sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CELEBRANDO COM AS CRIANÇAS

A Paróquia de Santo Antônio convida todas as crianças e pais da nossa Paróquia para participarem da CELEBRAÇÃO DA PALAVRA COM AS  CRIANÇAS amanhã, dia 14 de setembro às 9:00hs da manhã na Igreja Matriz de Santo Antônio.
Sintam-se todos convidados!

GIRO DE NOTÍCIAS

Organização recolhe assinaturas para pedir que revoguem o Nobel da Paz a Obama e o dêem ao Papa Francisco

No site Change.Org se estão recolhendo assinaturas para pedir que retirem o Prêmio Nobel da Paz 2009 do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que assegurou a sua intenção de intervir militarmente na Síria.
Em uma mensagem ao povo dos Estados Unidos na noite de 10 de setembro, ao tempo que reconheceu que "esta nação esta saturada das guerras", Obama assegurou que o ataque contra a Síria "será um ataque concreto para conseguir um objetivo específico".
O presidente dos Estados Unidos indicou também que "pediu ao Congresso adiar a votação da resolução para atacar a Síria até que avance a via diplomática".
A coleta de assinaturas, que será enviada ao Comitê Nobel do Parlamento Europeu, solicita que "se revogue o Prêmio Nobel da Paz que entregou a Barack Obama em 2009 e que o receba o Papa Francisco, pois o Presidente dos Estados Unidos fomenta um conflito armado na Síria, apesar de que 6 de cada 10 norte-americanos estejam contra isso".
Pelo contrário, assinala a missiva, o Santo Padre "se manifestou contra uma guerra e solicitou ‘que se acabe o barulho das armas!’, pois ‘a guerra significa sempre o fracasso da paz, é sempre uma derrota para a humanidade’". "Recentemente (o Papa) chamou crentes e não crentes a um dia de Jejum e Oração pela paz no Oriente Médio, na Síria e em todo mundo ao que se uniram milhões de pessoas no último dia 7 de setembro", diz a mensagem.
Os assinantes da carta consideram "que o Papa Francisco deve receber o Prêmio Nobel da Paz, pois ele realiza o maior esforço por conseguir a fraternidade entre as nações, busca abolir o uso da força militar e promove cenários de paz" o qual, indicaram, para o comitê que outorga o Prêmio Nobel é" um requisito indispensável para receber esse galardão".
Conforme foi informado recentemente, o Comitê Nobel do Parlamento da Noruega já está avaliando solicitar que se retire do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Prêmio Nobel da Paz 2009 devido a sua intenção de realizar uma intervenção militar na Síria, face à oposição internacional.
Por sua parte, o Papa Francisco reiterou incessantemente o chamado à paz, tanto na Síria como no Oriente Médio e no mundo inteiro.
No marco do Dia de Jejum e Oração pela Paz que convocou a toda a Igreja e às pessoas de boa vontade, em 7 de setembro, assegurou que "a violência e a guerra nunca são caminho para a paz".
"Em toda violência e em toda guerra fazemos Caim renascer. Todos nós! E ainda hoje prolongamos esta história de confronto entre irmãos, ainda hoje levantamos a mão contra quem é nosso irmão".

"Queria que cada um de nós, desde o menor até o maior, inclusive aqueles que estão chamados a governar as nações, respondesse: Sim queremos!" caminhar pelo caminho da paz, disse o Santo Padre.

GIRO DE NOTÍCIAS


Papa Francisco: "a guerra semeia morte e destruição"

O Papa Francisco, domingo último durante o Angelus, diante de numerosos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, lançou um novo e forte apelo pela paz na Síria, onde se respira novos ventos de guerra depois das terríveis notícias que chegam daquele país.
“Com grande dor e preocupação – disse o Papa - continuo a seguir a situação na Síria”. No país, após quase dois anos e meio de guerra civil, morreram mais de 100 mil pessoas, das quais 7 mil crianças. Mais de 4 milhões de refugiados e deslocados, 1/5 da população síria.
“O aumento da violência em uma guerra entre irmãos, com a proliferação de massacres e atrocidades, que todos podemos ver, mesmo nas imagens terríveis de hoje em dia, leva-me mais uma vez para advertências para parar por causa do barulho das armas. Não é um confronto de perspectivas que oferece a esperança para resolver os problemas, mas é a capacidade de conhecer e diálogo”.
“Do fundo do meu coração - continuou o Papa -, eu gostaria de expressar a minha proximidade na oração e solidariedade com todas as vítimas deste conflito, a todos aqueles que sofrem, especialmente as crianças, e espero que para manter viva a esperança de paz”:
“Faço um apelo à comunidade internacional, porque mostra mais sensível a esta situação trágica e colocar todos os seus esforços para ajudar a amada nação Síria para encontrar uma solução para a guerra que semeia morte e destruição”.



Fonte: Canção Nova Notícias

MENSAGEM DO DIA





É preciso viver, não apenas existir.
Plutarco

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

O USO DA BÍBLIA NA CATEQUESE

Costuma-se dizer que a Bíblia é o principal livro da catequese, a mais importante fonte do processo de evangelização. E isso é fácil de entender, pois sabemos que a Bíblia é para nós Palavra de Deus. Se na catequese o que se pretende é ajudar o catequizando a realizar o seu encontro com Deus, fica clara a importância da Palavra de Deus, por meio da qual se realiza esse encontro.
A catequese deve, portanto, ser centrada na Palavra de Deus. O catequizando deve aprender a escutar a Bíblia e deve ser incentivado a vivenciá-la. Por meio da Palavra, Deus se comunica conosco e nós nos comunicamos com Ele.

No entanto, o uso da Bíblia na catequese pode trazer algumas dificuldades: quanto a linguagem bíblica, seleção de textos, proclamação dos textos, comentário dos textos e ao processo de comunicação.

MÊS DA BÍBLIA: CURIOSIDADES

Ai vai mais uma pergunta da nossa promoção do mês da Bíblia:

Qual o maior versículo da Bíblia ?

Mande a sua resposta com o seu nome para a nossa conta: paroquiastoantoniomv@gmail.com

SANTO DO DIA

13 de Setembro

João nasceu no ano 309 em Antioquia, na Ásia Menor, procedente de família muito rica. Seu pai era comandante de tropas imperiais no oriente e sua mãe, uma mulher piedosa e caridosa, providenciou que o filho fosse educado pelos maiores mestres do seu tempo. 
O menino, desde pequeno, já demonstrava a vocação religiosa, grande inteligência e dons especiais. Na juventude foi viver na companhia de um monge no deserto, durante quatro anos. Passou mais dois, retirado numa gruta sozinho, estudando as sagradas escrituras e, então, considerou-se pronto. Voltou para Antioquia e se ordenou sacerdote. 
Crisóstomo, nome que significa “boca de ouro”, era um ótimo orador. O povo reunia-se para ouvi-lo e suas palavras eram conforto para todos. Assim foi nascendo sua fama de santidade. 
Crisóstomo tornou-se então bispo de Constantinopla, centro cultural e religioso da época. O bispo encontrou um clero apegado aos bens terrenos e ao luxo, e gastou suas energias para moralizar os costumes dos líderes religiosos do povo. 
Estas atitudes trouxeram muitos inimigos. Todos, liderados pela imperatriz Eudóxia, conseguiram tirar João Crisóstomo do cargo, que foi condenado ao exílio. Mas essa expulsão da cidade provocou revolta tão intensa na população, que o Bispo foi trazido de volta para reassumir seu cargo. Entretanto, dois meses depois, foi exilado pela segunda vez. Neste, já com a saúde muito debilitada, ele não resistiu e morreu. Era 14 de setembro de 407. 

São João Crisóstomo, rogai por nós!