quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MENSAGEM DO DIA




"O Evangelho é um manancial 
vivo de alegria e paz".

Gilbert Keith Chesterton

MÊS DA BÍBLIA: CURIOSIDADES

Atenção para mais uma pergunta da nossa promoção:

Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação ?

Mande a sua resposta com seu nome para nossa conta e acumule pontos!
paroquiastoantoniomv@gmail.com

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Ao abrir a Bíblia, ENCONTRAMOS A VIDA.

Neste mês de setembro, a tradição católica celebra o Mês da Bíblia. A iniciativa foi inspirada em São Jerônimo, que traduziu a Bíblia do hebraico para o latim no século IV, dando origem ao que hoje conhecemos como Bíblia Vulgata.
Celebrar a Bíblia é celebrar a vida. A luta por um sentido na vida e por dignidade é o fio condutor que dinamiza o cânon bíblico. A presença sagrada, diluída em suas linhas, é o que faz da Bíblia uma fonte espiritual de perfil transformador. A Bíblia não nasce de inspirações estéreis, mas sim das raízes histórico-salvíficas que chegam até nós por meio das releituras da fé.
A vida é o espaço do encontro e da experiência, o “lugar” em que nasce e vive a fé. A fé não é um mero acessório; ela é inerente à interioridade humana. Ela dilui-se entre o humano e o transcendental e, ao mesmo tempo, forma-se no caminhar do ser humano, na convivência, na busca, no silêncio, na palavra, no grito, na espera.
A vida e seus matizes cotidianos são o cenário em que se molda a fé. Como bem disse Bento XVI em uma entrevista, a fé não é fornecida por grupos humanos, mas por Deus.

A Bíblia é um livro marcado pela vida e pela fé dos pobres e das pessoas solidárias. Em suas páginas, não encontramos a versão dos fortes e dos poderosos, mas a ótica daqueles que eram socialmente ignorados. Sem a Sagrada Escritura, poderíamos até mesmo nos convencer de que a injustiça tem a última palavra; a partir da Bíblia, tomamos como fundamento o contrário: os desamparados recriam os cenários históricos.

SANTO DO DIA

04 de setembro

       Filha de um rico senhor, Rosália nasceu no ano 1125 e vivia numa corte muito importante da época. Durante a adolescência, foi ser dama da corte da rainha Margarida, esposa do rei Guilherme I da Sicília. Porém, nada disso a atraía ou estimulava. Sabia que sua vocação era servir a Deus e ansiava pela vida monástica. 
Aos catorze anos, levando consigo apenas um crucifixo, abandonou de vez a corte e se refugiou solitária numa caverna. Ficava próximo do convento dos beneditinos, que possuía uma pequena igreja anexa. Assim mesmo vivendo isolada, podia participar das funções litúrgicas e receber orientação espiritual. 
Os beneditinos puderam acompanhar e testemunhar com seus registros a vida eremítica de Rosália, que viveu em oração, solidão e penitência. Muitos habitantes do povoado subiam o Monte, atraídos pela fama de santidade da ermitã. 
Vários milagres foram atribuídos à intercessão de Santa Rosália, como a extinção da peste que no século XII devastava a Sicília. No dia 04 de setembro de 1160, Rosália morreu na sua gruta de Monte Pellegrino em Palermo. O seu culto se difundiu enormemente entre os fiéis que a invocavam como padroeira de Palermo.

Santa Rosália Rogai por nós!