua gravidez é produto de um estupro".
"As organizações abortistas trabalharam isto durante anos e atualmente promovem abortos com esta droga de maneira clandestina via conselhos pela internet ou telefones celulares", denunciou.
Nessa ocasião, Polo assinalou que "a mesma mão que apertou a do Papa Francisco não deve assinar uma lei que terminaria com a vida de muitos nascituros".
Já em 26 de julho, em uma das catequeses realizadas no marco da JMJ, o bispo brasileiro de Apucarana, dom Celso Antônio Marchiori, advertiu aos peregrinos reunidos perto de Copacabana que deviam estar alertas ante a iminente legalização do aborto no país.
O bispo de Alcalá do Henares (Espanha), dom Juan Antonio Reig Pla, presente na mesma paróquia, disse que "devemos estar alertas ante esta ameaça que faz parte da cultura de morte que está estudada cientificamente com a mentira da superpopulação para que não haja mais filhos".
Fonte: Portal Eclesia
"Contribuir com o Dízimo na comunidade alegremente, é uma maneira de manifestarmos a Deus Pai nossa gratidão de filhos".

SANTO DO DIA

18 de setembro

No dia 17 de junho de 1603, nasceu no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José, cujo pai, um pobre carpinteiro, mal conseguia sustentar a família. Ele veio ao mundo num pequeno estábulo, onde permaneceu nos primeiros meses de vida, porque o pai endividado teve que vender o pouco que possuíam. 
O menino José não pode estudar por causa da pobreza familiar. Mas, apesar de iletrado, o menino foi criado no rigor dos ensinamentos de Cristo, pois sua família era muito religiosa. Quando completou dezessete anos, estava determinado a se tornar frade. Foi aceito no convento de pelos Frades Menores, que o acolheram e lhe deram uma tarefa simples: cuidar de uma mula. 
Apesar da dificuldade que tinha em estudar, milagrosamente se saía muito bem nas provas para se tornar sacerdote. Também na sua vida começaram a se manifestar carismas, entre eles o dom da cura e o dom das ciências. Diz a tradição que frei José tinha o dom da levitação. Por tudo isto, já era venerado em vida como santo. 
Em 1628 foi ordenado sacerdote. José de Copertino mergulhou tão profundamente nas coisas de Deus que acabou se tornando um conselheiro de padres, bispos, cardeais, chefes de estado e religiosos em geral. José de Copertino morreu aos sessenta anos de idade, no dia 18 de setembro de 1663. O local tornou-se imediatamente um Santuário à ele dedicado. 

São José Copertino, rogai por nós!