terça-feira, 3 de setembro de 2013

MENSAGEM DO DIA



"As palavras da Bíblia são poderosos 
condicionadores do pensamento: 
podem revolucionar 
personalidade 
por inteiro".

Norman Vincent Peale

MÊS DA BÍBLIA: CURIOSIDADES

Confira a segunda pergunta da nossa promoção:

Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo ?

Não esqueça de nos mandar um e-mail com a sua resposta e o seu nome para a nossa conta: paroquiastoantoniomv@gmail.com

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Setembro, mês de refontalização bíblica

Todos os anos a Igreja Católica que peregrina no Brasil, neste mês de Setembro, assume o desafio e a inspiração de estudar um livro da Bíblia, e assim incentivar a leitura das Sagradas Escrituras. Este ano visando o crescimento da fé, vamos nos adentrar na Primeira Carta de Pedro para nela encontrar “as razões da nossa esperança”. Esta prática salutar e sábia nos leva a destacar a Bíblia como fonte da espiritualidade cristã, da catequese, do ensino, e da própria missão de testemunhar a Cristo.
Um cristão que não lê a Bíblia e a põe em prática, é como aquele homem que se olha no espelho e não se reconhece, afirma o Apóstolo Tiago. É importante frisar que a Bíblia mais que uma coleção de livros é uma pessoa, que nos fala, nos interpela e nos instrui: o Senhor Jesus Cristo que é o esperado no Primeiro Testamento e revelado plenamente no Novo. Somos um povo que caminha sob a luz e a bússola da Palavra de Deus, norma não normada, a qual deve se ajustar a nossa vida e trabalho.
Bíblia que tem sua casa; a Igreja e por isso, é lida em comunidade e sempre em sintonia com o Magistério. A comunidade eclesial é constantemente reinventada e edificada pela Palavra de Deus, e a animação bíblica de toda pastoral, deve conduzir e iluminar as práticas, atividades e projetos, de todos os grupos, serviços e associações eclesiais. Nossa espiritualidade se fundamenta e se alicerça na leitura orante do Texto Sagrado, pois, a partir desta conexão profunda com a Palavra, nossa vida é transformada, nosso coração é convertido e nosso agir se configura cada vez mais com a mensagem e vida do Mestre Divino.
Para finalizar, é de suma relevância insistir que não haverá Nova Evangelização ou uma Igreja em estado permanente de missão, se não nos deixarmos guiar, alimentar e converter pela Palavra de Vida Eterna, pela Sabedoria Divina que encontramos na Bíblia Sagrada, pois, como afirma São Jerônimo, desconhecer a Bíblia é ignorar o próprio Cristo.
Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo da diocese de Campos (RJ)

SANTO DO DIA

03 de setembro

Gregório Magno, assim chamado pela sua grande sabedoria e caridade em cuidar da Igreja, nasceu em 540 na corte romana. Sua vocação surgiu na tenra infância, sendo educado num ambiente muito religioso. Quando seu pai morreu, Gregório era muito jovem, mas já ingressara na vida pública, sendo o prefeito de Roma. 
Nessa época buscava refúgio na capital um grupo de monges beneditinos. Gregório então lhes deu um palácio, onde eles fundaram um Convento. Este contato constante com eles fez explodir de vez sua vocação monástica. Assim, renunciou a tudo e foi para o convento, onde vestiu o hábito beneditino. 
Sendo um grande diplomata, foi enviado para Constantinopla como legado papal. Também nesta época escreveu muitas de suas obras. Após a morte do Papa Pelágio, ele foi eleito seu sucessor. Gregório relutou em aceitar o cargo, mas acabou assumindo o papado.
Seu pontificado destacou-se por muitas novidades: instituiu a observância do celibato, a introdução do Pai-Nosso na missa e o famoso "canto gregoriano". Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade. 
Papa Gregório levou uma vida de monge, exercendo um apostolado de muito trabalho, disciplina, moralidade e respeito às tradições da doutrina cristã. No comando da Igreja, orientou a conversão dos ingleses, protegeu os judeus da Itália contra a perseguição dos hereges e tomou todas as atitudes necessárias para que o Cristianismo fosse respeitado.
Morreu em 604, sendo sepultado na Basílica de São Pedro. 

São Gregório Magno, Rogai por nós!