quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SEMANA DA FAMÍLIA

Confira a programação de hoje:

14.08.2013 – QUARTA FEIRA
·        06h00min – Programa Amanhecer na Fé Especial. Participação do Casal: Galego e Zefinha.
·        19h00min – Encontro com os jovens no Salão Paroquial.
·        Pregador: Bismarck.

·        Testemunho: Diane Lima, falando sobre a JMJ 2013 no Rio de Janeiro.

MENSAGEM DO DIA


"Acreditar na Família é construir o futuro".
Papa João Paulo II


FAMÍLIA EDUCADORA DA FÉ
          Nos dias 11 a 18 de agosto, a Igreja no Brasil celebra a Semana da Família. Ela faz isso na consciência de que, conforme dizia o Papa Francisco numa entrevista à Rádio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, “a família é importante e necessária para a sobrevivência da humanidade. Se não existe a família, a sobrevivência cultural da humanidade corre perigo. Nos apeteça ou não, a família é a base”. 
          O tema que está sendo trabalhado na Semana da Família em 2013 é “a transmissão e educação da fé cristã na família”. Na Carta Encíclica “A luz da Fé”, o Papa Francisco afirma que “em família, a fé acompanha todas as idades da vida, a começar pela infância: as crianças aprendem a confiar no amor dos pais. Por isso, é importante que os pais cultivem práticas de fé comuns na família, que acompanhem o amadurecimento da fé dos filhos. Sobretudo os jovens, que atravessam uma idade da vida tão complexa, devem sentir a proximidade e a atenção da família e da comunidade eclesial no seu caminho de crescimento da fé” (n. 53).
          Todos nós sabemos da importância que a família tem na transmissão e educação da fé. Basta, para isso, atentar para o pequeno número de pessoas das nossas comunidades que não nasceram em famílias cristãs. A grande maioria das lideranças comunitárias de hoje, inclusive de padres e religiosos, são provenientes de famílias com forte tradição religiosa.  Também o inverso é verdadeiro: a maior parte das pessoas que foram batizadas na Igreja e abandonaram a fé católica viveram em famílias com pouca prática religiosa. Isso nos comprova a afirmação de que “palavras comovem, mas o exemplo arrasta”. Pais que vivem exemplarmente a sua fé tendem a gerar filhos que também viverão a fé. 
         Convido as irmãs e os irmãos a aproveitaram a Semana Nacional da Família para aprofundarem os laços familiares. Aos pais faço um convite especial a que assumam o seu papel de transmitir a fé cristã aos seus filhos, educando-os nos princípios do Evangelho. Sobre todas as famílias, especialmente sobre os papais cujo dia comemoramos no domingo, invoco a benção e a proteção da família de Jesus, Maria e José.
Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)