segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"Nosso Dízimo é prova de nossa fé e de nosso amor a Deus e ao próximo".

BOM DIA!

GIRO DE NOTÍCIAS

Papa consagrará o mundo ao Imaculado Coração de Maria em outubro

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização divulgou o programação oficial da Jornada Mariana a ser realizada em Roma nos dias 12 e 13 de outubro, evento em que o Papa Francisco consagrará o mundo ao Imaculado Coração de Maria diante da imagem da Virgem de Fátima que será levada desde seu santuário em Portugal.
Segue a programação:

Sábado - 12 de outubro

8h às 12h: peregrinação ao túmulo do apóstolo Pedro.
9h às 12h: adoração eucarística e celebração do sacramento da reconciliação em algumas Igrejas próximas à basílica de São Pedro.
17h: acolhida da estátua original da Virgem de Fátima pelo Papa Francisco na praça São Pedro, seguida de catequese mariana.
19h: estadia da estátua da Virgem de Fátima no santuário romano do Divino Amor e início do momento de oração "com Maria, além da noite", o qual está organizado em dois momentos especiais:

a) oração do Santo Rosário em união com alguns santuários marianos do mundo (às 19h).
b) vigília de oração (a partir das 22h).

Domingo - 13 de outubro

8h: chegada à praça São Pedro.
10h: oração do Santo Rosário.

10h30: missa presidida pelo Papa Francisco.

MÊS DA BÍBLIA: CURIOSIDADES

Confira mais uma pergunta da nossa promoção do MÊS DA BÍBLIA:

Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus ?


Mande a sua resposta com o seu nome para a nossa conta: paroquiastoantoniomv@gmail.com

GIRO DE NOTÍCIAS

Encíclica de Francisco ajudará a entender a pobreza

O Cardeal agostiniano Prosper Grech - que fez a última meditação antes de proceder às votações no Conclave que elegeu o Papa Francisco –, explicou que o Santo Padre está escrevendo uma encíclica sobre os pobres que também ajudará a entender melhor o voto de pobreza na Igreja. 
Em entrevista concedida ao Grupo ACI em Roma, o Cardeal de 87 anos disse que “não é fácil definir a pobreza porque este já não é mais um assunto de pobreza radical, mas uma encíclica sobre a pobreza ajudará as ordens religiosas a definir como vivê-la realmente nas nossas sociedades”. O Cardeal se refere à encíclica que escreve o Papa Francisco e que foi anunciada em maio por um bispo italiano. O texto teria como título “Beati pauperes”. 
A primeira Encíclica do Papa Francisco "A luz da fé" foi escrita com a contribuição de Bento XVI. Para o Cardeal, esta nova encíclica ajudará a definir “onde estamos em relação à pobreza” e precisou que o conceito varia de acordo ao lugar onde cada pessoa vive: “a pobreza na África significa uma coisa e nos Estados Unidos e Europa significa outra”. “É um assunto de proporção”, precisou.

Logo depois da eleição do Papa Francisco em 13 de março, o Santo Padre brincou com o Cardeal Grech: “bom, você nos deu uma boa meditação… mas olha o que saiu dela!”.
Fonte: Rádio Vaticano

SANTO DO DIA

16 de setembro

Cornélio nasceu em Roma. Foi eleito para o pontificado, depois de um período vago na Cátedra de São Pedro. O Papa Cornélio foi eleito quase por unanimidade, mas precisou enfrentar a ousadia de Novaciano. Sem que ninguém esperasse, Novaciano fez-se ordenar bispo e proclamou-se anti-papa. Nesta condição se criou o primeiro cisma da Igreja. 
Segundo os partidários de Novaciano, Cornélio teria adotado um discurso e postura muito indulgente, boa e compreensiva, para com os desertores da fé católica, os chamados “lapsi”. Para socorrer a postura de Cornélio, um bispo de Catargo, chamado Cipriano, entrou em cena. Este bispo ajudou Cornélio a defender a verdadeira autoridade papal. 
Assim, a Igreja viu-se dividida entre duas posturas: os seguidores de Cornélio eram favoráveis a admissão dos cristãos pecadores de volta à Igreja, enquanto os adeptos de Novaciano defendiam a exclusão total dos pecadores. 
Porém, pressionado pelo imperador Valeriano, um grande perseguidor dos cristãos, Cornélio, na sua atitude compreensiva e misericordiosa, acabou sendo exilado, onde viveu seus úlitmos dias. Seu único amigo e defensor era Cipriano, que se correspondia com ele, animando-o através de cartas. Esta amizade custou caro a Cipriano, que também foi condenado a morte. 
Cornélio morreu em junho de 253, sendo sentenciado ao martírio por daquele imperador, por não aceitar prestar o culto aos deuses pagãos. Foi sepultado no cemitério de São Calixto. 

São Cornélio, rogai por nós!