sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MENSAGEM DO DIA


"O Evangelho será compreendido à medida que penetra em todos os valores humanos que se integram para formar o quadro cultural de cada época e de cada povo".
Pedro Arruppe

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Bíblia: Fonte da verdade e geradora da salvação.



Setembro é o mês da Bíblia. Por que especificar um mês para a Palavra de Deus se ela é de valor permanente? A Igreja quer intensificar  sua importância a fim de que, através da leitura constante das Sagradas Escrituras pelos fiéis, a Palavra da salvação esteja sempre presente aos seus olhos. Mais ainda, que a meditando, os fiéis possam chegar à contemplação do amor de Deus e, por este caminho, estabelecer uma relação pessoal com o Senhor. Tal processo conduzirá cada cristão a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Somos convidados a incluir em nosso vocabulário a expressão “Leitura Orante”. Ela é um método que nos ajudar a rezar com a Bíblia. O objetivo é escutar o que Deus tem a dizer, a fim de conhecer a sua vontade e viver segundo o evangelho de Jesus Cristo. 
Escolheu-se este mês para colocar a Bíblia em relevo porque nele se comemora o dia de São Jerônimo. No século IV, quando a Igreja deixava as catacumbas e multiplicavam-se os fiéis, a pregação do Evangelho precisava ser intensificada. São Jerônimo tomou a si a obra imensa de traduzir para a linguagem popular de então, o latim, a partir dos originais escritos nas línguas hebraica, aramaica e grega, os livros bíblicos que contam o amor e a misericórdia de Deus que se comunica com a humanidade. A Bíblia e a Tradição constituem o depósito da Palavra de Deus, confiada aos Apóstolos e aos seus sucessores pelo Senhor Jesus quando lhes ordenou que o evangelho prometido antes pelos profetas, completado e promulgado por ele, fosse por eles pregado a todos os homens, como fonte de verdade geradora de salvação
A compreensão da Bíblia, a partir de Jesus Cristo e da responsabilidade eclesial, leva-nos ao discipulado e à missionariedade. Ao Deus que se revela, deve-se a obediência da fé, nos ensina o Concílio Vaticano II na Constituição “Dei Verbum”, pela qual o homem livremente se entrega todo a Deus. Para tanto precisamos da graça de Deus, que move nossos corações à esperança e ao amor. Só é possível uma compreensão autêntica da revelação cristã compreendendo a ação do Espírito Santo. A própria Sagrada Escritura indica-nos a presença do Espírito Santo na história da salvação e especialmente na vida de Jesus Cristo. Ele é o espírito da Verdade que ensina todas as coisas e recorda tudo o que Jesus Cristo disse e fez, sustenta e inspira a Igreja no dever de anunciar a Palavra de Deus (cf. Exortação apostólica Verbum Domini, n. 15).

Oxalá o nosso amor à Palavra de Deus leve-nos a um impulso de vida espiritual que nos aproxime sempre mais do Deus que tanto nos amou que se tornou um de nós em seu Filho, Jesus Cristo.

MÊS DA BÍBLIA: CURIOSIDADES

Confira mais uma pergunta da nossa promoção do mês da Bíblia:

Qual o menor livro da Bíblia ?

Não esqueça de mandar a sua resposta com o seu nome para a nossa conta: paroquiastoantoniomv@gmail.com

SANTO DO DIA

06 de setembro

Santo Eleutério (nome de origem grega que significa “livre”), nos é conhecido pelos Diálogos de S. Gregório Magno. Eleutério viveu no Séc. VII, religioso, era abade do mosteiro de S. Marcos Evangelista junto aos muros de Espoleto, lugar onde viveu também S. Gregório Magno que, antes de tornar-se Papa, tinha a Santo Eleutério na condição de “Pai venerável”.
Viveu em Roma muito tempo. Lá morreu também. Os seus discípulos contavam que ele, com a oração, tinha ressuscitado um morto. Era homem de enorme simplicidade e compunção. S. Gregório conta-nos o episódio em que Santo Eleutério orou, juntamente com os outros irmãos do mosteiro, por uma criança que era atormentada pelo demônio. A criança foi liberta.
Também o próprio S. Gregório narra em seus escritos as graças que alcançou para si, a partir da oração de intercessão de Santo Eleutério: “Mas eu pude experimentar pessoalmente a força da oração deste homem (…) Ouvindo a sua benção, o meu estômago recebeu tal força que esqueceu totalmente a alimentação e a doença. Fiquei pasmado: como tinha estado! Como estava agora!”

Santo Eleutério, rogai por nós!