sábado, 14 de setembro de 2013

GIRO DE NOTÍCIAS

Vida de Papa Francisco será retratada no cinema


O Papa Francisco está prestes a ver sua vida retratada nas telonas do mundo inteiro. Isso porque o cinema argentino está preparando a cinebiografia do pontífice, que já foi intitulada como “História de um Cura”.
O filme ficará aos cuidados de Alejandro Agresti, também argentino, diretor de “A Casa do Lago”. O papel principal será de Rodrigo De La Serna, protagonista de “Diários de Motocicleta”, segundo a revista “Variety”.
Sem previsão de estreia, História de Uma Cura será rodado na Argentina, onde o papa nasceu, na Itália, origem de sua família, e na Alemanha, onde estudou. No papel do pontífice estará Rodrigo de la Serna, que contracenou com Gael Garcia Bernal em Diários de Motocicleta. “Mais do que uma biografia sobre momentos importantes, estou preocupado em explorar essa pessoa em particular, sua decisão em seguir a vocação e como ele aliou a fé e a razão, tendo estudado como jesuíta por 14 anos antes de ser ordenado”, disse o diretor à Variety.

A idéia do filme é contar a história de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, de sua infância até a eleição no Vaticano, em março deste ano. A produção será filmada na Argentina, Itália e Alemanha.

MENSAGEM DO DIA



A vida torna-se uma festa 
quando sabemos desfrutar
as coisas normais 
do dia-a-dia.
Guilherme Bosman

MÊS DA BÍBLIA: CURIOSIDADES

Participe da nossa promoção do mês da Bíblia e responda a mais uma pergunta:

Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus ?

Mande a sua resposta com o seu nome para a nossa conta: paroquiastoantoniomv@gmail.com

REDESCOBRIR A ORAÇÃO

ORAÇÃO: O remédio indispensável para o mundo atual.

A oração é um exercício fundamental na busca pela qualidade de vida. Nas indicações que não podem faltar, especialmente para a vida cristã, estão a prática e o cultivo disciplinado da oração. A crise existencial contemporânea, em particular na cultura ocidental, precisa redescobrir o caminho da oração para uma vida de qualidade. Equivocado é o entendimento que pensa a oração como prática exclusiva de devotos. A oração guarda uma dimensão essencial da vida cristã. Cultivar essa prática é um segredo fundamental para reconquistar a inteireza da própria vida e fecundar o sentido que a sustenta. É muito oportuno incluir entre as diversificadas opiniões, junto aos variados assuntos discutidos cotidianamente, o que significa e o que se pode alcançar pelo caminho da oração. Perdê-la como força e não adotá-la como prática diária é abrir mão de uma alavanca com força para mover mundos. A fé cristã, por meio da teologia, tem por tradição abordar a importância da oração ao analisar a sua estrutura fundamental, seus elementos constitutivos, suas formas e os modos de sua experiência. Trata-se de uma importante ciência e de uma prática rica para fecundar a fé. A oração tem propriedades para qualificar a vida pessoal, familiar, social e comunitária. Muitos podem desconhecer, mas ela [oração] pode ser um laço irrenunciável com o compromisso ético. É prática dos devotos, mas também um estímulo à cidadania. Ao contrário de ser fuga das dificuldades, é clarividência e sabedoria, tão necessários no enfrentamento dos problemas.
Na verdade, a prece faz brotar uma fonte interior de decisões, baseadas em valores com força qualitativa. A oração, como prática e como inquestionável demanda, no entanto, passa por uma crise por razões socioculturais. É longo o caminho para acertar a compreensão e fazer com que todos percebam o horizonte rico e indispensável da oração. Faz falta a clareza de que existem situações e problemas que a política, a ciência e a técnica não podem oferecer soluções, como o sentido da vida e a experiência de uma felicidade duradoura. A oração é caminho singular. É, pois, indispensável aprender a orar e cultivar a disciplina diária da oração. Trata-se de um caminhar em direção às raízes e ao essencial. Nesse caminho está um remédio indispensável para o mundo atual, que proporciona mais fraternidade e experiências de solidariedade. Orar desperta uma consciência própria de autenticidade. Impulsiona à experiência humilde do próprio limite e inspira a conversão.
A Igreja Católica tem verdadeiros tesouros, na forma de tratados, de estudos, de reflexões, e de indicações para o cultivo da oração, que remetem à origem do Cristianismo, quando os próprios discípulos pediram a Jesus: “Ensina-nos a orar”. É uma tarefa missionária essencial na fé, uma aprendizagem necessária, um cultivo para novas respostas na qualificação pessoal e do tecido cultural sustentador da vida em sociedade.

SANTO DO DIA

14 de setembro

São materno é celebrado pela tradição como o primeiro bispo da cidade de Colônia, na Alemanha. Ainda segundo a tradição, no século quarto, Materno veio da Palestina para evangelizar os germânicos. 
Materno viveu num período de crises da Igreja. Após um período de perseguições do império, o problema agora estava no próprio seio da Igreja, que estava em perigo de dividir-se por causa das heresias. 
O bispo Materno foi um grande pacificador na Igreja. Por causa da heresia donatista, ele viu-se obrigado a deslocar-se para o norte da África. A heresia donatista pregava o elitismo moral cristão, deixando de lado os infiéis e pecadores. Por causa de suas infidelidades, estes cristãos não poderiam nunca mais ser admitidos a comunhão da Igreja. 
Materno interferiu na comunidade africana, mostrando-se favorável ao reestabelecimento da paz e da comunhão dos cristãos que tinham extraviado do bom caminho. Mas, mesmo assim, o cisma donatista continuou a espalhar-se pelo norte da África. 
São Materno é venerado pelo poo germânico e suas ações estão estampadas nos vitrais da Catedral de Tréveres, que também abriga seus restos mortais. 

São Materno de Colônia, rogai por nós!