segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MENSAGEM DO DIA



"O amor à verdade ensinou-me a beleza do compromisso".
Mahatma Gandhi

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, cujo início era em março. Nesse mês, conhecido como o mês da primavera, o Clube da Evangelização faz aniversário e também celebra-se o mês da Sagrada Escritura.
Desde 1971, no Brasil, comemora-se o mês da Bíblia, mas foi em 1961, no Concílio Vaticano II, por uma convocação do Papa João XXIII, que o livro sagrado começou a ocupar espaço privilegiado nas famílias, nos círculos bíblicos, nos grupos de reflexão e nas comunidades eclesiais.
A celebração no Brasil dessa iniciativa [mês da Bíblia] surgiu por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e, logo em seguida, a proposta foi alcançada e aceita por toda a Igreja no Brasil. 
Todos os anos o mês da Bíblia tem um tema específico para o estudo dos fiéis; neste ano o tema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, também conhecido como o “Livro da Travessia”. 
“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Timóteo 3, 16).
As Sagradas Escrituras são um conjunto de livros sagrados para os cristãos, os quais narram a história do povo de Deus e destaca a aliança e plano de salvação de Deus para com a humanidade. 
"A Bíblia serve para que as pessoas creiam em Cristo (cf. João 20, 30 – 31), para ajudar os cristãos a caminhar (cf. Salmo 118(119), 105), para nossa instrução (cf. ICoríntios 10, 11) e para ajudar-nos a instruir, refutar, corrigir e educar na justiça (II Timóteo 3, 16)" (Fonte: Comunidade Católica Shalom).
Durante este mês dedique-se ao estudo, à vivência e ao testemunho da Palavra de Deus. 

"Desconhecer as Sagradas Escrituras é ignorar o próprio Jesus Cristo" 
(São Jerônimo).

MÊS DA BÍBLIA: CURIOSIDADES

Fiquem atentos para mais uma pergunta da nossa promoção do mês da Bíblia:

Qual o maior livro da Bíblia ?

Mande a sua resposta com o seu nome para a nossa conta: paroquiastoantoniomv@gmail.com

SANTO DO DIA

09 de setembro

Pedro Claver nasceu em Barcelona, na Espanha, em 1580. Filho de um casal de gente do campo, o jovem espanhol manifestou desde cedo sua vocação religiosa. Tornou-se jesuíta, logo viajando para uma missão em Cartagena, atual país da Colômbia. 
Começou então o apostolado que iria marcar sua vida: o trabalho como os negros que vinham escravizados da África. Apesar das dificuldades da língua, a linguagem do amor e da caridade falava ao coração dos escravos e aproximava-os de Pedro Claver. 
O missionário além de lhes dar alimento, vinho e tabaco, oferecia palavras de fé para aquecer seus corações e lhes dar esperança. Por esse motivo os escravos negros o veneravam e respeitavam como um justo e bondoso pai. 
Em sua missão, lutava ao lado dos negros e sofria com eles. O que podia fazer por eles era mitigar seus sofrimentos e oferecer-lhes a salvação eterna. Com essa proposta, Pedro de Claver batizou cerca de quatrocentos mil negros durante os quarenta anos de missão apostólica. 
Durante a peste não abandonou os escravos, mas acabou contaminado. Depois de quatro anos de sofrimento, Pedro de Claver morreu aos setenta e três anos de idade, em 08 de setembro de 1654, no dia na festa da Natividade da Virgem Maria. 

São Pedro Claver, rogai por nós!