sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CRISMA

As inscrições para Crisma 2013/2014 ainda estão abertas e vão até AMANHÃ, dia 31 de agosto deste ano. É pelo Sacramento do Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual, somos fortalecidos pelo Espírito Santo e nos tornamos capazes de defender a nossa Fé.
  • Condições: Ter idade mínima de 14 anos;
  • Inscrições: Estão sendo feitas na Secretaria Paroquial de segunda a sexta das 8hs às 12hs e das 14hs às 17hs ou com Diane, Juliane, Ozana e Gualberto.
  • Mais Informações: Secretaria Paroquial: (84) 3385-2233

      

Crisma, a força de Deus e do Espírito Santo agindo em nós!

PORTAL DE NOTÍCIAS

João Paulo II E João XXIII poderão ser canonizados na festa de Cristo Rei ou no domingo da Misericórdia. 

O Papa Francisco revelou aos jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio de Janeiro a Roma, que ainda não foi decidida a data em que se celebrará a cerimônia de canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII, mas adiantou que poderia ser na solenidade de Cristo Rei que se celebra em novembro, ou no dia 27 de abril de 2014, domingo da Misericórdia.
Ao ser consultado sobre o modelo de santidade que para ele representam os dois Pontífices, o Papa Francisco assegurou que João Paulo II "foi um grande visionário da Igreja. Um homem que levou o Evangelho a todos. É um São Paulo. Um grande. Fazer a cerimônia de canonização junta é uma mensagem à Igreja: estes dois são bons".
Depois de recordar que "continuam em curso as causas de Paulo VI e João Paulo I", explicou que pensava realizar a canonização em dezembro próximo "mas há um grande problema: os pobres que têm que vir da Polônia".
"Os que têm dinheiro podem vir em avião, mas para os pobres que tenham que vir em ônibus a viagem em dezembro é muito difícil. Acho que temos que repensar a data. Vimos duas possibilidades, ou Cristo Rei deste ano ou no domingo da Misericórdia do próximo ano. Acho que temos pouco tempo para Cristo Rei deste ano", sustentou.
João XXIII, um sacerdote de povo
Sobre o Papa Bom, Francisco considerou que "João XXIII é um pouco a figura do padre de povo. O padre que ama cada um de seus fiéis e sabe cuidar de seus fiéis. E isto o fez como arcebispo, como núncio... É um padre de povo bom, e com um senso de humor muito grande e uma grande santidade".
O Papa recordou que quando dom Angelo Giusseppe Roncalli - logo João XXIII - era núncio, "alguns não gostavam muito dele no Vaticano e quando chegava para levar coisas ou pedir alguma coisa nos escritórios, faziam-no esperar. Nunca se queixava. Rezava o terço, lia o breviário. Era um homem humilde. E também alguém que se preocupava com os pobres".
Além disso, relatou que "uma vez, o cardeal Casaroli voltou de uma missão, acho que na Turquia ou na antiga Checoslováquia e foi vê-lo para informar-lhe da missão, naqueles tempos da diplomacia de pequenos passos. Quando Casaroli foi embora, parou-o e lhe disse: excelência, uma pergunta: você continua indo visitar aqueles jovens presos na prisão de menores de Casal del Marmo? O cardeal lhe disse que sim e João XXIII lhe pediu: não os abandone nunca".
João XXIII "era um grande. Um homem que se deixava guiar pelo Senhor", disse Francisco.


MENSAGEM DO DIA


"Pode-se viver uma vida magnífica, trabalhando pelo que se ama e amando aquilo em que se trabalha".

Lev Nikolaievith

II - SEMINÁRIO DE VIDA

GRAÇA E PAZ!

A RCC Raios do Espírito convida você e sua família a participarem do II - Seminário de Vida no Espírito Santo que acontecerá nos dias 31 de agosto e 01 de setembro em Tenente Ananias no Ginásio Poliesportivo, iniciando às 14h00min com a celebração da Santa Missa. Tendo como tema: VINDE E ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTO! Agradecemos a todos. 
Jesus espera por você!

Realização: RCC Raios do Espírito e RCC Kairós - Marcelino Vieira

SANTO DO DIA

30 de Agosto

Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos, no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo nos narram que eles foram perseguidos, martirizados e mortos pelo imperador Diocleciano, no ano 303. 
A mais conhecida diz que, Felix era um padre e tinha sido condenado à morte por aquele imperador. Mas quando caminhava para a execução, foi interpelado por um desconhecido. Afrontando os soldados do exército imperial, o estranho se declarou espontaneamente cristão e pediu para ser sacrificado junto com ele. Os soldados não questionaram. Logo após decapitarem Felix, com a mesma espada decapitaram o homem que tinha tido a ousadia de desafiar o decreto do imperador Diocleciano.
Nenhum dos presentes sabia dizer a identidade daquele homem. Por isto, ele foi chamado somente de Adauto, que significa "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio". Ainda segundo estas narrativas eles foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, próxima da basílica de São Paulo fora dos muros. O Papa Sirício transformou o lugar onde eles foram enterrados numa basílica. 
O cemitério de Comodila e o túmulo de Felix e Adauto foram reencontrados no ano de 1720, mas vieram a ruir logo em seguida, sendo novamente esquecidos e suas ruínas abandonadas. Só em 1903 a pequena basílica foi definitivamente restaurada descobrindo-se um dos mais antigos afrescos cristãos, no qual aparece São Pedro recebendo as chaves na presença dos Santos Paulo, Estevão, Félix e Adauto.

São Félix e São Adauto, Rogai por nós!