sábado, 17 de agosto de 2013

SEMANA DA FAMÍLIA

PAIS, primeiros transmissores da FÉ
           A Igreja Católica que peregrina no Brasil está celebrando a Semana Nacional da Família 2013, que se iniciou com o dia dos pais. Ser pai é mais que gerar uma vida humana, significa acolhê-la, cuidá-la e certamente educá-la. A genealogia e crescimento da pessoa humana, precisa de tempo, amor e carinho.
      Faltaria uma dimensão essencial na educação de um filho, senão lhe transmitíssemos junto ao leite materno, a higiene e os cuidados básicos, a fé. A fé nos abre para a vida eterna e definitiva, nos ensina a tratar a Deus como Pai, e a tê-lo sempre como referência e fonte da nossa existência. Com os pais os filhos descobrem que a Bíblia é nosso verdadeiro álbum de família. Que existe o certo e o errado, como a verdade e a mentira, alicerçados nos mandamentos de Deus e na sua revelação. Por isso, os pais são os primeiros confidentes e formadores da consciência, esse santuário pessoal em que ressoa a voz de Deus.
      São também, os primeiros iniciadores e mestres do diálogo amoroso com Deus, partilhando as preces e orações recebidas das gerações anteriores. O lar cristão torna-se assim uma comunidade de fé, uma pequena Igreja onde ressoa a Palavra de Deus, onde a Bíblia é um Livro aberto e bússola viva, onde a família encontra luz e alimento.
      Se Deus não cuidar da casa, senão o deixamos entrar, se Ele não reinar em nossos corações não nos estranhemos do fato de um filho matar seus pais, ou os pais se digladiarem em conflitos e na discórdia que levam a violência doméstica cada vez mais acirrada e letal. O coração humano tem horror ao vazio, quando não semeamos Deus e a sua Sabedoria nele, virá o inimigo e semeará ódio e egoísmo. Quem não dá Deus a seus filhos, dá muito pouco e não os ama de verdade. Mais que preocupar-nos no sucesso puramente material dos filhos é importante e crucial ocupar-nos com sua alma e coração, pois sendo bons e caridosos vencerão e acertarão na vida.
      Que São José modelo de Pai amoroso fortaleça e ilumine nossos pais na sua missão de testemunhar e transmitir a fé a seus filhos, com zelo, convicção e amor. Deus seja louvado!
Dom Roberto Francisco Ferreira Paz
Bispo de Campos (RJ)

MENSAGEM DO DIA



"A neve e a tempestade matam as flores, mas nada podem contra as sementes".
Khalil Gibran

SANTO DO DIA

17 de Agosto

     Batizado com o nome de Jacó, ele nasceu em 1183, na antiga Kramien, hoje Cracóvia, na Polônia. Desde cedo aprendeu a bondade e a caridade, despertando assim sua vocação religiosa. Numa viagem para Roma conheceu Domingos de Gusmão e ingressou na Ordem dos Pregadores de São Domingos.

     Depois de um breve noviciado ele tomou o nome de frei Jacinto. Na ocasião foi o próprio São Domingos que o enviou de volta à sua pátria. Assim iniciou sua missão de grande pregador. Jacinto fundou em Cracóvia um mosteiro da Ordem de São Domingos. 

     Jacinto foi um incansável pregador da Palavra de Cristo e um dos mais pródigos colaboradores do estabelecimento da igreja nas regiões tão distantes de Roma. Foram quarenta anos de intensa vida missionária. 

     No ano dia 15 de agosto 1257, ele morreu no mosteiro de Cracóvia, aos setenta e dois anos de idade.

São Jacinto, Rogai por nós!